quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, DO ABEL COELHO, ASSISTEM PALESTRA SOBRE CERIMONIAL E PROTOCOLO

Os alunos dos 4º anos “A” e “B”, do Ensino Médio Integrado, do Curso de Secretariado, da Escola Estadual Abel Freire Coelho, assistiram a uma Palestra sobre Cerimonial e Protocolo, proferida pela ex-professora substituta da Faculdade de Turismo da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Cinara Filgueira Maciel cinaramaciel@yahoo.com.br, mestranda em turismo que, gentilmente, através de contato mantido entre a professora de estágio do Curso de Secretariado, Goretti Silva, e o Vice-Reitor Aécio Cândido de Sousa, proferiu uma palestra e falou sobre eventos, tipos de cerimoniais e de como o protocolo é importante em solenidades oficiais, sociais e empresariais.

A palestrante Cinara Maciel...

... se apresentando para os alunos do Curso de Secretariado

A palestrante utilizou, para a sua apresentação, na sala de vídeo da instituição, de ferramentas tecnológicas – notebook e data show, caixa de som, microfone e de uma apostila para cada aluno - material este, da Fundação Universa, Ministério do Turismo e do próprio site:  http://www.capacita%c3%a7%c3%a3oemturismo.org./

Ela se utilizou de ferramentas tecnológicas...

... para repassar suas experiências dentro do assunto abordado

A participação dos alunos foi bastante positiva, com perguntas e questionamentos acerca do assunto tratado, autenticado pelas experiências vividas pela própria palestrante em sua função como Cerimonialista em vários eventos de destaque, na cidade de Mossoró e, também, em várias cidades brasileiras, dentre elas, São Paulo e Natal.

A palestra de Cinara Maciel...

... rendeu a admiração e o respeito da turma

NOTA DA 12ª DIRED:

Através das reivindicações dos alunos do Curso de Secretariado, da Escola Estadual Abel Coelho, e dos esforços empreendidos pela professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED, é que foram superadas as dificuldades com a parte profissionalizante do Curso.

Através desse conjunto de esforços, por parte do órgão gestor (12ª DIRED), é que o Ensino Médio Integrado da Escola Abel Coelho está formando mais uma turma, esta, pronta para o mercado de trabalho local.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ENSINO MÉDIO INOVADOR SE REÚNE NA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS PARA O SEU SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO

A coordenadora do Ensino Médio Inovador, pela circunscrição da 12ª DIRED, Goretti Silva, reuniu-se, hoje, dia 20/01/12, na Escola Estadual Moreira Dias, com os gestores, supervisores, coordenadores e professores das escolas participantes do programa.


Na chegada, os educadores eram recebidos por alunos do Mais Educação e Lobinhos do grupo de escoteiros da escola.

Os educadores eram recepcionados pelos alunos...

... que entregavam a pasta com o material...

... contendo pauta, apostila, folder, caneta e borracha

Na pauta, no 1º momento, o acolhimento feito pela equipe gestora da Escola Estadual Moreira Dias, tendo à frente as suas titulares – Antonia Célia e Rita Nobre.

Professoras, Antonia Célia (diretora) ...

... e Rita Nobre (ao lado da professora Goretti Silva), vice-diretora da E.E. Moreira Dias

A professora Goretti Silva colocou, em seguida, uma questão sobre quais os documentos que norteiam o EMI (Ensino Médio Inovador) e socializou, entre os presentes, todos os documentos que fazem parte do programa.


No 2º momento, a coordenadora do EMI fez um resumo das ações realizadas no ano de 2011, nas escolas da circunscrição da 12ª DIRED, contempladas com o EMI.


A coordenadora abriu, no 2º momento, um diálogo sobre o percurso metodológico do programa, enfatizando sobre:

• Planejamento;
• Projetos integradores;
• Horas suplementares e complementares;
• Parcerias.

Após um breve debate sobre as características inovadoras do programa, suas especificidades e, também, as particularidades de cada escola, a professora Goretti Silva sugeriu aos participantes que eles fossem divididos em grupos e cada grupo elaborasse uma proposta – viável – e que essa proposta fosse transformada, depois de analisada, em um documento para ser enviado para a coordenação estadual do Ensino Médio, em Natal.

A proposta foi aceita pela unanimidade...

... dos educadores presentes...

... depois de uma breve discussão...

... para a divisão dos grupos

Os integrantes de cada grupo se dirigiram para uma sala e lá passaram a dialogar sobre os seguintes pontos:

• Planejamento;
• Projetos integradores;
• Parcerias;
• Horas suplementares e complementares;
• Dificuldades;
• Potencialidades;
• Sugestões.

Os pontos que foram debatidos...

... pelos educadores...

... divididos em seus grupos...

... fomentaram propostas para serem encaminhadas...

... à coordenação estadual do Ensino Médio Inovador...

... em um documento...

... com os itens elencados...

... pelos participantes do programa

As técnicas da 12ª DIRED, Alvanete e Elizete, com a vice-diretora Sueleide Ferreira...

... que representou a professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED

A Faculdade de Educação – FE – da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) enviou duas de suas alunas, do curso de Pedagogia, para participar da avaliação do Ensino Médio Inovador:

Yasmin, do 2º período do curso de Pedagogia,...

... aproveitou para fazer a sua pesquisa de campo...

... assim como, a sua colega do 5º período, Williane,...

... que também aproveitou para ajudar na elaboração do documento

Depois de esgotado o prazo dado para a elaboração das propostas, foi feito um intervalo de 30 minutos, período em que foi servido um lanche aos participantes.

Na hora do lanche,...

... a mesa estava farta

Enquanto era servido o lanche, o professor, sociólogo, músico e compositor, José Walter da Silva, dava uma “palhinha”, com voz e violão, para os colegas professores, cantando músicas de Renato Teixeira, Alceu Valença, Roberto Carlos, entre outras.

Com um violão afinado e uma voz...

... suave, José Walter cantou para os seus colegas de profissão

No final, o professor divulgou o seu projeto denominado de “Projeto Artes vs Lixo Cultural”, cujo objetivo geral é desenvolver ações através de uma contextualização entre Música, Literatura, Ciências Humanas e os temas transversais para a conscientização dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, EJA e Ensino Superior, acerca dos efeitos negativos da cultura de massa.

José Walter leu, de sua autoria,...

... o artigo "O Que Me Revolta"

No retorno, a professora Goretti passou para o 3º momento da pauta, dialogando sobre o Projeto de Reestruturação Curricular, cuja finalidade é atender às reais necessidades das unidades escolares, com foco na promoção de melhorias significativas para a aprendizagem do estudante, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.


A coordenadora da 12ª DIRED chamou a atenção dos gestores, supervisores, coordenadores e professores para a mensagem embutida no Projeto de Reestruturação, falando sobre o grande desafio para o ano de 2012:

“Precisamos, neste ano de 2012, voltar o nosso foco para o ensino e a aprendizagem nas ações que serão desenvolvidas dentro do programa do Ensino Médio Inovador. Isto não significa dizer que não premiaremos todas as ações pedagógicas voltadas para as aulas-passeio, mas precisamos priorizar aquelas que se voltem, especialmente, para a aprendizagem curricular do aluno”.

Em seguida, a professora Goretti Silva enumerou os itens a serem esclarecidos – e discutidos – na avaliação:

• Indicativos para a reestruturação curricular;
• Equipe pedagógica e professor (a) articulador (a) da escola;
• Atribuições do (a) professor (a) articulador (a);
• Ações nos PRC das escolas;
• Macrocampos;
• Etapas estratégicas – orientações PRC;
• Itens financiáveis.

NOTA DA 12ª DIRED:

No Rio Grande do Norte, até o ano de 2011, eram 11 escolas participantes do Programa do Ensino Médio Inovador. Este ano, o Estado contempla mais 18 escolas que aderiram ao programa, totalizando 29 escolas do Ensino Médio Inovador. No Brasil, são 18 Estados que aderiram ao programa com 354 escolas participantes até o ano de 2011.

O objetivo do programa é garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, disponibilizou toda uma equipe – técnica e pedagógica – para atender às escolas participantes, não deixando faltar nenhum apoio e esclarecimento acerca do programa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

AULA-PASSEIO DO CAIC CARNAUBAL: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Com um sugestivo e, também, atrativo tema, a Escola Estadual Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti - CAIC Carnaubal, proporcionou momentos de aprendizagem significativa a seus alunos, através do contato sensorial com um ambiente protegido pela consciência ambiental, pautada na sustentabilidade.

Caminhada ecológica para conhecer a Ponta do Tubarão

A aula de campo, realizada em 14/01/2012, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, localizada na comunidade Diogo Lopes em Macau/RN, é um exemplo da intenção da escola em desenvolver um currículo que cuide, eduque, incentive a cidadania ambiental, estimulando a responsabilidade e o engajamento individual e coletivo na transformação local e global.

Aprendendo a conviver, harmonicamente, com o meio ambiente

Ouvindo as explicações dos monitores sobre como se portarem na Reserva...

... Eles também  mostraram como é fácil (e errado) poluir o meio ambiente

Para a coordenadora pedagógica, Maria Marleide da Cunha Matias, esta aula de campo foi uma experiência muito positiva para os alunos, pois todos voltaram com um outro olhar; este, de conscientização ambiental.

"É o sentir, cheirar, ouvir, ver, refletir, produzindo sensações e emoções, ressignificando nosso olhar sobre nossos espaços de convivência, nossas atitudes e responsabilidades em relação ao ambiente e ao outro", disse a coordenadora pedagógica.

OUTRAS FOTOS DA AULA-PASSEIO "DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL"

Travessia da Reserva para o Mangue

Vice-Diretora Emannuelle Morais

Monitor explicando as regras do Mangue (ao fundo)

Da esquerda para a direita: professora Alzenete Leal, coordenadora pedagógica Marleide Matias, supervisora Graça Santos e a professora Vera Lúcia na Vila de pescadores de Ponta do Tubarão...

... juntamente com os alunos e monitores

A turma do Caic Carnaubal

Antes da volta, um banho de mar

A volta: pelos olhares e sorrisos das professoras, o dever cumprido

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, apoia e incentiva práticas pedagógicas que valorizem a preservação do meio ambiente e que somem, positivamente, para a interdisciplinaridade dentro das disciplinas curriculares.