quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

AULA-PASSEIO DO CAIC CARNAUBAL: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Com um sugestivo e, também, atrativo tema, a Escola Estadual Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti - CAIC Carnaubal, proporcionou momentos de aprendizagem significativa a seus alunos, através do contato sensorial com um ambiente protegido pela consciência ambiental, pautada na sustentabilidade.

Caminhada ecológica para conhecer a Ponta do Tubarão

A aula de campo, realizada em 14/01/2012, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, localizada na comunidade Diogo Lopes em Macau/RN, é um exemplo da intenção da escola em desenvolver um currículo que cuide, eduque, incentive a cidadania ambiental, estimulando a responsabilidade e o engajamento individual e coletivo na transformação local e global.

Aprendendo a conviver, harmonicamente, com o meio ambiente

Ouvindo as explicações dos monitores sobre como se portarem na Reserva...

... Eles também  mostraram como é fácil (e errado) poluir o meio ambiente

Para a coordenadora pedagógica, Maria Marleide da Cunha Matias, esta aula de campo foi uma experiência muito positiva para os alunos, pois todos voltaram com um outro olhar; este, de conscientização ambiental.

"É o sentir, cheirar, ouvir, ver, refletir, produzindo sensações e emoções, ressignificando nosso olhar sobre nossos espaços de convivência, nossas atitudes e responsabilidades em relação ao ambiente e ao outro", disse a coordenadora pedagógica.

OUTRAS FOTOS DA AULA-PASSEIO "DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL"

Travessia da Reserva para o Mangue

Vice-Diretora Emannuelle Morais

Monitor explicando as regras do Mangue (ao fundo)

Da esquerda para a direita: professora Alzenete Leal, coordenadora pedagógica Marleide Matias, supervisora Graça Santos e a professora Vera Lúcia na Vila de pescadores de Ponta do Tubarão...

... juntamente com os alunos e monitores

A turma do Caic Carnaubal

Antes da volta, um banho de mar

A volta: pelos olhares e sorrisos das professoras, o dever cumprido

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, apoia e incentiva práticas pedagógicas que valorizem a preservação do meio ambiente e que somem, positivamente, para a interdisciplinaridade dentro das disciplinas curriculares.

Nenhum comentário: