(Clique na imagem para ampliá-la) |
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC – está patrocinando a ida de 09 (nove) alunos, 03 (três) professores-orientadores e 02 (técnicos) das escolas públicas da 12ª Diretoria Regional de Educação e Desporto, para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo – SP, no campus da USP (Universidade de São Paulo), no período de 11 a 16/03/2013.
Os trabalhos dos alunos foram premiados na II Feira de Ciências para todos no Semiárido Potiguar, realizada nos dias 18 e 19/10/2012, numa avaliação feita por professores e estudantes de pós-graduação da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido) e IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte).
Professoras Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED e Betânia Ramalho - Secretária de Estado da Educação e da Cultura |
As professoras Betania Leite Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura e Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – não mediram esforços para que os alunos e seus respectivos professores-orientadores possam participar de um evento científico tão importante, e que proporciona aos alunos, mostrarem seus projetos para à comunidade científica - e aos visitantes -, popularizando, com isso, um momento da ciência.
Os trabalhos dos alunos das escolas da circunscrição da 12ª DIRED foram premiados entre mais de 150 projetos apresentados de 06 (seis) DIREDs participantes, que compõem 67 municípios e 96 escolas do Ensino Médio, perfazendo um total de 643 alunos e 181 professores orientadores.
A Secretaria de Educação disponibilizou – para cada aluno/professor/técnico –, as condições necessárias para as passagens (ida e volta), inscrição, traslados, hospedagem e alimentação.
Abaixo, um resumo, com fotos, dos participantes:
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Escola: EE Rui Barbosa
Município: Tibau
Trabalho: Reaproveitamento de Fumaça na Hidroponia
Orientador: Carlos Antônio Barros e Silva Júnior
Alunos: Francisca Maiane da Silva,
Francisco Neílson de Souza e,
Richard Ramon Medeiros.
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Escola: EE Eliseu Viana
Município: Mossoró
Trabalho: Comparação do Rendimento do Biodiesel a partir dos Óleos Residuais de Frituras
Orientador: Lindeberg Ventura de Sousa
Alunos: AnaYasmim de Oliveira
Daniel,
Sátiro Silva
Rayomara e,
Radna de Araújo Pereira
(Clique na imagem para ampliá-la) |
Escola: EE Moreira Dias
Município: Mossoró
Trabalho: O Uso da Raspa da Casca do Juazeiro no Tratamento Dentário
Orientador: Maria do Socorro de Sousa Freire Costa
Alunos: Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva,
Thaís de Oliveira Almeida e,
Taianny de Oliveira Almeida
NOTA DA 12ª DIRED:
FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desenvolve-se o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
São objetivos da FEBRACE:
• Estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
• Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.
• Criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.
FEIRA DE CIÊNCIAS PARA TODOS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR
Quando o projeto começou?
Baseado em observações feitas em feiras de ciências nos Estados Unidos, onde os projetos - mesmo os mais simples - eram realizados usando a metodologia científica, surgiu a ideia de estimular o uso da metodologia científica de investigação nos projetos de feira de ciências nas escolas de Ensino Médio da circunscrição da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte.
Foi então, a partir desta experiência, que entre 2005 e 2008 foi desenvolvido o projeto MÉTODOS, realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento do espírito científico nos alunos de escolas públicas por meio da capacitação de seus professores na utilização do método científico.
Este projeto, realizado no âmbito da 12ª DIRED (Diretoria Regional de Educação) constou de três etapas: a primeira foi a capacitação de professores. A segunda foi a realização de uma feira de ciências envolvendo as 29 escolas da 12ª DIRED, propondo o desafio de utilizar o método científico em todos os trabalhos apresentados. A terceira etapa consistiu na produção de um livro: "Metodologia Científica ao Alcance de Todos", no qual a metodologia científica é apresentada de forma lúdica, com uma linguagem e apresentação bem atrativas, a fim de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens. A ideia é que este livro possa contribuir para elevar a qualidade das feiras de ciências no Brasil.
Os objetivos do Projeto:
Despertar nos alunos de Ensino Médio do semiárido nordestino a curiosidade científica e prepará-lo para apresentar seu trabalho usando o método científico na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Participam deste projeto aproximadamente 100 escolas de ensino médio dos 67 municípios das seguintes Diretorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: 8ª (Angicos), 11ª (Assu), 12ª (Mossoró), 13ª (Apodi), 14ª (Umarizal) e 15ª (Pau dos Ferros).
(Clique na imagem para ampliá-la) |
O QUE É UMA FEIRA DE CIÊNCIA?
A feira de ciências da escola é o momento fundamental deste projeto, pois é nesta feira que todos os alunos podem participar e têm a oportunidade de realizar experiências, desenvolver sua criatividade e curiosidade científica. Uma feira de ciências é uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou levantamentos realizados por alunos, sob a orientação de um professor. Para realizar essas pesquisas o aluno deve seguir o método científico.
Fontes: www.cienciarn.com.br e febrace.org.br
Fontes: www.cienciarn.com.br e febrace.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário