domingo, 3 de março de 2013

CURSINHO DA 12ª DIRED: AGORA, ESPERAR OS RESULTADOS...

Hoje, dia 02/03, depois de mais de seis meses de aulões, véspera do PSV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, chega ao fim o Projeto Piloto da 12ª DIRED, idealizado pela secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora doutora Betania Leite Ramalho e encampado pela professora especialista Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED.

O professor Luciano Lima (de camisa vermelha e boné)
Entre erros e acertos, o sonho idealizado pela professora Betania Ramalho foi transformado em realidade através de um grupo de técnicos e de professores que disponibilizaram o seu tempo, nos finais de semana (sábados e alguns domingos) e plantaram as sementes férteis das ciências, da motivação e da esperança, nos jovens alunos, e ajudaram a complementar a já alicerçada vontade, destes, de galgarem espaços dentro da sociedade – tornando-se cidadãos plenos – e, com isso, terem a possibilidade transformar, para melhor, o mundo que nós conhecemos.

Professor Leudson Souza (quinto da direita para a esquerda)
Passaram, pelo cursinho da 12ª DIRED, mais de 200 alunos da rede pública do estado, que tiveram, nesses meses extras de estudos, aulas de reforços nas disciplinas básicas do ensino curricular e que lhes dão a possibilidade de competirem, em pé de igualdade, com alunos da rede privada de ensino, tornando, desta forma, equilibrada a disputa por espaços acadêmicos nas nossas universidades.

Os professores Andréa  Carlos (quinta da direita para a esquerda), Osmar Negreiros (sétimo, na mesma ordem) e Márcio Costa (oitavo, na mesma ordem)

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – não mediu esforços para que o aluno das escolas da circunscrição pudesse vir ao auditório do órgão gestor e recebesse, no mesmo modelo, com a mesma qualidade e com o mesmo propósito, os fundamentos extras e necessários para a complementação do seu currículo educacional. Para isso, a professora disponibilizou seus técnicos, pessoal de apoio e buscou, na própria rede pública de ensino, os melhores professores com experiências  em aulas de cursinho para o vestibular.

(Clique na imagem para ampliá-la)
Desta forma, o aluno que frequentou o espaço do cursinho da 12ª DIRED chegou apenas com uma preocupação: estudar. No cursinho, aulões intensivos nos moldes de perguntas e respostas, uso de vídeos, TDs, dinâmicas e dicas para aprimorar o raciocínio lógico de seus participantes, além do material, camiseta e lanche. 

Agora, esperar os resultados...

DEPOIMENTO DOS PROFESSORES:


O DIRED Vest é uma iniciativa muito válida, pois é uma oportunidade que é oferecida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, aos alunos da escola pública, que não têm condições e, consequentemente, a oportunidade de fazer um cursinho privado. É, sem dúvida, uma forma de ajudar aos nossos alunos a competirem de maneira mais justa e igual com os outros alunos da rede privada ampliando, assim, suas chances de entrarem na universidade.” (Professor Luciano Lima – Matemática). 


Creio que o cursinho DIRED Vest é uma oportunidade única que o aluno da escola pública pode ter para atingir uma condição de lutar, de igual para igual, com o aluno da escola particular, pois temos professores de qualidade e suporte para tal. O cursinho deve ser incentivado, melhorado e ampliado, para que mais alunos possam participar e, com isso, possa ser oferecido de forma aberta nas escolas da rede estadual de ensino e incentivada a participação dos mesmos no cursinho. (Professor Leudson Souza – Inglês e Espanhol).


O cursinho DIRED Vest é uma grande oportunidade de ampliar os conhecimentos dos nossos alunos, pois incentiva o estudo e a disciplina, favorecendo, ao aluno da escola pública do estado, concorrer de forma mais equilibrada com os alunos de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas. Por isso, acredito que este projeto, que é uma iniciativa da professora Betania Ramalho, em conjunto com a professora Magali Delfino, deva ter continuidade, pois é um marco inovador e que tem grandes possibilidades de crescimento dentro da esfera do estado (Professora Andréa Carla – Geografia). 


O Projeto do Cursinho, promovido pela 12ª DIRED, nasceu com o objetivo de preparar de maneira mais direcionada nossos alunos concluintes para o sucesso nos exames vestibulares. Com isso, compreendo que o êxito primário foi conquistado, enfatizando o empenho de toda a equipe envolvida e a dedicação e excelência das aulas ministradas. Gostaria de expressar, profundamente, minha satisfação e meu zelo pelo projeto, inclusive, fazendo votos para a continuidade do mesmo. Entendo que a qualidade primada pode e deve ser aperfeiçoada, e que, dessa maneira, estaremos convictos da contribuição dada à educação, de maneira geral. Por fim, gostaria de agradecer a toda a equipe e, em especial, aos alunos que acreditaram, junto conosco, que é possível, com um pouco de esforço e dedicação, construir uma educação transformadora e de qualidade. (Professor Márcio Manoel da Costa – História). 


A 12ª DIRED está de parabéns pela iniciativa de criar o cursinho para preparar os nossos alunos da rede pública do estado para o ENEM e o vestibular. No entanto, o momento é importante para pensarmos nos avanços e nos erros cometidos. Neste sentido, entendemos que a educação é como uma árvore que precisa ser cuidada para que os seus frutos possam ser colhidos no futuro. Mas, para que isto aconteça com as probabilidades de sucesso total, os frutos desta árvore não podem ser colhidos nem muito verdes e muito menos maduros demais. Isso significa dizer que nós somos/plantamos essa árvore e os nossos alunos são nossos frutos. Assim sendo, devemos ter paciência, na hora de colhê-los, pois se nos apressarmos eles sairão verdes. Por outro lado, não podemos esperar demais para a sua colheita, já que corremos o risco de, em fazendo isto, apodrecer os seus frutos. Assim, a maior lição que pode ficar para 2013 é que devemos continuar com o projeto – cursinho da 12ª DIRED, pois mesmo que os resultados não sejam ainda de excelência plena, com o nosso esforço e união, vamos torná-lo assim.” (Professor Osmar Negreiros – História). 

NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – agradece a todos os envolvidos no projeto idealizado pela professora Betania Ramalho – secretária de Estado da Educação e da Cultura, e posto em prática através do piloto DIRED Vest – pelo empenho, pela dedicação e contribuição para uma educação mais igualitária e que esteja ao alcance de todos. 

Nenhum comentário: