quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PROJETO CULTURAL “SHOPPING EM PAUTA” DA E. E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA - SEEC
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL Pe. SATIRO CAVALCANTI DANTAS/ ENSINO DE 1º GRAU
Avenida Erondina Cavalcanti Dantas, S/N – Dom Jaime Câmara
Mossoró/RN – CEP: 59.628-800 – Fone: (84) 3315-3049


PROJETO CULTURAL:
“SHOPPING EM PAUTA”

PROBLEMA:

Qual a importância de um shopping em uma cidade? Que ferramentas e meios culturais estão inseridos nele que alavancam a qualidade de vida de uma comunidade? Quais as diversidades sócio-culturais e econômicas inseridos neste espaço comercial?

OBJETIVO GERAL:

 Conhecer o cinema e suas peculiaridades (legendado, dublado, digital, 3D) físicas, estruturais e artísticas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Conhecer o funcionamento comercial em um shopping.
  • Tirar fotos de palavras em inglês presente nos estabelecimentos (montar em um mural).
  • Educar as boas maneiras quanto a estar em um shopping e no cinema.
  • Estabelecer o primeiro contato de alguns alunos com um filme 3D.
  • Entender as diferenças entre filmes legendados, dublados, digital e 3D.

Áreas envolvidas: Português, Matemática, Ciências, Geografia, Cultura, Artes, Inglês.

Conteúdo:

  • Movimento da economia e consumo.
  • Palavras inglesas em nossas vidas.
  • Noções de velocidade e distância.
  • A arte no cinema.

Procedimento Metodológico:

  • Realização de pesquisa sobre cinema e seu significado;
  • A visita ao local (shopping) com registro de fotografias de palavras inglesas.
  • Montagem de painel fotográfico das palavras em inglês.
  • Trabalho escrito abordando: o deslocamento; o funcionamento do shopping; as pesquisas de campo; o filme; e o primeiro contato com a cultura de consumo.

Recursos:

  • Ônibus para deslocamento
  • Registro de paisagens e estabelecimento comercial do shopping através de fotografias em câmeras digitais e/ou celulares.
  • Exposição do trabalho por meio de slides.

Avaliação:


A avaliação será feita durante o processo de visitação e, em diálogo em sala de aula através da participação dos alunos, com produção textual, pesquisa midiáticas, confecção de painéis. Para registro, serão produzidas fichas adequadas, com critérios pré- estabelecidos baseados nos objetivos específicos.

FOTOS:

CHEGADA AO SHOPPING
CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DO SHOPPING
CONHECENDO ALGUNS APARELHOS ELETRÔNICOS/CULTURA DO CONSUMO
PESQUISANDO
CULTURA DO CONSUMO/APROPRIAÇÃO DAS PALAVRAS EM INGLÊS
DE VOLTA PARA A ESCOLA



Projeto e fotos: (EE Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas)



Nenhum comentário: