domingo, 24 de novembro de 2013

X ENCONTRO DO PNAIC DA 12ª DIRED COM A PRESENÇA DA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI


Hoje, dia 23, um sábado de novembro do ano de 2013, o PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – da 12ª DIRED completou 10 encontros. Os dez encontros constantes de sua programação e que foram trabalhados, exaustivamente, pelas professoras orientadoras/cursistas, num pacto selado em prol de uma educação básica dos anos iniciais de melhor qualidade.


Hoje, dos corredores se ouvia os depoimentos, em sala de aula, de cada participante desse programa. Nas sete salas ocupadas por mais de 150 professores, a temática dos últimos cadernos das formações eram intercalados pelos pronunciamentos pessoais, ditos com orgulho e, principalmente, com a certeza de que vários obstáculos foram superados, e que, neste final quem ganhou, de fato, foi o conhecimento. Este, sim, saiu-se o maior vencedor, pois conseguiu reconstruir-se, aprimorar-se, reorganizar-se, remodelar-se e, especialmente, multiplicar-se a favor da causa mais nobre para um país: formar cidadãos plenos.


O PNAIC da 12ª DIRED trouxe, no seu bojo, o desejo de, verdadeiramente, fazer a diferença. Houve, para isso, uma comunhão de pessoas capacitadas, que se entregaram ao dinamismo da mudança e, saindo da zona de conforto (onde muitos ainda pensam se encontrar), dispuseram-se, arregaçaram as mangas e conseguiram ampliar seus horizontes.


Vale destacar, nessa força-tarefa em prol de uma educação melhor, a participação da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – que não mediu esforços para tornar mais leve o sábado de cada professor, que ficou apenas com uma ansiedade: aprimorar seus conhecimentos. Para isso, a gestora disponibilizou uma equipe coordenativa para acompanhar os trabalhos, na qual cada um desempenhou o seu papel com garra e disposição e se preocupou com toda a parte logística dos encontros: são as três “Marias” (Augusta, Helena e Judivânia), além da coordenadora pedagógica da 12ª DIRED – Elma Cunha e do pessoal de apoio (Seu Jorge e Ramalho), além dos servidores da E.E. Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual) – Seu Henrique, Antonio Morais e as gestoras “Fátimas” (Rocha e Maia).


As professoras orientadoras, nesses dez encontros quase que quinzenais, correram atrás, também, do aprimoramento de suas qualificações, participando dos treinamentos semanais, longe de seus familiares, porém na certeza de que estão no caminho certo para repassar e mediar esse conhecimento em prol da causa mais nobre dentro da Educação: a excelência. 

Perguntadas, elas foram unânimes em afirmar que o PNAIC veio para somar e aperfeiçoar os conhecimentos, tendo em seu conjunto uma estrutura que resgata as teorias aprendidas na época da Academia e que as tornam referências para as práticas aplicadas em sala de aula. 

No PNAIC da 12ª DIRED, sete são as professoras/orientadoras. Elas, em cada encontro, multiplicam-se por sete, para darem conta das exigências naturais do programa: estudam, debatem, planejam, catalogam, organizam, disseminam, mediam. 

A professora Sandra Diógenes, orientadora de 14 professoras/cursistas de salas multisseriadas, quando perguntada sobre a importância do programa para a prática pedagógica, disse que “é o momento de ação e reflexão das formações, sejam elas iniciais ou continuadas, durante sua trajetória profissional. Desta forma, o programa veio para fortalecer, (re) construir práticas pedagógicas e revigorar a autoestima dos professores”.

Na sua ótica, o resumo dos dez encontros, se baseados nas aulas presenciais e, também, nas atividades de casa, principalmente de sua turma “tem sido um caminho de idas e voltas na prática pedagógica, conforme as temáticas que vêm se intercalando para o aprofundamento das reflexões e, consequentemente, mudanças de posturas nas ações de sala de aula do professor alfabetizador”. Segundo ela, “percebe-se, através das trocas de experiências nas atividades presenciais e nas não presenciais, um reconhecimento da importância dos encontros para a formação continuada”. 

A professora/orientadora falou ainda sobre o diferencial do programa PNAIC: “é na sua estrutura que os recursos pedagógicos disponibilizados pelo MEC, paralelos à formação, fazem a diferença, assim como os monitoramentos das três instâncias (federal, estadual e municipal) nos resultados do programa. Além disso, o material de qualidade e a bolsa para os professores influenciam, pois ajudam nos deslocamentos e na alimentação. Por fim, uma turma especifica para atender aos professores alfabetizadores da Educação do Campo (multisseriadas) ajuda a ter esse diferencial com relação aos outros programas”. 

Para Sueleide Ferreira – professora/orientadora de 21 professoras/cursistas do 2º ano, a análise que faz sobre os avanços pedagógicos teóricos e práticos de sua turma, dentro do programa, é que, de fato, houve um envolvimento muito grande:


Durante os encontros do PNAIC, percebemos, claramente, na turma do 2º ano, o envolvimento dos professores/cursistas e o interesse, de cada um deles, de estarem discutindo e refletindo sobre as suas práticas pedagógicas, em busca de estratégias para melhorar, cada vez mais, o seu trabalho em sala de aula”. A professora salientou que esses avanços se deram, principalmente, pela troca de experiências, em cada encontro, com os demais colegas e que proporcionaram novas interações no dia a dia de cada um:


É notório nas atividades desenvolvidas diariamente pelos professores; contudo, cada encontro possibilitou a troca de experiências, o compartilhamento de ideias e a aquisição de novos conhecimentos, consolidando-se em subsídios para a inovação das atividades a serem trabalhadas em sala de aula”. 

A professora fez questão de destacar os encaminhamentos feitos nas formações docentes, dizendo que “os estudos de textos oportunizam aos professores terem clareza sobre quais concepções de alfabetização estão subjacentes às suas práticas e, assim, organizarem os seus trabalhos, planejamentos, planos e rotinas, todos, de forma consciente, sabendo o que ensinarem e como ensinarem, apropriando-se de vários recursos e utilizando os materiais didáticos disponibilizados pelo MEC, para assegurarem a alfabetização de todas as crianças”. Na questão diferencial, a professora completou o seu raciocínio dizendo que “o PNAIC trouxe um diferencial para os anos iniciais do Ensino Fundamental”. E destacou esse diferencial em dois pontos principais: 

1. A participação ativa dos três segmentos (MEC, Secretaria de Educação e as Universidades Públicas), garantindo o andamento do programa de forma eficaz; 

2. A disponibilidade e a qualidade do material das formações, que oportunizam aos professores o aprofundamento teórico e sua relação com a prática, percebendo que, desde os primeiros anos, é possível trabalhar o ensino da leitura, da escrita e da oralidade, integrando os diferentes componentes curriculares aos eixos e, especificamente, aos direitos às aprendizagens em cada ano de escolaridade. 


Já para a professora Joana Torres, que orienta 25 professores/cursistas dos 3º anos, há uma clara mudança entre o antes e o depois do programa e se fez notar, segundo ela, nesses dez encontros do PNAIC, justamente pela dinâmica diferente daqueles que o precederam:


Ele, o PNAIC, é diferente, pois os temas trabalhados nas formações são transformados em práticas pedagógicas em sala de aula e o resultado é a evolução da alfabetização das crianças, facilmente constatada no quadro de perfil das turmas”. Ainda segundo a professora, “as mudanças advindas no fazer pedagógico diário são perceptíveis através dos depoimentos, quando da devolutiva das atividades dispensadas aos professores, pois o grau de envolvimento de cada um deles atesta a sua capacidade de preparação para alfabetizar, principalmente tendo como foco primeiro os direitos de aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética - SEA”. 

Concluindo, a professora falou que o programa lhe trouxe, primeiro, a satisfação do fazer pedagógico e, segundo, a certeza de que alfabetizar é possível.


Décima Maria, professora/orientadora de 25 professoras/cursistas do 3º ano, disse que “O Pacto, sendo um programa de formação para professores alfabetizadores, tem contribuído no sentido de levar o professor a refletir sua prática pedagógica, por meio de excelentes leituras, discussões e trocas de experiências com seus pares. Igualmente, tem proporcionado mudanças significativas no chão da escola, da sala de aula. Os relatos de  experiências feitas pelas professoras na formação têm confirmado isso, pois estão recheados de aprendizagens, tanto pelos professores, como por nossos alunos e alunas, foco maior da escola. O Pacto transformou o fazer pedagógico dos professores. Nossas salas de alfabetização têm um novo cenário, já que existe um novo jeito de ensinar, um novo jeito de aprender”. 

X ENCONTRO – SALAS 

SALA LÚCIA HELENA (23 cursistas – 1ª ano)


SALA SUELEIDE FERREIRA (21 cursistas – 2º ano)





Assista ao vídeo da dramatização clicando no link:

 http://youtu.be/Jc5S2i1k1WY

SALA SOCORRO BEZERRA (21 cursistas – 1º ano)






SALA ZILMA MARQUES (22 cursistas – 2º ano)



SALA SANDRA DIÓGENES (14 cursistas – multisseriada)






SALA DÉCIMA MARIA (25 cursistas – 3º ano)






SALA JOANA TORRES (25 cursistas – 3º anos)





GOVERNADORA VISITA OS PROFESSORES DO PNAIC 

A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, doutora Rosalba Ciarlini, visitou, de surpresa, o X Encontro do PNAIC da 12ª DIRED, que estava sendo realizado na Escola Estadual Jerônimo Rosado.

A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada da professora Magali Delfino - e comitiva - sobem a rampa da escola Estadual Jerônimo Rosado para uma visita aos professores do PNAIC da 12ª DIRED
Acompanhada do reitor da universidade do Rio Grande do Norte – UERN – professor doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, da professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED), da sua vice-diretora – Maria Augusta Maia, e de sua Assessoria, a governadora visitou cada uma das salas de formação e dialogou com os professores recebendo, da parte destes, o carinho e o respaldo pelas realizações destinadas à educação.

A governadora conversa com os professores
Muito à vontade com a receptividade, respondeu a todos os questionamentos, encaminhou à professora Magali Delfino o que de competência lhe pertencia resolver e. para aqueles em que se fazia necessária a sua intervenção direta. prometeu aos professores que seriam resolvidos, cada um, no seu devido espaço de tempo.


Sempre ao lado do reitor da UERN, a governadora revelou a sua intenção de criar uma pós-graduação (mestrado), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para os professores do estado. 

VISITA DA GOVERNADORA ÀS SALAS DO PNAIC: 

SALA SANDRA DIÓGENES




SALA SOCORRO BEZERRA

SALA SUELEIDE FERREIRA



SALA LÚCIA HELENA



SALA ZILMA FERNANDES




Clique no link abaixo para assistir:

http://youtu.be/uymlwzQxkUM
SALA DÉCIMA MARIA



O ALMOÇO: 

O almoço, desde os três últimos encontros, está sendo servido no Requinte Buffet. Os professores se articulam e quem está de transporte próprio oferece carona aos que estão a pé. Além disso, a professora Magali Delfino disponibilizou meios para que nenhum professor – cursista e orientador – deixasse de chegar ao local através do conforto automotivo, apesar de que a distância entre o ambiente da formação e o espaço reservado para as refeições não esteja a mais de 400 metros.







UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO...





VOLTA ÀS SALAS DE AULA...



NOTA DA 12ª DIRED: 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – agradece aos servidores da Escola Estadual Jerônimo Rosado pela presteza, cordialidade e atenção no ato de servir.

Os funcionários da EE Jerônimo Rosado: Antonio Costa e "seu" Henrique, mais Fátima Maia (vice-diretora)

Um comentário:

Mie Nakayama disse...

Registro aqui a admiração que tenho por toda equipe que se dedica para nos proporcionar momentos de aprendizado e formação. Que a continuidade do PNAIC venha render frutos como já estamos presenciando durante esse primeiro ano de encontros.