sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESCOLA ABEL COELHO APRESENTA PROJETO CULTURAL

A Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho realizou, nos dias 13 e 14/10 – nos turnos matutino e vespertino, um Projeto Cultural -voltado para alunos das 1ªs e 2ªs séries - cujo tema foi "A Formação Étnica e suas Contribuições na Cultura Brasileira". (Clique aqui e veja o vídeo).


A base trabalhada constou dos seguintes componentes curriculares:

• Geografia,
• História,
• Sociologia,
• Artes e
• Espanhol.

Os professores empenhados na execução do Projeto:

• Antonio Alves/Iratelma,
• Ocivá José,
• José Bino/José Roberto,
• Francisca Célia/Aída Freitas,
• Eli Melo/Aída Freitas,
• Maria Lucivanda.

Os objetivos do Projeto foram:

• Destacar a importância do processo de miscigenação da população brasileira;
• Analisar a influência dos elementos étnicos na formação cultural do povo brasileiro;
• Caracterizar a participação dos imigrantes na economia e na cultura brasileira;
• Destacar os aspectos sócio-culturais e artísticos dos elementos formadores da população brasileira.

A metodologia usada pelos alunos para a apresentação de sua sala:

• Documentários, fotos, objetos e utensílios, comidas típicas, vestuários, cartazes, instrumentos musicais.

Cada sala escolheu um país e o representou de acordo com o que se pedia no projeto, assim distribuídas:

• 1º Ano “A”: Itália
• 1º Ano “B”: Espanha
• 1º Ano “C”: Os negros do Brasil (cantores e escritores)
• 1º Ano “D”: Japão
• 1º Ano “E”: Os indígenas
• 1º Ano “F”: França
• 1º Ano “G”: Alemanha
• 1º Ano “H”: Portugal
• 1º Ano “I”: Síria
• 1º Ano “J”: Holanda

A avaliação foi feita por uma equipe de professores, designados para percorrer as salas, e teve como critérios os seguintes itens:

• Organização das salas;
• Segurança no conteúdo exposto por cada membro da equipe;
• Criatividade;
• Participação.

Abaixo, as apresentações das salas, no turno matutino:

1º ANO "A" = ITÁLIA





1º ANO "B" = ESPANHA





1º ANO "C" = OS NEGROS DO BRASIL (CANTORES E ESCRITORES)





1º ANO "D" = JAPÃO






1º ANO "E" = OS INDÍGENAS





1º ANO "F" = FRANÇA




1º ANO "G" = ALEMANHA





1º ANO "H" = PORTUGAL



O projeto contemplou também a parte de palco, onde as equipes mostravam, para o público presente, as danças típicas dos países que eles estavam representando em suas salas.

Os critérios utilizados, pelos jurados, para avaliar o desempenho de cada sala foram:

• Desenvoltura e
• Originalidade.

Fizeram parte da mesa avaliativa os seguintes professores:

• Francisco José: diretor do Abel Coelho;
• Profª Maria José: representando a UERN;
• Prof. Edson: representando os professores;
• Sra. Andressa: representando a secretaria.

                                                            Mesa Avaliadora

Falando para sua comunidade escolar, o diretor do Abel Coelho, professor Francisco José, abriu oficialmente as apresentações das equipes, enaltecendo o empenho e o espírito coletivista, demonstrado por cada membro das equipes participantes, e terminou dizendo que: “... devemos ter consciência de que somos capazes de realizarmos nossos sonhos e o conhecimento é o caminho que nos leva a isso”.

 
                               Diretor Francisco José  abrindo, oficialmente, as apresentações de palco

O Mestre de Cerimônia do evento foi o professor Antonio Alves – um dos idealizadores do projeto – e o DJ foi o professor Eriberto, da Sala de Vídeo.


Abaixo, as apresentações de palco, do turno matutino:

1º ANO "A" = TARANTELLA (ITÁLIA)



1º ANO "B" = BOLERO/FLAMENCO (ESPANHA)





1º ANO "C" = MARACATU (NEGROS)





1º ANO "D" = DANÇA DA GUEIXA (JAPÃO)





1º ANO "E" = DANÇA INDÍGENA (ÍNDIOS)



1º ANO "F" = CANCAN (FRANÇA)






1º ANO "G" = POLCA (ALEMANHA)



1º ANO "H" = FADO (PORTUGAL)



1º ANO "I" = DANÇA DO VENTRE (SÍRIA)





1º ANO "J" = REGIONAL (HOLANDA)



A plateia foi formada por alunos, professores e funcionários...





NOTA DA 12ª DIRED:

Não constam, infelizmente, no blog, as apresentações de sala e de palco, dos alunos do 2º ano, tanto do turno matutino, quanto do turno vespertino.

O resultado final será conhecido segunda-feira, dia 17/10, pela Comissão Organizadora do Projeto.


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