sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SABERES DA TERRA: AULAS E PROJETOS NA RETA FINAL





Tudo que é bom acaba cedo! Este ditado se encaixa, como uma luva, quando o assunto é Saberes da Terra. Em apenas dois anos de programa, professores e alunos da Serra do Mel/RN, criaram um vínculo difícil de ser quebrado, possibilitando o alicerce para a troca de experiências e repasses de conhecimentos.

Assim, desde duas semanas atrás, a direção da 12ª DIRED, os alunos e professores estão imbuídos na tarefa de, mesmo tardiamente, implementar os dois projetos previstos e que são, dentro do programa, uma das duas colunas que sustentam todo o andamento das atividades, comumente chamada de Tempo Comunidade.  

O que foi pedido nos projetos foi adquirido. Da mesma forma, o que foi adquirido foi utilizado. Alunos das duas vilas contempladas com os projetos (vilas Ceará e Paraíba) se esqueceram do sol forte, do cansaço que este proporciona aos que tentam enfrentá-lo ao pingo do meio-dia e passaram a capinar o mato, limpar o espaço e a montar canteiros e aviários para receberem sementes, mudas e aves.

Estão quase prontos. Restam apenas os pequenos detalhes, os ajustes finais para as suas inaugurações. Em cada rosto suado, em cada mão calejada pelo cabo do machado e/ou da enxada dos homens; das mãos nuas das moças e mulheres que enchem as garrafas peti para adornar os canteiros, em todos eles, na esperança de que, a partir dali, eles sabendo fazer, um pequeno sonho passe a ser realidade. E este sonho, na forma de uma agricultura familiar, cooperativada entre eles, torne-os menos vulneráveis e mais independentes daqueles que exploram e subjugam o homem pelo homem.

Saberes da Terra da Serra do Mel, parabéns!

OS PROJETOS

Vila Ceará
Limpeza da área









Construção da horta










Construção do Aviário














Vila Paraíba

Devido a um problema nas fotos (saíram pequenas demais), na vila Paraíba os registros de limpeza, construções de canteiros e aviários, foram feitas em uma espécie de mosaico. Clicando na imagem a visualização de cada espaço fica mais nítida.
Independente do cansaço gerado na construção dos projetos, à noite, cada aluno esperava o ônibus que passava em suas vilas para levá-los à vila Rio Grande do Norte e, lá, em meio ao espaço físico da escola – entre blocos e salas de aulas –, embora deixasse transparecer o esforço, assistia satisfeito  ao outro alicerce da coluna que dá sustentação ao programa: Tempo Escola.

Aula do dia 30/10/14




NOTA DA 12ª DIRED:

Apesar dos esforços da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, do diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, professores e alunos, o problema da falta de ônibus está sendo uma constante, principalmente, com relação aos alunos da vila Paraíba. Infelizmente, os alunos e professores estão sendo prejudicados pela não cooperação dos motoristas que “se esquecem” de passar pelas vilas onde existem alunos dos Saberes da Terra. Isso tem levado os alunos a terem uma perda em seus conteúdos de Tempo Escola, pois quando numa semana é uma vila que o ônibus deixa de trazer, na semana seguinte é uma outra ou, pior, duas delas (os Saberes da Terra têm alunos nas vilas Ceará e Paraíba e no assentamento Caravelas).


ESTUDANTES GANHAM PLATAFORMA DE ESTUDO VIRTUAL COM FOCO PARA O ENEM




































No mês de novembro, milhões de estudantes realizam uma das avaliações mais importantes para o ingresso no ensino superior: trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atenta as novas técnicas de aprendizagem e proporcionando mais uma ferramenta para que os estudantes possam se preparar para o Enem, a Secretaria de Educação, em parceria com o portal CLICKIDEIA, oferece acesso gratuito a plataforma multimídia gratuita de estudo complementar para estudantes do Ensino Médio. Todo material ofertado está de acordo com as especificações exigidas pelo MEC.

Os alunos matriculados em escolas estaduais de ensino médio poderão acessar o site www.clickideia.com.br/seecrn, preencher um formulário e já estarão habilitados a acessar as mais de 15 mil páginas de conteúdo didático. Pensado de acordo com os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio e as avaliações do SAEB, o portal oferta questões de edições passadas de vestibulares de todo o país, áreas de produção textual com dicas de argumentação, normas gramaticais e estilos literários, jogos didáticos com temas ligados a atualidade e um vasto banco de dados onde cada estudante poderá tirar dúvidas sobre todas as disciplinas.

O portal existe desde 2000, como uma plataforma virtual para atividades pedagógicas. O Click ENEM, um dos diversos recursos inseridos no Portal, foi disponibilizado em 2012. O diretor geral do portal, Manoel Dantas, explica como a ferramenta pode ser útil nos estudos: “É possível filtrar, por exemplo, de quais anos as questões serão replicadas e quais áreas de conhecimento estão inseridas na prova simulada, dando ao aluno um maior leque de opções para seu estudo”.



Fonte: http://www.rneducacao.com/2014/10/estudantes-ganham-plataforma-de-estudo.html


PROGRAMAÇÃO TV ESCOLA – GABARITO ENEM
 

 Prezados Professores,

Não percam o interprograma Gabarito Enem que apresenta questões mostradas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, passando pelo escrutínio de professores das disciplinas. Além das disciplinas de respostas diretas, como Matemática, Química e Física, os vídeos trazem discussões sobre a importância dos assuntos abordados em cada questão e também buscam analisar os temas das redações, avaliando como o estudante deve tratar os questionamentos expostos.




UERN LANÇA CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM LETRAS


CONFIRA O EDITAL DO PSV-EAD 2015 NO SITE:












quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DIRETORA DA 12ª DIRED CONVOCA GESTORES PARA REUNIÃO: 30/10


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – está convocando, para o dia 30/10 (amanhã), às 09h00min, os gestores das escolas de Mossoró e da Circunscrição, sem exceções, para uma reunião no auditório da Entidade.


29 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO LIVRO



sábado, 25 de outubro de 2014

RN ALFABETIZADO: 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA


Dando prosseguimento às formações, aconteceu dia 24/10, nos turnos matutino e vespertino, no auditório da 12ª DIRED, o 2º Encontro da Formação Continuada, do RN Alfabetizado, para Coordenadores e Alfabetizadores.

Palestrante - professora Regina Cruz - IFESP
No 1º momento, a palestrante Regina Cruz, do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, falou sobre a socialização dos registros realizados pelos Coordenadores/Alfabetizadores do programa.


No 2º momento, a palestrante, professora Regina Cruz, elencou os seguintes assuntos da pauta:

·         Leitura Reflexiva
·         Registro da Prática Pedagógica



Na Oficina Formativa, a professora separou coordenadores e alfabetizadores em grupos e, cada grupo, trabalhou:

·         Trabalhar Nomes
·         Origem do Nome
·         Alfabetização e Letramento
·         Aprendendo Juntos
·         Atividades Práticas



No 3º momento, a coordenadora setorial, a técnica da 12ª DIRED Lindalva Batista, assumiu os trabalhos com:

·         Trabalho dos Instrumentos
·         Folha de Frequência
·         Relatório de Visitas
·         Substituição de Alunos



VISITA DA GOVERNADORA

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, doutora Rosalba Ciarlini, a convite da diretora da 12ª DIRED – professora Magali Delfino –, esteve na instituição para prestigiar o Encontro do RN Alfabetizado e parabenizar coordenadores e alfabetizadores pelo empenho em procurar ampliar metodologias que possam agregar valores de excelência à Educação do Estado.

NO AUDITÓRIO...

Governadora Rosalba Ciarlini
No auditório da 12ª DIRED
Ao lado do Deputado Federal (eleito no último pleito) Betinho Rosado
NA SALA DO MAIS EDUCAÇÃO...

A Governadora esteve na Sala do Mais Educação e parabenizou o gestor da
E. E. Rui Barbosa (Tibau) pela participação dos alunos na Feira de Ciências de Londres/Inglaterra
No 4º momento, as coordenadoras do encontro entregaram os kits com o material escolar do programa.

NOTA DA 12ª DIRED:
                         
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. 

Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.