Hoje, dia 03/06/2016, no período vespertino, no Centro Educacional
Professor Eliseu Viana, a coordenadora dos transportes escolares da 12ª Direc,
técnica Francione Vieira, juntamente com os professores Raimundo Antonio e
Fátima Azevedo, reuniu os alunos da comunidade do Jucuri, para um diálogo de
conscientização.
Estes alunos são matriculados no Ensino Médio da escola e vêm de sua
comunidade no ônibus escolar do estado, disponibilizado pela 12ª Direc.
O encontro foi aberto por Evânia Gurgel, diretora do CEIPEV, que falou
para os alunos sobre as denúncias de que eles estavam depredando o interior do
referido transporte, confirmadas pelo próprio profissional do volante, e que,
com isso, estavam causando prejuízos para o erário público.
Em seguida, Francione Vieira, a coordenadora dos transportes, usou da
palavra e conscientizou a todos sobre os deveres e direitos de cada um deles, da
necessidade de se preservar o patrimônio público e sobre o empenho da 12ª Direc
de lhes proporcionar um transporte de qualidade e, sobretudo, de manter o
conforto, a qualidade e a segurança no dia a dia de traslado entre a comunidade
e a escola, a escola e a comunidade.
O professor Raimundo Antonio relembrou-lhes o período em que os alunos
reivindicavam o transporte, a luta na BR de acesso às cidades de Mossoró e
Apodi, quando eles fizeram piquetes e colocaram pneus em chamas no meio do
asfalto, impossibilitando, com isso, a passagem do tráfego, registrados, esses
eventos, pelos principais órgãos de imprensa do estado, para conseguirem,
justamente, o transporte para eles assistirem às aulas. Falou ainda da
preocupação com a segurança deles todos, pois o motorista não poderia prestar
atenção, ao mesmo tempo, no que estava acontecendo no interior, pois a sua
atenção deve estar voltada para o movimento da estrada. E finalizou pedindo
para cada um fazer uma reflexão sobre a sua conduta dentro do ônibus.
Por fim, falou a professora Fátima Azevedo. Ela se dirigiu aos alunos frisando
que eles têm direitos, mas também deveres, e que a preservação do patrimônio público
a que eles têm direito era realizada com parte dos impostos pagos por cada um
dos seus pais. Portanto, um dever de cada um de preservar aquilo que é fruto do
suor e trabalho de todos os cidadãos.
No término, cada aluno assinou a ata de participação e se comprometeram
a cuidar melhor do patrimônio público a que cada um deles tem direito em seu
cotidiano.
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