quinta-feira, 2 de junho de 2016

1ª ETAPA DO PLANO DE FORMAÇÃO DO SAEB/PROVA BRASIL

A 12ª DIREC realizou  no dia 1º de Junho passado, a 1ª etapa do Plano de Formação do SAEB/PROVA BRASIL. A formação foi ministrada pela equipe da Subcoordenadoria de Avaliação Educacional (SUAVE) e Subcoordenadoria de Educação de Ensino Fundamental (SUEF).

O evento foi direcionado aos professores de 4º e 5º anos de Língua Portuguesa; do ensino fundamental das escolas públicas que constituem a Rede Estadual de Ensino da 12ª DIREC.

O evento começou com exposição dialogada sobre orientações relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/PROVA BRASIL) com as técnicas pedagógicas da equipe SUAVE/SEEC Ceiça Farkatt e Verônica Costa, com discussões indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem e a evolução dos indicadores educacionais do estado.

Em seguida, a técnica pedagógica Maria do Carmo da SUEF/SEEC propiciou discussões sobre implicações pedagógicas no processo de ensino aprendizagem, com um leque de interações sobre a necessidade de se refletir sobre os eixos de Língua Portuguesa, o princípio alfabético, a consciência fonológica, enfim, o tratamento da leitura para alfabetização na perspectiva do letramento.

Na sequência  foi realizada uma oficina pedagógica com orientações sobre Matrizes Curriculares e Descritores. O encerramento  ocorreu com a avaliação do encontro e informes necessários sobre ajuda de custo para os professores das jurisdições.

A 12ª DIRED agradece a contribuição da SUAVE, SUEF/SEEC pela iniciativa de capacitar os professores do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio para o desenvolvimento de competências didáticopedagógicas do currículo escolar associadas às matrizes e referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica e está sempre comprometida em colaborar na interlocução para que os resultados esperados sejam alcançados.

Agradecemos a participação e o envolvimento dos professores nesse evento e esperamos que o pensar e o fazer pedagógico se aprimorem no chão das escolas. Esperamos ainda que os alunos se tornem leitores competentes, no processo de ensinar e aprender a pensar, de fato, com autonomia.

Nosso agradecimento também pelo apoio e acolhida da E.E.Prof. Abel Coelho; lembrando que provavelmente, após o recesso escolar, a 12ª DIREC estará acompanhando a continuação dessa formação para os professores de Língua Portuguesa dos demais segmentos ( 8º, 9º do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio).

Atuaram como interlocutoras responsáveis pela organização do evento: Antonia Zilma Marques e Maria Edcleide Alves de Sousa Freitas.

2 comentários:

Zilma disse...

Evento maravilhoso! (Zilma)

Zilma disse...

Evento maravilhoso! (Zilma)