sábado, 9 de novembro de 2013

SEMANA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO – SABERES DA TERRA – NA SERRA DO MEL/RN


Costuma-se dizer que um ano passa rapidamente. Passa mesmo. Que o digam professores e alunos/colonos dos Saberes da Terra – Projovem Campo – do município da Serra do Mel/RN. De repente lá se foram 11 meses de aula. E nem parece que se passaram os meses, haja vista o compromisso e o vínculo criados nesse período. 

Mas, chegou ao fim o primeiro ano da turma. Irão se acabar, por enquanto, as viagens por entre estradas de terra, pedras e buracos em ônibus lotados de estudantes, felizmente ainda, em meio ao que restou da mata nativa. As vilas, interligadas por essas estradas carroçáveis, levam sempre ao mesmo destino: a vila Rio Grande do Norte. 

Lá, em meio à modernidade da vida urbana, encontra-se a Escola Estadual Padre José de Anchieta, aonde esses alunos chegam juntamente com seus sonhos de um dia serem doutores, engenheiros, médicos, advogados, etc. 

Dentre eles, claro, os alunos dos Saberes da Terra. Em sua maioria, donas de casa que, por motivos vários, deixaram cedo de estudar e só agora estão retomando os velhos sonhos guardados há tanto tempo. Apesar de serem minoria, os homens, colonos talhados na madeira da labuta árdua de cada dia, também estão vindo, noite após noite, para receberem, dentro de suas realidades, o conhecimento necessário para que eles tenham mais independência e almejem, socialmente, um melhor lugar ao sol. 

Na quinta-feira, dia 07/11, a penúltima aula do ano. Uma prova de técnicas agrícolas. Todos se saíram bem, segundo o técnico agrícola Ailton Targino. Também pudera! Depois de tantas teorias e, melhor ainda, de eles praticarem tudo aquilo nos seus cotidianos, não tinha como não se saírem bem. Porém, o clima já foi de despedidas.


Na sexta-feira, a última aula do ano começou com uma reflexão feita pela professora Antônia Farias. Lida a reflexão, trouxe um momento de meditação e absoluto silêncio, servindo para que todos procurassem, em seus íntimos, adjetivos para descrevê-la. Em seguida, foi exibida uma apresentação de eslaides contendo toda a trajetória dos Saberes da Terra, desde a sua aula inaugural até as últimas aulas ministradas nos dias 31/10 e 01/11/13. Em alguns momentos, o professor Raimundo Antonio brincava com as fotos e todos riam, recordando cada momento vivido por eles.


Depois, os professores foram homenageados pelos alunos, com uma lembrancinha (com toda certeza, ofertada com a gratidão e a sinceridade peculiares de cada um deles)...

A aluna Fagna Giliane (Branca) encarregada de entregar as lembrancinhas (aqui com o técnico Jacildo)...
... abraçou cada um dos professores (aqui com a professora Elizângela)...
... e emocionou a todos (aqui com a professora Antônia Farias)...
... que foram pegos de surpresa (aqui com a professora Luzia Isabelle)...
... e quase não contiveram as lágrimas (aqui com a professora Teresa Cristina)
... e retribuíram com depoimentos e palavras de incentivo para o ano que se aproxima e que será, com certeza, o ano de suas conquistas escolares.


Às 20h30min, alunos e professores se dirigiram ao refeitório da escola e lá foi servido um jantar para todos. Presentes ao encerramento, os diretores da instituição, Roberto (diretor) e Raimundo (vice), a secretária geral Ana Paula (futura vice-diretora) e os professores João Batista e Edson Moreno.

Até que a fila não deixava os alunos...
... muito tempo nela
Essa é a melhor hora!
Luzia, Josivânia, Adriana e Josivan
As crianças participam junto com os pais dos Saberes da Terra
A cúpula da EEPJA
Roberto de Araujo, sua filha e o professor da EJA Edson Moreno
O aluno Anchieta (de costas e de boné) não come, é?
A turma está botando pra quebrar!
Alunas Wélia e Edna Guilherme
Charme, elegância e descontração
Um trio de respeito: Josivânia, Adriana e Luzia
Toda poderosa: Luzia
Leninha, Edna e Dulcicleide (lá atrás dona Antônia Farias - professora dos saberes da Terra - ainda "desfrutava" das delícias do jantar)
Fagna Carla estava dizendo que ia pra onde, hem? 
Dulcicleide, Fagna Carla, vice-diretor Raimundo (sentado) e o professor da EJA João Batista 
Fagna Carla, Elenilma, Wélia e Erismar
Dulcicleide e o diretor da EEPJA Roberto de Araújo
Da esquerda para a direita: Ana Paula (secretária geral e futura vice-diretora da EEPJA), Dulcicleide (aluna dos Saberes da Terra), Roberto de Araujo (diretor da EEPJA), Raimundo (vice-diretor da EEPJA e futuro diretor) e a aluna dos Saberes da Terra Josefa 
Três fotos...
... para garantir a posteridade...
... dos alunos/colonos dos Saberes da Terra
O papo entre Águida, Edimeire e Amanuelly estava bom. O que será que elas estavam comentando?
Apesar da timidez, uma bela foto
Diretor Roberto de Araujo, alunos Erismar e Wélia e o professor Raimundo Antonio
As duas irmãs Fagnas: (Giliane e Genicarla)
Dulcicleide e Edna Guilherme: em termos de pose não tem para ninguém!
O casal de alunos Erismar e Wélia
Uma só é pouco...
... então duas para garantir (Fagna Giancarla e Edna Guilherme)
Foi uma noite de descontração e, principalmente, da certeza do dever cumprido – tanto por parte dos professores, como também e especialmente por parte dos alunos/colonos, que diante de tantas dificuldades deram o exemplo de como superá-las e, com isso, mostraram aos demais que quem quer corre atrás – e só restou brincar, divertir-se e aproveitar ao máximo aquele momento de amizade, companheirismo e compromisso com a educação. 

NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – parabeniza professores e alunos dos Saberes da Terra e ratifica o seu compromisso com o ProJovem Campo da Serra do Mel, prometendo, para 2014, estar sempre buscando melhores condições de trabalho para a escola, os professores e os alunos/colonos.


A professora agradece a colaboração das duas servidoras encarregadas da merenda dos alunos/colonos e as parabeniza pelo compromisso, pela dedicação e amizade na forma de tratamento a todos os envolvidos.

Diretores,  professores e alunos homenageando as duas servidoras que cuidam da alimentação dos alunos/colonos dos Saberes da Terra - ProJovem Campo

Nenhum comentário: