Aconteceu no sábado,
dia 14/11/2015, na escola estadual Jerônimo Rosado, das 08 às 17h, o IV Encontro
do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com os temas
Currículo (Base Nacional Comum Curricular)/Inclusão.
A coordenadora Helena Maia apresentando a pauta do dia |
Na parte da manhã, as
professoras cursistas foram deslocadas de suas salas para o ginásio da escola
e, lá, assistiram, primeiramente, a uma palestra com a coordenadora do CAS –
Centro de Apoio ao Surdo – professora Lucivanda, que falou sobre a história do
centro, suas lutas sociais e os avanços e conquistas de seus alunos,
especialmente, sobre a linguagem de sinais – LIBRA.
Coordenadora do CAS - professora Lucivanda |
Após a fala da
coordenadora do CAS, houve uma demonstração de como o surdo, através da linguagem de sinais, se comunica, por exemplo, através da música.
Música cantada na linguagem de sinais (Alegria de Ivete Sangalo) |
Em seguida, foi a vez
da palestrante do dia, a professora mestra Vanessa Carvalho, que falou sobre
Educação Inclusiva e sobre a sua história de vida (a professora é deficiente
auditiva).
Da esquerda para a direita: Décima Maria, Mié Nakaiama, Rita, Rita, Lucivanda, Vanessa, Rina, Judivânia e o intérprete de Libras |
Logo depois, as
professoras foram deslocadas para o pátio da escola (local mais aprazível) e
assistiram a palestra da professora mestranda Márcia Oliveira – técnica da 12ª
Dired – que falou sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Como o púbico
alvo era de professoras que trabalham com alunos até o 3º anos, a professora
intercalou brincadeiras e cantigas que compõem o dia a dia delas.
A diretora Rina Márcia falando aos professores |
A técnica pedagógica Márcia Oliveira e a sua palestra sobre BNCC |
Ao
meio dia as professoras se dirigiram para o refeitório...
Após o almoço as coordenadoras Helena Maia e Judivânia Fernandes se reuniram com as professoras orientadoras para tratar sobre os próximos encontros...
No período vespertino, as professoras foram para as suas salas de origem, para a retomada dos textos do caderno 2, começando com uma leitura deleite: As três velhas, de Câmara Cascudo.
SALA ZILMA MARQUES
SALA DÉCIMA MARIA
SALA MIÉ NAKAIAMA
SALA SOCORRO BEZERRA
SALA SUELEIDE FERREIRA
SALA JOANA TORRES
Em seguida, foram
socializadas e sistematizadas as ideias sobre o conteúdo, bem como, a apresentação
dos textos das páginas entre a 23 e 55, do caderno 2, terminando com a
apresentação, em slides, para o fechamento das discussões.
Na atividade vivencial,
algumas professoras orientadoras trabalharam, com suas alunas, jogos e
diversidade, enquanto outras trabalharam a temática educação do campo,
ampliando essas atividades quando foram colocadas em grupos (os grupos tiveram
a liberdade de pensar uma atividade a partir de uma brincadeira, desde que ela
fosse para um nível de aquisição de escrita, que poderia ser pré-silábico,
silábico e silábico-alfabético e alfabético).
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Foto: Mié |
Em seguida, houve a
socialização e as tarefas de casa/escola (comparativo/avaliação) e revisão dos
indicadores da provinha Brasil – preparação teste 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário