terça-feira, 27 de junho de 2017

Parceria entre SEEC e Fundação Telefônica Vivo leva formação a educadores do RN

O projeto Inova Escola, feito pela parceria da Secretaria da Educação do RN com a Fundação Telefônica Vivo, está realizando formação continuada para educadores e gestores em todas as regiões do Estado. Nesta segunda-feira (26) e na terça (27) acontece a Formação Continuada no módulo introdutório para gestores e educadores de escolas jurisdicionadas a 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (2ª Direc), compreendendo municípios da Região Metropolitana e do Agreste. A Formação ocorre no auditório da Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Parnamirim. Os participantes do evento estão sendo capacitados para atuarem como multiplicadores em suas escolas.

O projeto Inova Escola é uma iniciativa que visa promover formação de educadores, de forma on-line e presencial, e plataformas de melhorias na gestão escolar. O projeto leva aos municípios conteúdos sobre novas formas de aprendizagem e uso de recursos tecnológicos como aliados nesse processo.

O Inova Escola trabalha seis eixos dentro da perspectiva de estimular o desenvolvimento de projetos e práticas de inovação educativa no ambiente escolar com reflexos na sociedade: personalização; projeto de vida; papel do professor; recursos tecnológicos; espaços diferenciados; e gestão inovadora. “A receptividade está sendo muito boa e temos observado a grande participação de educadores de todas as regiões. Os professores são ávidos para aprender e mesmo estando em período de recesso, participam da formação mostrando comprometimento com a Educação”, afirma o professor João Maria de Lima, coordenador da formação.

“O projeto está utilizando uma metodologia interessante que motiva o pessoal a interagir. As escolas estão precisando muito de motivação. Esses momentos de formação são ricos e contribuem também para animar os educadores”, afirma a pedagoga Edjane Pinheiro, participante da formação na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

No total, 199 escolas do Estado serão contempladas pelo Inova Escola. Entre elas, escolas de ensino fundamental – incluindo as que têm ensino em tempo integral -, ensino médio e algumas com Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, Rosângela de Oliveira, o Inova Escola está formando 920 pessoas, entre gestores, coordenadores pedagógicos, professores e funcionários do Conselho Escolar.

DIRECS

A formação promovida pela SEEC em parceria com a Telefônica Vivo já chegou a escolas de 11 Direcs reunindo educadores de várias regiões do Estado nos municípios de Umarizal, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró, Assu, Caicó, Currais Novos, Natal e Parnamirim. As atividades nas demais Direcs acontecerão a partir do dia 11 de julho, ao término do recesso escolar. A parceria também é destinada às escolas da rede municipal de ensino. O processo nos municípios está em fase de inscrições e deve ser iniciada no próximo semestre.

METODOLOGIA

Os conteúdos são desenvolvidos a partir de uma estrutura de oficinas presenciais que permitem aos participantes a compreensão dos temas como repensar o papel do professor; gestão inovadora, tendo em vista que os profissionais da escola não são os únicos responsáveis pela aprendizagem dos jovens.

Outro tema abordado pelo Inova Escola é a personalização, levando em consideração que cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Os espaços diferenciados também são abordados nessas oficinas, tendo em vista que sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem.

O projeto de vida de cada aluno também é tema fundamental na formação dos educadores. De acordo com os organizadores do projeto, o estudante deve ter espaço e apoio para dedicar-se aos seus interesses e objetivos de vida. A tecnologia já é parte da realidade dos alunos. Dessa forma, o Inova Escola tem o papel de trazê-la como aliada e ferramenta para a aprendizagem.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

12ª DIREC BUSCA SOLUÇÃO PARA GARANTIR ACESSO À EDUCAÇÃO AOS ALUNOS DA ESCOLA ALPHAVILLE, EM MOSSORÓ.


A 12ª Direc está empenhada em resolver o mais rápido possível a situação dos alunos da rede estadual matriculados na Escola Estadual Alphaville, em Mossoró.

A escola funciona num prédio de propriedade de uma pessoa física alugado pelo Governo do Estado e recentemente o Ministério Público da Educação identificou a inexistência da acessibilidade no local, determinando a imediata construção dos acessos em conformidade com a legislação.

Em reunião recente com a presença do Ministério Público, o Governo do Estado informou que não tem como custear a obra em razão de ser propriedade privada e a dona do imóvel justificou que não tem condições financeiras de bancar a reforma.

Diante do impasse, a 12º DIREC propôs transferir alunos, funcionários e professores da referida escola para outros dois estabelecimentos de ensino (E.E. Antônio Gomes e E.E. Cunha da Mota) que ficam próximos a Escola Alphaville, ambas com disponibilidade em receber toda essa demanda.

Indagado sobre o posicionamento do Ministério Público, o promotor Guglielmo Marconi Soares de Castro  informou que “o MP não tem nada a opor em relação à proposta de mudança da referida escola para outro prédio, dotado de acessibilidade, ou no qual sejam realizadas as adequações necessárias em prazo razoável, ressalvada a necessidade de acompanhamento do assunto pela Promotoria da Educação, a fim de assegurar que eventuais transferências sejam realizadas de maneira a viabilizar o exercício do direito fundamental de acesso à educação”.


A Direção da DIREC explica que adotou a solução da transferência em consonância com o Ministério Público e que seu objetivo é dar solução ao problema uma vez que o impasse geraria uma indefinição de longo prazo,  considerando que a proprietária do imóvel revela que não tem condições de realizar as adequações solicitadas pelo Ministério Público e nem o Estado tem aval da legislação para efetuar a obra em prédio particular.




segunda-feira, 5 de junho de 2017

Crianças potiguares terão reforço em seu processo de alfabetização

A alfabetização das crianças potiguares acaba de receber um importante reforço. Na tarde desta sexta-feira (2), os secretários de Educação dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, Cláudia Santa Rosa e Antônio Idilvan de Lima Alencar, respectivamente, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que resultará na elaboração e implementação de estratégias para melhorar a alfabetização das crianças do RN. 

Na ocasião, foi lançado o Projeto de Alfabetização e Letramento (PROALE), que integra o Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa), iniciativa que tem por objetivo contribuir para o combate ao analfabetismo que ainda atinge mais de 400 mil norte-rio-grandenses.   A parceria entre os dois estados gira em torno de uma política pública bem sucedida, executada pelo Governo do Ceará desde 2007 e que mudou os índices de analfabetismo daquele estado. 

Trata-se do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que tem a finalidade de apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o segundo ano do ensino fundamental. Para isso, oferece aos municípios formação continuada de professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos.  A partir da assinatura desse convênio, o estado do Ceará irá disponibilizar todos os direitos autorais para utilização do material do PAIC. 

Dessa forma, a Secretaria de Educação do RN está apta a reproduzir e distribuir o material estruturado. Além disso, receberá consultoria e formação para professores. Para o secretário de Educação do Ceará, Antônio Idilvan, essa parceria é muito importante e deve contar com a colaboração dos gestores municipais. “No Ceará, os 184 municípios, independente de cor partidária, assinam o pacto de cooperação todos os anos, durante esses dez anos do PAIC. Isso é fundamental para os resultados finais”, declarou. 

O secretário informou que o estado do Ceará possui 450 mil alunos na rede pública, distribuídos em 716 escolas. No entanto, 96% da rede é composta por alunos de ensino médio. Mesmo assim, existiu uma preocupação com o ensino fundamental, quando visualizaram o cenário do analfabetismo no estado. “Fizemos um diagnóstico e identificamos e percebemos que era uma situação de calamidade pública. Isso mudou a nossa forma de pensar”, afirmou o secretário do Ceará. 

A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa declarou que está entusiasmada com a parceria e que acredita na possibilidade de mudar o cenário da alfabetização no Rio Grande do Norte. “Se foi possível no Ceará, por que não será possível aqui? Serei eternamente inconformada se a gente não atingir um patamar como esse do Ceará. Estamos inspirados com essa política e nos sentimos honrados com a parceria”, afirmou. 

PROALFA 
A titular da SEEC informou que nas próximas semanas será lançado o Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa), iniciativa que tem por objetivo contribuir para o combate ao analfabetismo que ainda atinge mais de 400 mil norte-rio-grandenses.  
Trata-se de um pacto entre prefeituras, federações, Sistema S, Poder Legislativo, igrejas, entre outras instituições. “Existe muita gente articulada pensando na alfabetização não só de crianças, mas de idosos também. Estamos num estado com mais de 400 mil analfabetos, uma chaga social que precisamos combater. 
Primeiro na infância e também com os idosos. Hoje, 40% dos analfabetos tem mais de 60 anos”, declarou. A secretária Cláudia informou que o PactoAlfa vem sendo trabalhado há um ano e possui cinco projetos, entre eles o PROALE, apresentado na tarde de hoje. 

PROALE 
Durante o evento de hoje, a subcoordenadora de Ensino Fundamental, Lúcia Soares apresentou as diretrizes do Projeto de Alfabetização e Letramento (PROALE). Trata-se de um projeto que tem como propósito garantir os direitos a alfabetização, ao letramento e a alfabetização matemática de qualidade para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 
O PROALE será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual e das escolas da rede municipal em regime de colaboração, para atender a estudantes e professores do 1º ao 5º anos, bem como os coordenadores pedagógicos.  Para isso, irá realizar a formação da Equipe de Formadores; a formação dos coordenadores e professores alfabetizadores; criar a rede de professores alfabetizadores do RN e acompanhar e monitorar o desempenho dos professores alfabetizadores à frente do Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos. 
Essa ação se dá por meio de formações presenciais e a distância, na qual a Secretaria de Educação, Direc, escolas e SME deverão estar articuladas para realização do processo formativo dos técnicos, coordenadores e professores atuantes nas escolas e salas de aulas. PAIC O evento contou ainda com a exposição sobre a estrutura didática pedagógica do material do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC. 
Na ocasião, a professora e co-autora do programa, Amália Simonetti e o professor Márcio Pereira de Brito, da Coordenadoria de Cooperação aos Municípios do Estado do Ceará, detalharam a proposta. Segundo Márcio, o PAIC possui quatro eixos, são eles o material estruturado, formação, avaliação e gestão. “Estamos entusiasmados com essa experiência e completamente dispostos a cooperar”, declarou Márcio.  

TELEFÔNICA VIVO
 Além do convênio com o estado do Ceará, outra parceria foi apresentada durante o evento. Dessa vez com a Fundação Telefônica Vivo. Na ocasião, a gerente do Projeto Frente de Articulação com Políticas Públicas realizado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, Beatriz Faia, tal apoio consiste em formação de educadores, de forma on-line e presencial e plataformas de melhorias na gestão escolar.
 “O Inova Escola é um projeto de formação em parceria com as organizações executoras que levam aos municípios conteúdos sobre novas formas de aprendizagem e uso de recursos tecnológicos como aliados no processo de aprendizagem”, afirmou. Beatriz explicou que serão oferecidas 1.680 vagas para educadores e que os conteúdos são desenvolvidos a partir de uma estrutura de oficinas presenciais que permitem aos participantes a compreensão dos temas sugeridos como o papel do professor, gestão inovadora, personalização, espaços diferenciados, projeto de vida e recursos tecnológicos.  

Resultado final do processo seletivo simplificado para professor temporário


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN torna público o resultado final do processo seletivo simplificado para cadastro reserva, referente ao Edital 001/2017, para professor temporário para o Sistema Prisional, Educação Profissional e Unidades Escolares para as 16 Diretorias Regionais de Educação – Direcs.

 Confira os resultados: 

Resultado final do eixo UNIDADES ESCOLARES, clique :
https://drive.google.com/file/d/0Bz1NBlbOs4y6R19hRHlPRWJnTkE/view


Resultado final do eixo prisional, clique abaixo:
https://drive.google.com/file/d/0Bz1NBlbOs4y6QXNTa0hYSS16Ums/view

Resultado final para O EIXO PROFISSIONAL, clique abaixo:
https://drive.google.com/file/d/0Bz1NBlbOs4y6dzlVTlMwemQ3Y3c/view