A Educação caminha a passos largos – independente da escola que temos e da escola que queremos – para que, de fato, possamos ter melhores possibilidades de compreendermos os espaços que ela nos destina como autores de suas práticas cotidianas. Mas, para que isso aconteça com a mesma rapidez que almejamos, faz-se necessário que abramos as janelas de nossos universos e olhemos, com atenção, o que está em nosso entorno e compreendamos, na leitura holística do que vemos, o verdadeiro significado de cada ação que podemos desenvolver. Compreender, pois, o que rege as nossas atividades pedagógicas, dando-lhes sentido didático e, neste sentido, redimensioná-las para ações concretas e necessárias ao dia a dia escolar, através da sistematização e, em especial, trazendo para a coletividade a construção de uma aprendizagem calcada pela efetividade de seus atos é, no seu final, fazer-se capaz de mudar os rumos e encontrar a luz que tanto se busca no magistério (Editorial).
Pensando nisso, a equipe pedagógica da 12ª DIRED vem se reunindo – desde o início do ano de 2013 – para tratar da 1ª Semana Pedagógica de 2013, cujo tema é a “Escola: diálogos, saberes e fazeres à luz do Projeto Político Pedagógico”, e tem como objetivo o de promover a reflexão e o reposicionamento dos educadores da circunscrição acerca das dimensões do Projeto Político Pedagógico de suas escolas e tendo como meta uma aprendizagem efetiva de seus educandos.
Trabalhando com dinâmicas |
No último dia 08/02/13, depois de vários encontros e discussões acerca do programa para a Semana Pedagógica, a professora Maria Elma Cunha – coordenadora pedagógica da 12ª DIRED –, juntamente com a sua equipe, lapidou o tema e fez o experimento geral das oficinas que serão realizadas, no dia 15/02/13, a partir das 14h00min, na Escola Estadual Jerônimo Rosado.
Refletindo sobre as propostas das oficinas |
A coordenadora pedagógica da 12ª DIRED elaborou, com a sua equipe, o cronograma de atividades das oficinas, dividindo-o em três partes, as quais chamou de marco situacional, marco referencial legal e marco operacional, em que cada educador é convidado a refletir sobre o seu papel dentro do seu ambiente de trabalho e, através desta participação – onde existem limites e possibilidades –, a escola poder ampliar seus resultados e, com isso, sair de uma zona de conforto retrógrada e alcançar, em um breve espaço de tempo, a tão sonhada excelência no ensino e na aprendizagem.
Limites e Possibilidades dentro do Projeto Político Pedagógico |
A técnica Sandra Diógenes, da 12ª DIRED, participou das reuniões para a elaboração da 1ª Semana Pedagógica de 2013 e coloca, aqui, a sua opinião a respeito do evento:
“A reunião do dia 08/02 serviu para planejarmos da oficina pedagógica que irá nos orientar no encontro do dia 15/02, com os profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino. Assim, após vários comentários a respeito das sugestões, que já estavam sendo partilhadas sobre as oficinas, a nossa coordenadora pedagógica, Maria Elma Cunha, começou a apresentar, em slides, os pontos que procuraremos repassar, para os nossos educadores, dinamizando, assim, os nossos trabalhos. Para isso, usaremos técnicas com músicas carnavalescas, tendo como objetivo formar grupos para participarem das dinâmicas. E é através desses grupos, em circulo, que faremos os questionamentos sobre a técnica relacionando-a ao PPP. De modos que faremos com que os participantes das oficinas reflitam sobre o papel do profissional na educação, diante de algumas perguntas, tipo: ‘E você, o que está fazendo para mudar o mundo’? Teremos, portanto, com as respostas, subsídios para expor no mural, duas colocações: limites e possibilidades”.
Segundo a coordenadora pedagógica, Maria Elma Cunha, “São inúmeros os desafios relacionados ao tema Projeto Político Pedagógico, sobretudo quando se trata de sua aplicação na prática. Entendemos que, mesmo existindo um relativo consenso no campo conceitual, ainda é grande o desafio de torná-lo um instrumento pedagógico norteador das ações na escola. Nessa perspectiva, a equipe pedagógica da 12ª DIRED vem realizando encontros preparatórios para a Jornada Pedagógica 2013, com o intuito de buscar esse reposicionamento, a fim de realizar com êxito a oficina: Sabores à mesa: O Projeto Político Pedagógico como cardápio de aprendizagens”.
A CULTURA, ATRAVÉS DA MÚSICA, PRESENTE NA ABERTURA DA 1ª JORNADA PEDAGÓGICA DE 2013 - DA 12ª DIRED
Ensaio dos monitores do Mais Educação |
Contudo, a 12ª DIRED não ficou apenas no campo pedagógico – quando idealizou a sua jornada de 2013. Ela também se preocupou com a parte cultural, inserindo os monitores de música do programa Mais Educação – que tem como coordenadora a técnica Maria do Socorro Bezerra – para abrilhantar o evento, primeiro, recepcionando os convidados com músicas que vão de Bach a Vinicius de Morais; segundo, na execução do Hino Nacional Brasileiro. Para tanto, os ensaios se deram no auditório da 12ª DIRED, com a participação dos seguintes músicos monitores e seus respectivos instrumentos:
• Violinos (Hanna, Sandy, Crys, Lícia e Abner)
• Violão (Jhônatas Lopo)
• Bandolim (Eliseu Cruz)
• Sax (Márcio Gleyber)
O grupo vai tocar o Hino Nacional e, depois, de Bach a Vinicius de Morais |
O saxofonista e regente dos monitores, Márcio Gleyber, disse que “mesclar o clássico com o popular é uma experiência que só traz melhoras para o desempenho técnico e artístico do músico. Da mesma forma, continuou o músico, para o público é uma oportunidade que ele tem para apreciar gêneros musicais não tão divulgados pela mídia e que trazem, na sua sonoridade, instrumento musical como o violino”.
O monitor regente finalizou dizendo que “oportunizar experiências como esta, tanto para o público quanto para o músico – através da riqueza de um repertório variado, é um desafio que muitos gostariam de ter em suas profissões”.
Abaixo, vídeo feito durante os ensaios do dia 14/02/2013 no auditório da 12ª DIRED:
http://youtu.be/M7mrKlJkCYY
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