sábado, 14 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO DO PNAIC DA 12ª DIRED: UMA NOITE DE RESULTADOS, AGRADECIMENTOS, DESPEDIDAS E A CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO


Tem um ditado que diz: tudo que é bom dura pouco. No caso do PNAIC da 12ª DIRED, durou dez Encontros Formativos e dois Seminários – um de apresentação do programa e outro das ações e produções planejadas, em cada formação aos sábados, e colocadas em prática, no chão da escola, por quem, de fato, tem a preocupação e o dever de começar a formar o cidadão pleno do nosso país: o professor das séries iniciais do Fundamental Menor. 

Durante o Seminário, o que mais se ouviu foram os testemunhos de aprovação relativos ao programa. Muitos disseram que o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, sua metodologia, organização e compromisso com a qualidade do ensino devolveram-lhes a alegria e a motivação de procurarem, cada vez mais, nas estratégias que complementam as teorias apresentadas, o caminho criativo para a prática utilizada em sala de aula. 

Nos locais destinados aos painéis, estes exibiam, com orgulho, o que os seus donos haviam produzido em suas práticas pedagógicas e, com isso, deram um toque aos adornos do belo salão onde professores, gestores e coordenadores do programa assistiam aos depoimentos de cada um dos 171 professores, que durante o ano inteiro se despojaram do conforto de seus finais de semana e se propuseram a uma reciclagem e, consequentemente, a uma formação continuada, onde o prêmio para cada um deles foi, sem sombra de dúvida, a realização de seus esforços, traduzidos nos testemunhos de verem seus alunos lendo e escrevendo num espaço tão curto de tempo. 

Em cada formação, os corredores silenciavam; em cada sala de aula – e elas eram sete – as informações, as interações e a vontade de transformar realidades produziam uma multiplicidade de ideias entre seus inquilinos; em cada nova unidade, a certeza de que teoria, conhecimento e motivação estavam caminhando atrelados à prática pedagógica, todos em prol de uma educação de qualidade. 

Conscientização, organização e logística sempre fizeram parte das estratégias de trabalho das “Marias do PNAIC”. Elas receberam da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – a incumbência de coordenarem o programa, junto à circunscrição da diretoria regional, e não decepcionaram a sua comandante: executaram as tarefas com zelo profissional, desprendimento pessoal e vocação educacional, sendo consideradas pilares pelas orientadoras e cursistas. 

E, com isso, veio o equilíbrio. Este, dado por quem esteve mais junto, que mais contribuíram para que o sucesso fosse somatizado entre todas: as professoras/orientadoras. Elas se esforçaram, estudaram, planejaram, socializaram, reescreveram, multiplicaram, diversificaram e exigiram o cumprimento de cada passo, de cada detalhe, de cada tarefa, de cada ação a ser colocada em prática. E foi com a dedicação de cada uma delas – numa corrente inquebrável – que o resultado veio. Veio na melhor forma possível, em que se resgatou a autoestima, a motivação e o sonho de poder ver, num futuro próximo, uma nação inteira ser transformada pela educação pública de qualidade.


O Seminário do PNAIC teve como local o Requinte Buffet e ele aconteceu no dia 10/12/2013, a partir das 18h30min, com a abertura, feita pelos músicos do programa Mais Educação – convidados pela coordenadora do Programa Socorro Bezerra – para abrilhantar a noite de gala do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: Elizeu (guitarra), João Gavião (teclado) e Wellington Martins (vocal).

O trio de monitores do programa Mais Educação abrilhantando a noite das "pnaiquianas"
OS PAINÉIS...

PAINÉIS & VISITAS...

PAINÉIS & PNAIQUIANAS...

Sala Sandra Diógenes
Sala Zilma Marques
Sala Zilma Marques
Sala Lúcia Helena...
... crescendo...
... e crescendo
Sala Décima Maria
Sala Joana Torres com a presença da professora Magali Delfino
PAINÉIS & ESTRELAS

A "Pnaiquiana" mais fofa 
As experientes educadoras...
... ao lado de seus trabalhos
Professora/orientadora Zilma Marques
Professora/cursista Gilvânia Peixoto 
Só mais um retoque na obra dos seus alunos
As professoras/cursistas...
... aproveitaram o momento e ao lado de sua gestora...
... da professora/orientadora...
... fizeram questão de posar para a eternidade do PNAIC (aqui, ao lado da gestora da E.E. Santa Delmira)
A gestora e suas professoras
Gestora e suas professoras
Gestora e suas professoras
O SEMINÁRIO...

A cerimonialista Norma Lilia, da 12ª DIRED, dando as boas-vindas às Pnaiquianas e agradecendo a brilhante apresentação dos monitores do Mais Educação (João Gavião, Elizeu e Wellington Martins)
A cerimonialista da 12ª DIRED, Norma Lilia, deu início à solenidade de abertura do 2º Seminário sobre o PNAIC falando que “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, em parceria com a SEEC, sob a responsabilidade da UFRN, acontecendo em cada DIRED e, em Mossoró, com dois grupos de estudos específicos: um aos sábados – com 159 cursistas da 12ª DIRED e, também, com 12 cursistas da 8ª DIRED (da cidade de Angicos) e, com outro, às terças - com atendimento especial aos adventistas do Sétimo Dia (da 12ª DIRED)”.


A cerimonialista, em seguida, descreveu os objetivos, dizendo que “O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras, que se caracteriza, sobretudo: 

• Pela integração e estruturação, a partir da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, de diversas ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do MEC que contribuem para a alfabetização; 

• Pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios; 

• Pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais

Continuando, a cerimonialista Norma Lilia falou sobre: 

As ações 

As ações do Pacto são constituídas por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. 

Gerenciamento 

O PNAIC, no âmbito da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, está sob a coordenação da professora doutora Edineide Conceição Bezerra e, na circunscrição da 12ª DIRED, tem como responsável a sua diretora, professora especialista Magali Nogueira Delfino Carmo.

Professoras Magali Delfino e Edineide Bezerra
Técnicas colaboradoras da 12ª DIRED 

Maria Augusta Maia Marques, Maria Helena Maia Leite, Maria Judivânia Fernandes.

"As três Marias"
Orientadoras de Estudo 

Lúcia Helena de Jesus Souza, Maria do Socorro Bezerra, Sueleide Alves Ferreira, Antônia Zilma Marques, Décima Maria de Souza, Joana D’arc Torres, Sandra Maria Firmino Diógenes


As professoras/orientadoras - aqui ao lado da professora Magali Delfino
A professora Magali Nogueira Delfino Carmo – diretora da 12ª DIRED – foi convidada pelo cerimonial para fazer a abertura oficial do Seminário...

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
... num momento de descontração, devido ao sucesso alcançado pelo PNAIC na sua circunscrição, a professora começou a sua fala agradecendo aos gestores que confiaram na proposta do programa e, em seguida, fez um agradecimento todo especial às professoras/cursistas, que saíram do conforto de seus lares e, consequentemente, de seus familiares, para voltaram à sala de aula, em finais de semana, e procurarem, na atualização e no aprofundamento de seus conhecimentos, contribuír para a excelência na educação.


Quero parabenizar a cada uma de vocês, dar o meu abraço de estima e respeito e dizer que a realidade está mudando. Está mudando porque vocês estão mudando. E estão mudando porque acreditam nas propostas voltadas para as práticas de suas salas de aula. E o resultado está vindo, rápido e irreversível. Estamos, todos nós, escrevendo uma página positiva na nossa história de formadoras de opinião. É o legado que deixaremos, com a nossa vocação, para as futuras educadoras”, finalizou a anfitriã do Seminário. 

OS CONVIDADOS...







Após a fala da professora Magali Delfino, abrindo oficialmente o Seminário, a cerimonialista deu continuidade à programação, dando início à apresentação de Painéis e Exposição de trabalhos pelas professoras/orientadoras, professoras/alfabetizadoras e alunos das escolas estaduais de 1º ao 3º anos. 

1º Painel: 

 “Direitos de Aprendizagem” 

Lúcia Helena de Jesus Souza (orientadora) 
Professora/cursista: Ivaneide Florêncio 
Escola Estadual Antônio Bezerra de Sales – 1º ano



2º Painel: 

 “Projeto Didático” 

Maria do Socorro Bezerra-(orientadora) 
Professora/cursista: Maria Zuleide B. de Mendonça 
Professora/cursista: Luzimara Alexandre da Silva 
Escola Estadual Aleixo Rosa da Silva – 1º ano




Apresentações Culturais: 

Apresentação dos alunos representando as escolas participantes do PNAIC, sob a orientação da Professora/orientadora Maria do Socorro Bezerra 

Click no link abaixo: 


Apresentação das professoras com a música “Poderosas”, de Anita. 

Click no link abaixo: 


3º Painel: 

 “Ludicidade

 Antônia Zilma Marques (orientadora) 
 Professora/cursista: Mifra Angélica Chaves da Costa 
Escola Estadual José Nogueira – 2º ano 

Fazendo a acolhida

Click na link abaixo:




Apresentação de uma paródia

Click no link abaixo: 

http://youtu.be/LgJn9muCTro

 4º Painel: 

 “Rotina”  

Décima Maria de Souza (orientadora) 
Professora/cursista: Maria Jardilene da S. Resende 
Escola Estadual prof. Paulo Freire – 3º ano


5º Painel:

Educação Inclusiva” 

Sueleide Alves Ferreira (orientadora)
 Professora/cursista: Lúcia de Fátima Aires 
Escola Estadual Abolição IV2º ano



Apresentação de uma paródia – música “Aquarela”, de Toquinho.

A professora Gilvânia Peixoto cantou, acompanhada pelo trio do Mais Educação, a paródia
A professora Maria Judivânia Fernandes foi convidada para fazer a leitura do cordel “PNAIC ENCANTADO”, de autoria da Professora Maria Elma da Cunha (coordenadora pedagógica da 12ª DIRED)

Vice-diretora Maria Judivânia - da 12ª DIRED
PNAIC ENCANTADO” 

 Vinde a mim as criancinhas 
É o grande ensinamento 
Que nos deu o Salvador 
Que mora no firmamento 
Ensinem aos pequeninos 
Transmitam conhecimento - 

Tentando assim atender 
Ao pedido do Senhor 
O Brasil lançou um pacto 
De inegável valor 
Pois promove a leitura 
Valoriza o professor - 

O PNAIC é um projeto 
Pra quem tem a mente aberta 
Em cada sala de aula 
O educador desperta 
Para alfabetizar 
Todos na idade certa -

 E assim o desafio 
Todo país acatou 
A décima segunda DIRED 
No pacto também entrou
E logo uma bela história 
Na região começou -


Essa história meus amigos 
É cheia de encantamento 
Tem heróis e tem princesas 
Até viagem no tempo 
Aventuras e ação 
No mundo do letramento - 

Como as cores do arco-íris 
Sete fadas lá estão 
No mundo “pnaiquiano” 
Compartilhando a lição 
De encantar professoras 
Com uma mágica poção -

 Professora enfeitiçada 
Com alfabetização 
Aprende a viajar 
Sem precisar de avião 
Pega um livro em Mossoró 
E vai parar no Japão - 

O nome das sete fadas 
Quero agora relatar
Sueleide, Sandra, Zilma 
São famosas no lugar 
Lucia Helena, Décima, Joana 
Com poderes de arrasar -


Com muita sabedoria 
Elas vão se encontrar 
Com outras iluminadas 
Professoras do lugar 
Para juntas descobrirem 
Como melhor ensinar -

 Quando essas Professoras
Começam a ensinar 
As crianças da escola 
Aprendem a levitar 
E o poder do pensamento 
Todas passam a usar - 

Assim, de tempos em tempos, 
Elas vão se encontrar 
No Jerônimo Rosado 
Um palácio secular 
Compartilhando poções 
Pra se atualizar - 

Nesse palácio distante 
Tudo preparado está
 Por Helena e Augusta 
As guardiãs do lugar 
Que junto com Judivânia 
Não deixam nada faltar -


Nessas aulas encantadas 
Toda professora tem 
Que ensinar a escrever 
A ler e contar também 
Pra ver nossos resultados 
Multiplicados por cem. - 

No país de Mossoró
O Pnaic tem valor 
Pois valoriza a criança 
Fortalece o professor 
Trazendo para a escola 
Vida, saber e sabor. 

 6º Painel: 

 “Gênero Textual

Joana D’arc Torres (orientadora) 
 Professora/cursista: Simone Sarmento 
Escola Estadual Aleixo Rosa – 3º ano




7º Painel: 

 “Avaliação”  

Sandra Maria Firmino Diógenes (orientadora) 
 Professora/cursista: Maria Leni Mendes 
 Escola Estadual Gilberto Rola - Multisseriado



A aluna Jamille Luana fez a leitura “O Casamento

Click no link abaixo: 

http://youtu.be/P6vhuu3efx0

8º Painel: 

"Relato de experiência da turma especial"

Professora/cursista Sandra Regina de Azevedo 
Escola Estadual Nossa Senhora das Graças



O Seminário foi marcado pela presença maciça das professoras/cursistas, suas supervisoras e gestores, numa festa na qual as principais estrelas da noite foram:

                                          A alegria, 
                                          A descontração, 
                                          A amizade, 
                                          O compromisso, 
                                          O prazer, 
                                          A dedicação 

CARAS & BOCAS...

Socorro Bezerra/Neidinha

Socorro Bezerra com sua professora/cursista
A gestora Joana D'Arc Albuquerque  Veras (E.E. Santa Delmira)


Caras & bocas
Três Marias: Maria Judivânia, Maria do Socorro e Maria Augusta
As vice-diretoras Helena Maia, Judivânia Fernandes, Augusta Maia com a diretora da 12ª DIRED Magali Delfino
As professoras Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED e Maria Helena Maia - vice-diretora - usaram da palavra para agradecer a presença de todos e pela participação no programa, desejando a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de realizações.

Vice-diretora Helena Maia...
... e a gestora Magali Delfino...
... agradecendo a todos e a todas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Raimundo parabéns pela edição.Você é muito metódico.O encontro dispensa descrição porque a riqueza de detalhes está posta.Outra coisa,o PNAIC está contribuindo grandemente na formação de leitores competentes visto que percebemos o prazer que o referido programa instiga os professores alfabetizadores,com a prática de leitura, atividades metodológicas planejadas com uma rotina bem organizada,considerando a prática social das crianças.Enfim,neste encontro vivenciamos experiencias exitosas de todos os envolvidos e principalmente dos trabalhos realizados com os professores alfabetizadores e suas turmas do 1º ao 3º Ano.Muito gratificante!(Zilma)