A Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho realizou, nos dias 13 e 14/10 – nos turnos matutino e vespertino, um Projeto Cultural -voltado para alunos das 1ªs e 2ªs séries - cujo tema foi "A Formação Étnica e suas Contribuições na Cultura Brasileira". (Clique aqui e veja o vídeo).
A base trabalhada constou dos seguintes componentes curriculares:
• Geografia,
• História,
• Sociologia,
• Artes e
• Espanhol.
Os professores empenhados na execução do Projeto:
• Antonio Alves/Iratelma,
• Ocivá José,
• José Bino/José Roberto,
• Francisca Célia/Aída Freitas,
• Eli Melo/Aída Freitas,
• Maria Lucivanda.
Os objetivos do Projeto foram:
• Destacar a importância do processo de miscigenação da população brasileira;
• Analisar a influência dos elementos étnicos na formação cultural do povo brasileiro;
• Caracterizar a participação dos imigrantes na economia e na cultura brasileira;
• Destacar os aspectos sócio-culturais e artísticos dos elementos formadores da população brasileira.
A metodologia usada pelos alunos para a apresentação de sua sala:
• Documentários, fotos, objetos e utensílios, comidas típicas, vestuários, cartazes, instrumentos musicais.
Cada sala escolheu um país e o representou de acordo com o que se pedia no projeto, assim distribuídas:
• 1º Ano “A”: Itália
• 1º Ano “B”: Espanha
• 1º Ano “C”: Os negros do Brasil (cantores e escritores)
• 1º Ano “D”: Japão
• 1º Ano “E”: Os indígenas
• 1º Ano “F”: França
• 1º Ano “G”: Alemanha
• 1º Ano “H”: Portugal
• 1º Ano “I”: Síria
• 1º Ano “J”: Holanda
A avaliação foi feita por uma equipe de professores, designados para percorrer as salas, e teve como critérios os seguintes itens:
• Organização das salas;
• Segurança no conteúdo exposto por cada membro da equipe;
• Criatividade;
• Participação.
Abaixo, as apresentações das salas, no turno matutino:
1º ANO "A" = ITÁLIA
1º ANO "B" = ESPANHA
1º ANO "C" = OS NEGROS DO BRASIL (CANTORES E ESCRITORES)
1º ANO "D" = JAPÃO
1º ANO "E" = OS INDÍGENAS
1º ANO "F" = FRANÇA
1º ANO "G" = ALEMANHA
1º ANO "H" = PORTUGAL
O projeto contemplou também a parte de palco, onde as equipes mostravam, para o público presente, as danças típicas dos países que eles estavam representando em suas salas.
Os critérios utilizados, pelos jurados, para avaliar o desempenho de cada sala foram:
• Desenvoltura e
• Originalidade.
Fizeram parte da mesa avaliativa os seguintes professores:
• Francisco José: diretor do Abel Coelho;
• Profª Maria José: representando a UERN;
• Prof. Edson: representando os professores;
• Sra. Andressa: representando a secretaria.
Mesa Avaliadora
Falando para sua comunidade escolar, o diretor do Abel Coelho, professor Francisco José, abriu oficialmente as apresentações das equipes, enaltecendo o empenho e o espírito coletivista, demonstrado por cada membro das equipes participantes, e terminou dizendo que: “... devemos ter consciência de que somos capazes de realizarmos nossos sonhos e o conhecimento é o caminho que nos leva a isso”.
Diretor Francisco José abrindo, oficialmente, as apresentações de palco
O Mestre de Cerimônia do evento foi o professor Antonio Alves – um dos idealizadores do projeto – e o DJ foi o professor Eriberto, da Sala de Vídeo.
Abaixo, as apresentações de palco, do turno matutino:
1º ANO "A" = TARANTELLA (ITÁLIA)
1º ANO "B" = BOLERO/FLAMENCO (ESPANHA)
1º ANO "C" = MARACATU (NEGROS)
1º ANO "D" = DANÇA DA GUEIXA (JAPÃO)
1º ANO "E" = DANÇA INDÍGENA (ÍNDIOS)
1º ANO "F" = CANCAN (FRANÇA)
1º ANO "G" = POLCA (ALEMANHA)
1º ANO "H" = FADO (PORTUGAL)
1º ANO "I" = DANÇA DO VENTRE (SÍRIA)
1º ANO "J" = REGIONAL (HOLANDA)
A plateia foi formada por alunos, professores e funcionários...
NOTA DA 12ª DIRED:
Não constam, infelizmente, no blog, as apresentações de sala e de palco, dos alunos do 2º ano, tanto do turno matutino, quanto do turno vespertino.
O resultado final será conhecido segunda-feira, dia 17/10, pela Comissão Organizadora do Projeto.
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