segunda-feira, 27 de abril de 2015

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL

Amélia, Auxiliadora, Naldo, Raimundo, Rina e Socorro...


Que todos os votos de felicidades cheguem até o trono de Deus, para realizá-los o mais rápido possível.

É festa no olhar de todas as pessoas que têm um abraço para lhes ofertar, um olhar de carinho para lhes oferecer.


Vocês merecem e os homenageados do mês somos todos nós que temos as suas amizades. Que Deus os abençoe a cada ano e que essa nova idade traga, para vocês, muitas conquistas profissionais e pessoais, pois vocês merecem.


Feliz aniversário!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PACTO DO ENSINO MÉDIO: I FORMAÇÃO REGIONAL

 

Está marcado para amanhã, dia 25/04, no turno matutino (das 7h30 às 11h30), a II Etapa do Pacto Nacional do Ensino Médio, para professores e orientadores de estudo das escolas de Ensino Médio de Mossoró e Circunscrição da 12ª DIREC.

A etapa faz parte da II Jornada que marca o I Encontro dos Formadores Regionais com orientadores de Estudos e Professores, e terá, como formador/supervisor, o professor Josaílton F. de Mendonça, do Instituto de Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A formação será realizada na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, tendo como base de estudo, o Caderno II – de Ciências Humanas –, com a participação das formadoras regionais, Goretti Silva e Sidney Barbosa, e com o apoio das técnicas da 12ª DIREC, Edcleide Alves, Elizete Amorim, Edileusa Campos.


                                                     


2º ENCONTRO DAS EDUCADORAS DAS SRM


















quinta-feira, 23 de abril de 2015

12ª DIREC REALIZA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Realizou-se, hoje, dia 23/04, no auditório da 12ª DIREC, no período matutino, o encontro sobre Educação Ambiental, promovido pela coordenação do Meio Ambiente da entidade, Maria de Fátima Azevedo e Elma Cunha de Paiva, com o objetivo de incentivar práticas de educação ambiental nas escolas, com ênfase nos princípios fundamentais da Carta da Terra.

Técnica Fátima Azevedo abrindo os trabalhos
Dentre os princípios fundamentais, a professora Elma Cunha falou sobre:

Professora Elma Cunha (em pé)
            Respeitar e cuidar da comunidade de vida
            Integridade ecológica
            Justiça social e econômica
            Democracia, não violência e paz


A diretora da 12ª DIREC, Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini, esteve presente ao encontro, elogiou a iniciativa de sua equipe e conclamou os presentes a ousarem em suas ações voltadas para uma educação ambiental, contribuindo para o uso sustentável do local e se tornando empreendedores de sua comunidade.


Durante o encontro, as coordenadoras procuraram, através de uma dinâmica, falar sobre os bens coletivos e como eles são gerenciados por todos nós.

Em seguida, houve uma discussão sobre o assunto “meio ambiente: uma questão de educação”.

Logo após, foram apresentados (e socializados) dois vídeos falando sobre:

Sustentabilidade e a Carta da Terra


Educação Ambiental: uma viagem pela história


No fim, foram feitas as propostas, dados os encaminhamentos necessários, sorteados livros e a coordenação declarou encerrada a reunião.

Rina com a professora Dorinha
Rina com a professora Luzia Rosado
NOTA DA 12ª DIREC:

Estiveram presentes ao encontro duas técnicas do NTE (Núcleo DE Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado), Regina Celli e Regina Coelli, que vieram divulgar os cursos que estão sendo disponibilizados através do Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), na modalidade semipresencial, abaixo relacionados:




1. Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.

2. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
- Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
- Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;

3. Elaboração de Projetos (40h): Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:

- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
- Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.

4. Redes de Aprendizagem (40h): O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.

Projeto UCA (Um Computador por Aluno): Ministrado pelas Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Educação, procura preparar os participantes para o uso dos programas do laptop educacional e propor atividades que proporcionem um melhor entendimento de suas potencialidades.

Quem pode participar?

Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas. 

Como participar?

Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.

As inscrições através do:



                   

quinta-feira, 16 de abril de 2015

COMUNICADO DA SEEC (CORREÇÃO)


*Portaria nº 421/2015 – SEEC/GS.

Dispõe sobre a organização de turmas e alocação de Professores no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC e dá outras providências.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, XIII, da Lei Complementar Estadual n. 163, de 5 de fevereiro de 1999,

Considerando o dever de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência do serviço público estadual (Constituição Federal, art. 37, caput e Lei nº 8.429, art. 11, incisos I, II e IV; e

Considerando a necessidade de cumprimento da Portaria nº 310/2014-SEEC-GS no que diz respeito à gestão de pessoal e organização de turmas no âmbito da rede de ensino estadual;

R E S O L V E:

Art. 1° Suspender qualquer processo de desmembramento de turmas no âmbito da rede estadual de ensino da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC.

Art. 2° Determinar a unificação de turmas quando houver compatibilidade de turno e área física (mesma série em turnos diferentes e capacidade da sala de aula).

Art. 3º  Remanejar para o exercício da docência em sala de aula, os professores com habilitação específica, não readaptados, que estão atuando na operacionalização de equipamentos existentes nas salas ambientes, abaixo especificadas:

I – Sala de Multidisciplina – TV Escola;
II – Laboratório de Informática;
III – Biblioteca.

Art. 4º Estabelecer prazo para alocação de professores e atualização do sistema SIGEduc até 30 de abril de 2015, para as turmas já criadas e em funcionamento, e para as turmas ainda não autorizadas, estas ficam condicionadas à visita da Comissão designada pela Portaria nº 420/2015-SEEC/GS publicada no DOE de 08.04.2015.

Art. 5º Ficam os Diretores de DIREC e Diretores de Unidades Escolares, o dever de obediência ao explicitado na Portaria 310/2014 – SEEC-GS, mais especificamente aos artigos 1º, 3º e 4º.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, aplicando-se aos processos em curso.

Gabinete do Secretário de Estado da Educação e da Cultura, em Natal, 01 de abril de 2015.

*Republicada por incorreção.

 Francisco das Chagas Fernandes
 Secretário de Estado da Educação e da Cultura




Diário Oficial 13.418 Dia 16/04/2015

terça-feira, 14 de abril de 2015

SUAVE SE REÚNE COM TÉCNICOS E PROFESSORES DA 12ª DIREC

 

Estiveram reunidos com professores, técnicos e gestores, no auditório da Escola Estadual Abel Freire Coelho, no dia 14/04, os técnicos da SUAVE (Afonso Gomes Filho, Conceição Farkhat e Verônica), para falar sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA – este ano com ênfase em Letramento, Matemática e Ciências e para alunos nascidos em 1999, que estejam cursando o 7º ano do Fundamental.

Diretora da 12ª DIREC, Rina Márcia, abrindo oficialmente a reunião
Uma das características da avaliação, segundo o coordenador da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Educacional – é premiar 964 escolas brasileiras (públicas e privadas), em média, 36 por UF.

O coordenador Afonso Gomes e a técnica Socorro Farkhat em suas explanações
Serão avaliados, em todo país, 32.228 estudantes com 15 anos de idade (até 42 por escola) e, destes, aproximadamente 1.000 são estudantes do RN.

A técnica Verônica complementando as informações
NOTA DA 12ª DIREC

O que é o Pisa

Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2015, a aplicação do Pisa será 100% por meio do computador, com foco em Ciências. Novas áreas do conhecimento entram nas avaliações: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas. No Brasil, a realização do Pisa ocorre no mês de maio para estudantes selecionados de todos os estados. A avaliação vai envolver, aproximadamente, 33 mil estudantes nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 965 escolas. As informações contextuais serão coletadas por meio de três tipos de questionários: Questionário do Aluno, Questionário do Professor e Questionário da Escola.


PACTO DO ENSINO MÉDIO SE REÚNE NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL NEY PONTES


Reuniu-se, hoje, dia 07.04, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, coordenado, na 12ª DIREC, pelas técnicas Goretti Silva e Sidney Barbosa.


Estiveram presentes ao encontro, os formadores regionais e os orientadores de estudos, e foram convidados os gestores das escolas – de Mossoró e da Circunscrição – para acompanharem os debates realizados durante o dia de pauta, que teve como tema “Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral”.


A abertura do encontro foi feita pela diretora da 12ª DIREC, Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini, que elogiou a iniciativa dos educadores e se colocou à disposição, aproveitando a oportunidade para falar sobre:

                        Convocação de professores
                        Direcvest

Em seguida, a diretora foi apresentada aos gestores presentes ao evento e novamente reiterou a sua disponibilidade para atender a todos, ratificando a excelente parceria entre o órgão regional e as escolas do ensino médio.


Da mesma forma, os gestores presentes, um por um, levantaram-se e se apresentaram para a diretora da 12ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura, que engloba 8 (oito) municípios (Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Upanema e Tibau).



Logo depois, foi a vez do professor Felipe Ribeiro, pró-reitor da UFERSA e coordenador da Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, falar aos participantes do Pacto e repassar os resultados da V Feira Estadual de Ciências, bem como dar um panorama da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE – ocorrida de 17 a 19 de março último. 


Por último, e antes do início dos trabalhos, a supervisora do CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola), Flávia Fernanda M. Lopes, falou da necessidade do estágio para os alunos que estão cursando o ensino médio.



Abaixo, pauta (em slides) dos trabalhos desenvolvidos durante o dia...
















NOTA DA 12ª DIREC:

Na Sala Marieta Lima, os alunos que participaram da V Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar e foram classificados para a 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE/SP – apresentaram seus projetos para os participantes do pacto e para a imprensa local (TCM e Gazeta do Oeste).

Abaixo, prêmios, escolas, alunos e projetos classificados nas Feiras...

YALE SCIENCE AND ENGINEERING ASSOCIATION

Prêmio Most Outstanding Eleventh Grade Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics or Chemistry
Prêmiação: Certificado e Medalha (enviadas por correio até o fim de outubro)

PROJETO: Estudo termoxidativo de biodieseis de gordura animal e tratamento do efluente de purificação por eletrofloculação



Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho/Mossoró – RN




Nayonara Yasmin Alves Da Silva - Estudante
Jessica Loemy da Rocha Saldanha - Estudante
Vasco de Lima Pinto - Orientador
Hudny Costa do Vale – Coorientador

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROBIOLOGIA – SBM

Prêmio Sociedade Brasileira de Microbiologia
Prêmiação: Certificados e Kit da SBM

PROJETO: A eficácia dos produtos biodegradáveis a partir do óleo de coco (Nucifera) no combate às bactérias



Escola Estadual Rui Barbosa/Tibau – RN



Guilherme Fernandes Genésio da Silva - Estudante
Perteson David Batista Cruz - Estudante
Ieda Herculana Felipe dos Santos - Orientadora
Bárbara Monique de Freitas Vasconcelos – Coorientadora

EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Prêmio EDUSP
Prêmiação: Livros
PROJETO: O entretenimento juvenil no município de Tibau - RN: uma questão para refletir!


Escola Estadual Rui Barbosa/Tibau – RN


Ana Caroline da Silva Tramontina - Estudante
José Henrique Santana da Silva - Estudante
Raiane Stefanni de Souza Moura - Estudante
Víctor Silva do Carmo – Orientador

4º LUGAR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROJETO: A eficácia dos produtos biodegradáveis a partir do óleo de coco (Nucifera) no combate às bactérias



Escola Estadual Rui Barbosa/Tibau – RN


Guilherme Fernandes Genésio da Silva - Estudante
Perteson David Batista Cruz - Estudante
Ieda Herculana Felipe dos Santos – Orientadora
Bárbara Monique de Freitas Vasconcelos – Coorientadora


4º LUGAR EM CIÊNCIAS HUMANAS

PROJETO: O entretenimento juvenil no município de Tibau - RN: uma questão para refletir!


Escola Estadual Rui Barbosa/Tibau – RN


Ana Caroline da Silva Tramontina - Estudante
José Henrique Santana da Silva - Estudante
Raiane Stefanni de Souza Moura - Estudante
Víctor Silva do Carmo - Orientador

4º LUGAR EM ENGENHARIA

PROJETO: De sacos a calçadas: uma construção sustentável



Escola Estadual Profª Aída Ramalho/Mossoró – RN



Bárbara Amorim Rodrigues - Estudante
Ana Leonísia Jedene Nogueira Cabral - Estudante
Luanna Carla Pereira da Silva - Estudante
Francisco Pereira Dantas - Orientador

MENSÃO HONROSA

Projeto: VIABILIDADE TÉCNICA DO ÓLEO DA CALOTROPIS PROCERA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL


Inscrição: 2705
Centro Educacional: Prof. Eliseu Viana/MOSSORÓ-RN


Alunos: Richard de Oliveira Saldanha, Hilda Emily Nunes Linhares, Bruno Eric Magalhães de Morais

Orientador: Lindeberg Ventura de Sousa


BIO - 208 Bioquímica

FOTO OFICIAL


TCM ENTREVISTA


VÍDEO




JORNAL GAZETA DO OESTE