Aconteceu neste sábado
(11/04) e, também, no domingo (12/04), na Escola Estadual Professor Abel Freire
Coelho, nos horários matutino e vespertino, a Formação Continuada para
Professores das novas turmas de EJA nas etapas – Ensinos Fundamental e Médio –
resolução 048/2012.
Os objetivos para a
formação dos professores é o de propiciar reflexões e diálogos que favoreçam
ambientes de aprendizagem interativa entre o contexto dos conteúdos
curriculares e a singularidade do público da EJA e discutir questões em torno
da prática pedagógica da EJA que se efetiva em espaços não escolares com vistas
ao planejamento didático tendo como referência as DOEBs.
O público-alvo foi
dividido em duas salas, para a realização dos trabalhos individuais e em
grupos, tendo como formadoras as técnicas pedagógicas Cleide Covacevich e
Maria do Carmo Freire, coordenadas pelas técnicas Liz Araújo, Nadja Vasconcelos,
Ionaldo Tomaz da Silva e Emerlene Queiroz, todas da SUEJA, e da técnica Edileusa
Campos, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na 12ª DIREC.
O evento foi aberto,
oficialmente, pela secretária adjunta da Educação e da Cultura, professora
Socorro Batista, com a presença da técnica pedagógica da 12ª DIREC, Judivânia Fernandes –
representando, no ato, a diretora Rina Márcia.
A secretária Adjunta de
Educação falou sobre os desafios dos professores que trabalham com uma
educação voltada para o sistema prisional, e de jovens e adultos, que estão fora
do ensino regular, colocando-se à disposição do grupo para dinamizar os
processos que tornam essa diversidade educacional uma sintonia dentro da
educação básica do estado.
No
sábado, o roteiro de trabalho, entre os grupos, ficou definido desta forma:
1º
Momento, parte da manhã, das 7h30min às 9h30min, houve o credenciamento e café da amanhã e, em
seguida, a abertura e o acolhimento. Das 9h30min às 11h30min, passou-se para o
Ciclo de Diálogos: refletindo sobre o fazer pedagógico.
Os Grupos de trabalho foram divididos em subgrupos, que discutiram e apresentaram, por escrito, no grande grupo, uma síntese das questões
mobilizadoras. Em seguida, foi entregue ao formador. Na apresentação, cada
grupo expôs apenas uma das questões, das perguntas abaixo relacionadas:
a) Qual
a avaliação da formação e do acompanhamento que se deu nesse processo e a
consonância com a atual prática educativa dessa experiência?
b) Como
caracterizar os avanços e desafios do trabalho realizado didaticamente em sala
de aula?
c) Quais
as perspectivas para esse novo momento de formação?
d) Faça
uma avaliação do atual desempenho da aprendizagem desses (as) alunos (as) nessa
experiência.
2º
momento, das 11h30min às 12h30min, foram repassadas as
orientações para a Construção da Memória da Formação e do Curso, com uma
leitura circular, por meio da exposição dialogada sobre o “Direito à Educação”
– Marco Legal da EJA – LDB 9394/96 e, também, sobre a Resolução 048/2012, que
estabelece as orientações, os critérios e procedimentos debatidos, com destaque,
através dos pontos centrais dos textos.
Na parte da tarde, após
o almoço, das 13h30min às 17h, as atividades foram reiniciadas por meio de uma
atividade mobilizadora e, logo após, com a formação de 4 grupos para estudo
dirigido do texto “Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito e
responsabilidade pública", de Miguel González Arroio.
Os
grupos ficaram assim definidos:
Grupo 1: Introdução/quem
são esses jovens e adultos
Grupo 2: Educação de
Jovens e Adultos e políticas públicas/sujeitos coletivos de direitos
Grupo 3: O que aprender
da história de jovens e adultos
Grupo 4: A Educação de
Jovens e Adultos interroga o sistema escolar
Em seguida, houve a
socialização dos GTs, com a exposição de um painel e a introdução de estudo
das DOEBs, a partir do conhecimento de sua estrutura, onde cada grupo foi
listando as partes do documento, a sua proposta metodológica, a organização
curricular e os procedimentos avaliativos.
No domingo, os
trabalhos foram iniciados com uma atividade mobilizadora, orientação para o
planejamento com base nos estudos pontuados das DOEBs, em slides, e o
instrumento para construção dos elementos para o planejamento – programa da
disciplina e plano diário.
Em seguida, houve a
distribuição dos grupos, considerando as especificidades curriculares e de
atendimento para a construção dos planos e a práxis na EJA e o pensamento
freireano e, por último, houve uma avaliação do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário