quarta-feira, 26 de julho de 2017

Gestão da SEEC realiza audiência com dirigentes do SINTE/RN

Debatendo questões administrativas e pedagógicas, a secretária Cláudia Santa Rosa recebeu comissão formada pelos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) no final da manhã desta terça-feira (25). A reunião aconteceu no gabinete da titular, na sede central da Secretaria de Educação do RN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A professora Cláudia Santa Rosa abriu a reunião apresentando os seis programas que a SEEC está executando, abraçando as áreas prioritárias atendidas pela Rede Estadual de Ensino, zelando pelo cumprimento do Plano Estadual de Educação: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Alfabetização, Gestão, Manutenção das escolas e Valorização dos servidores, este último por meio de um conjunto de ações nos eixos formação, qualidade de vida, carreira, salários.

A secretária ainda lembrou que a SEEC vem realizando diversas parcerias com institutos e fundações, a custo zero para o Estado, que tem atividades em todo o Brasil. “Estamos buscando as melhores parcerias que venham a somar com nossos programas. Tudo o que acontece hoje está no âmbito de um programa específico próprio da secretaria de Educação”, destacou Santa Rosa. Ficou definido que, em uma reunião próxima, seria apresentado ao SINTE um panorama de todas as parcerias e projetos em desenvolvimento.
Outro ponto bastante discutido foi a infraestrutura das escolas. Auxiliando a secretária na condução da audiência, o subsecretário de Educação Marino Azevedo apresentou os encaminhamentos das últimas obras que a SEEC vem realizando para a melhoria estrutural de várias unidades de ensino. “Nos próximos dias irei a cinco escolas, acompanhado das construtoras, para darmos início às respectivas obras”, disse Marino. Além dessas, dezenas de projetos estão em execução. “Vamos formar equipes que façam vistorias e manutenções periódicas em nossas escolas”, encerrou o subsecretário.

Mudanças na organização do espaço físico da SEEC foram debatidas na audiência. Sobre isso, os gestores da SEEC informaram que todos os ambientes da pasta passarão por intervenções a fim de personalizar o atendimento e reunir, em espaços específicos, as áreas administrativas, pedagógicas e financeiras da casa, melhorando o fluxo interno da pasta.
Sobre as aposentadorias, a SEEC informou que está digitalizando os documentos funcionais dos servidores para agilizar a conferência de dados tanto por parte dos servidores como para os órgãos que deles necessitam, como o Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN). Outra demanda levantada foi a implantação de uma nova letra de progressão salarial. Sobre isso, foi informado que a Secretaria de Educação está estudando a demanda e que aguarda dotação orçamentária.

Tanto a SEEC como o SINTE entraram em entendimento que uma segunda reunião será realizada para detalhar algumas pendências e encaminhamentos da classe sindical. A reunião será realizada nas próximas semanas. Além dos citados, estiveram presentes a subcoordenadora de Ensino Médio, Geralda Efigênia, representantes da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE) e da Coordenadoria de Administração de Pessoal e Recursos Humanos (COAPRH).

Nenhum comentário: