quinta-feira, 26 de abril de 2018

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DA LOGOMARCA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA 12ª DIREC



REGULAMENTO
CONCURSO “LOGOMARCA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA 12ª DIREC”
DO CONCURSO E SEU OBJETIVO
A Comissão Organizadora da XI Feira de Ciências da 12ª DIREC institui o Concurso “Logomarca para a Feira de Ciências”, a ser realizado de 02 de maio a 15 de junho de 2018, nas escolas do Ensino Fundamental (Anos Finais – 8º e 9º) e Ensino Médio, com a participação dos alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino. O objetivo do concurso é escolher a melhor logomarca dentro da temática proposta para a feira de Ciências da 12ª DIREC, a qual será registrada como logomarca oficial do evento desta instituição educacional.
DA PUBLICIDADE DO CONCURSO
O lançamento do concurso será feito por meio do encaminhamento do presente regulamento para todas as Unidades Escolares do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, pertencentes a jurisdição da 12ª Diretoria regional de Educação (DIREC). Caberá às escolas divulgarem amplamente o concurso entre os seus alunos, explicando aos mesmos o objetivo deste, o prêmio oferecido, as comissões avaliadoras das logomarcas, os critérios analisados, as regras de produção da logomarca, bem como o período de realização do mesmo.
Termos aditivos e/ou avisos complementares poderão ser enviados, via e-mail, às Unidades Escolares e/ou publicados no blog da 12ª Diretoria regional de Educação (DIREC) a juízo da Comissão Organizadora do concurso.
DOS PARTICIPANTES E DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Poderá participar do concurso, de que trata este regulamento, qualquer aluno regularmente matriculado nas escolas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
A participação deverá ser livre às escolas, sendo terminantemente proibido o uso de qualquer estratégia de imposição à participação dos estudantes. A participação dos alunos deverá ocorrer, unicamente, na escola e cada participante poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho. A participação dos alunos e a entrega do material deverão ocorrer no período de 02 a 30 de maio de 2018.
Cada Unidade Escolar deverá entregar as logomarcas selecionadas no Setor
Pedagógico do Ensino Médio da 12ª DIREC, em envelope lacrado, contendo na parte externa o nome completo da escola e o título Concurso “Logomarca para Feira de
Ciências da 12ª DIREC” e uma justificativa sobre a criação da logomarca. O envelope deverá ser entregue aos cuidados da Comissão Organizadora do Concurso.  A entrega do envelope nos moldes acima descritos implicará a aceitação plena, por parte das escolas, das condições estabelecidas neste regulamento. Ao entregar o envelope, a Unidade Escolar receberá o comprovante de participação neste concurso.
DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Serão apreciados os trabalhos que forem originais e inéditos. Os trabalhos deverão ser executados em folha A4, na orientação retrato ou paisagem, no formato jpg e  deverão ter a assinatura artística do autor. Todos os lados da folha A4 deverão apresentar margem de 01 (um) cm e, no verso desta, deverão conter as seguintes informações: nome completo da escola, nome completo do aluno, ano/série do estudante e nome completo do professor orientador. Não serão avaliados os trabalhos que não observarem as exigências estabelecidas neste regulamento.
DA TEMÁTICA DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão obedecer à temática “O conhecimento científico e a
responsabilidade ecológica", sendo que os alunos interessados em participar do
concurso deverão limitar-se à mesma.
DAS COMISSÕES E DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS
Em nível escolar, os trabalhos deverão ser julgados por uma Comissão Avaliadora,
estruturada a critério de cada Unidade Escolar, que selecionará os 3 (três) melhores
trabalhos da escola. Em nível da DIREC, os trabalhos serão julgados pela Comissão Organizadora do Concurso, constituída por três assessores técnicos da 12ª DIREC, três representantes das escolas e a diretora da 12ª DIREC, que selecionará a logomarca vencedora, após votação no blog da 12ª DIREC, selecionando os três mais votados. A apreciação dos trabalhos pelas comissões deverá pautar-se na elegibilidade dos mesmos, ou seja, os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento deverão ser, automaticamente, desconsiderados, não cabendo qualquer reclamação por parte dos participantes.
São critérios que orientarão as comissões no julgamento dos trabalhos:
· Criatividade (visão nova de logomarca);
· Originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes);
· Comunicação (transmissão da ideia relacionada ao tema proposto);
· Aplicabilidade (seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos).

DA CLASSIFICAÇÃO
Em nível escolar, a Comissão Avaliadora classificará o melhor trabalho da escola, considerando os critérios acima definidos. Sugere-se que estes sejam publicados no blog ou em outras mídias eletrônicas da instituição, a fim de divulgar amplamente o trabalho dos alunos e da escola.
Em nível DIREC, os trabalhos serão publicados no blog da 12ª DIREC que receberão votação eletrônica e os três mais votados serão avaliados pela Comissão Organizadora, que avaliarão as três propostas com pontuação que variam de 01 (um) a 10 (dez). A classificação dar-se-á pela ordem decrescente de pontos, resultante da soma individual dos pontos dados pelos membros da Comissão Organizadora a cada trabalho. Na ocorrência de empate, a Comissão Organizadora proferirá o voto de desempate priorizando o trabalho que melhor atender aos critérios acima definidos. O resultado do concurso será anunciado, via e-mail, para todas as Unidades Escolares participantes do mesmo e será, também, divulgado no blog da 12ª DIREC. A verificação, em qualquer etapa do concurso, de irregularidade, inexatidão ou falsidade de dados implicará na eliminação dos participantes e na anulação de todos os atos dela decorrentes.
A decisão da Comissão Organizadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte dos participantes.
DA PREMIAÇÃO
Será premiado apenas o melhor trabalho classificado pela Comissão Organizadora,
sendo que o autor deste será agraciado com: camiseta temática, medalha e kit escolar. Além disso, o autor da logomarca vencedora receberá certificado.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os trabalhos produzidos para este concurso terão sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado à 12ª Diretoria Regional de Educação-DIREC, não cabendo a qualquer setor da escola ou aluno quaisquer ônus sobre seu uso, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso, inclusive sendo-lhe permitido fazer adaptações, visando a sua adequação ao conceito e à imagem institucional.
Os trabalhos entregues para o concurso não serão devolvidos e passarão a ser propriedade da 12ª DIREC. Os membros das Comissões Avaliadoras das escolas, bem como da Comissão Organizadora prestarão sua colaboração, gratuitamente, não fazendo jus a qualquer honorário. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso. Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.                                                                                    
Maria Consuelo de Almeida da Costa
Mossoró-RN, 08 de março de 2018

Nenhum comentário: