Aconteceu nos dias 22 e 23/07/13, no Campus Central da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), no laboratório de informática da SEDIS (Secretaria de Educação à distância), a formação dos tutores presenciais do Curso Aluno Integrado 2013.2.
O Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Projeto Aluno Integrado 2013.2, uma ação do MEC em parceria com a SEDIS/UFRN e SEEC/RN por meio do Proinfo Integrado / CODESE – SUEM, está em sendo cumprido de acordo com as diretrizes do MEC, em consonância com as especificidades locais para atender nesse semestre 600 estudantes dos 1º e 2º anos de 60 escolas estaduais do Ensino Médio definidas anteriormente pelos setores envolvidos.
Foram selecionados 20 (vinte) tutores presenciais para atenderem, no mínimo, semanalmente, 30 (trinta) estudantes, de 3 (três) escolas em até 3 (três) municípios durante 02 (dois) meses (podendo ou não se estender por mais dois) e que ficará ficará condicionado a esse atendimento de 30 estudantes/semanalmente.
A recepção foi feita pela coordenadora da equipe de tecnologias/PROINFO da SEEC – Zelda Caldas que apresentou aos tutores presenciais a cúpula da UFRN que coordenará o curso e, também, a sua equipe de técnicos que trabalhará conjuntamente com os outros segmentos.
COORDENAÇÃO DA UFRN:
• Carmen Rêgo – Secretária da SEDIS
• Humberto Rabelo – Coordenador do Curso
• José Antonio Crives – Supervisor Financeiro
COORDENAÇÃO DA SEEC:
• Zelda Caldas – Coordenadora da Equipe de Tecnologias Educacionais do PROINFO/RN
• Paulo Carapuça – Multiplicador (NTE Kennedy)
• Socorro Brasil – Técnica pedagógica – Equipe de Tecnologias Educacionais
AS FALAS:
Carmen Rêgo - Secretária da SEDIS |
Os tutores presenciais |
A secretária da SEDIS... |
... mostrou a importância do trabalho... |
... desenvolvido pelos professores que são a ponte entre a coordenação, o tutor a distância e o aluno |
Umberto Rabelo - coordenador Geral do Curso Aluno Integrado (UFRN) |
Jacqueline Dantas (Natal) |
Maria José (Natal) |
Artur Luiz (Pendências) |
Adriana Limeira (Parnamirim) |
Luiz Lopes (Pau dos Ferros), Jacira Brás (Pau dos Ferros) e Reinaldo Martins (Angicos) |
Reinaldo Martins (Angicos), Enilton Ferreira (Mossoró) |
Elizângela Dantas (Assu) |
Francisco Martins (João Câmara) |
Ivanês Oliveira (Jardim do Seridó) |
Maria Francilene (Caraúbas) e Maria Cláudia (Umarizal) |
Os tutores socializaram... |
... suas experiências... |
... e ouviram do professor Rudson (doutorando em Letras) o relato de sua criação: a disciplina - na rede pública de Natal - Intercompreensão das Línguas Românicas com o Uso das TICs... |
... e do professor Reinaldo (Angicos) sobre tutoria presencial e a distância |
Depois das apresentações, a formação teve início com a apresentação de um vídeo denominado: Curso Qualificação em Tecnologias Digitais – Projeto Aluno Integrado.
Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo:
Em seguida, cada um dos tutores falou sobre suas experiências com o ensino a distância e, especificamente, com a tutoria presencial e a distância do curso Aluno Integrado.
Após o almoço, a técnica da SEEC, Socorro Brasil, apresentou a plataforma e-proinfo, detalhando cada espaço a ser explorado pelos coordenadores, tutores (a distância e presenciais) e cursistas, conforme especificado abaixo:
Apresentação do Sistema
• Acessando o sistema
• Usuário e senha
• Esqueceu a senha
• Bloqueio e desbloqueio de senha
• Acessando espaço usuário – meu espaço
Acessando a Turma
• Ferramentas de comunicação
• Fórum
• Bate-papo Espaço de Turma
• Bate-papo Espaço de Turma
• Ferramenta conteúdo
• Acervo
• Atividades
• Módulo
• Portfólio
Controle Acadêmico
• Desempenho (Aluno)
No segundo dia da formação, a técnica Socorro Brasil continuou a apresentar o sistema:
Ferramenta de Gestão
• Geração de senha
Ferramentas de Apoio
• Agenda
• Notícias
• Estatísticas
Relatório
• Aluno
• Turma
Espaço de Usuário
• Documentos exigidos
• Visualizando estratos de notas
Outras Ferramentas
• Informações complementares
No final, os coordenadores das equipes SEDIS/SEEC deram as últimas informações de ordem prática para os tutores presenciais:
• Calendário do Curso
• Relatório Mensal
• Recebimento de Bolsa
• Ajuda de custo para Deslocamento
FOTOS DA TURMA:
NOTA DA 12ª DIRED:
Da diretoria regional da 12ª DIRED participaram o professor e jornalista Raimundo Antonio e o técnico do NTE Jerônimo Rosado, Enilton Ferreira.
As escolas da 12ª DIRED e seus respectivos tutores:
• Raimundo Antonio de Souza Lopes
E. E. Coronel Solon – Grossos: 10 alunos
Centro Educacional Prof. Eliseu Viana – Mossoró: 10 alunos
E. E. 30 de Setembro – Mossoró: 10 alunos
• Enilton Ferreira da Silva
E. E. Gilberto Rola – Maisa: 10 alunos
E. E. Jerônimo Rosado – Mossoró: 10 alunos
E. E. Prof. Abel Freire Coelho – Mossoró: 10 alunos
O papel do tutor presencial:
O tutor presencial tem a relação direta com o aluno, auxiliando-o no manuseio e na aproximação dos conteúdos. Ele administra ainda situações de conflito, de euforia, desânimos e rotinas, tendo que manter o aluno motivado e ativo em seus estudos.
A figura do tutor presencial, a quem compreende a função de ser facilitador e mediador da aprendizagem, além de ser motivador é orientador da rotina acadêmica. A atividade de tutoria, no âmbito da educação, diz respeito ao acompanhamento próximo e à orientação sistemática de grupos de alunos realizada por pessoas experientes na área de formação.
No sistema de EAD, o tutor presencial tem um papel relevante, pois é por meio dele que se garante a inter-relação personalizada e contínua do estudante no sistema e se realiza a articulação necessária entre os elementos do processo e a consecução dos objetivos.
O tutor é o orientador da aprendizagem. É aquele que apoia a organização didático-pedagógica do estudo a distância, promove a participação ativa do aluno, incentiva e orienta na elaboração do plano de estudos, acompanha e/ou facilita a aprendizagem; incentiva a participação do aluno em interatividade; disponibiliza informativos relevantes, calendários acadêmicos e de reprises, cronogramas de avaliação; arquiva e/ou envia documentações necessárias; etc.
Texto pesquisado por Maria Cláudia Câmara, em 25/07/2013, disponível em:
Conteúdo Programático:
O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos totalizando uma carga horária de 120 horas:
- Introdutório,
- Hardware,
- Sistemas Operacionais e,
- Manutenção de Computadores.
Módulo 01
- Introdutório:
Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas:
- Educação a Distância,
- Sociedade em rede e
- Evolução da Informática.
Módulo 02
- Hardware:
Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades:
- Introdução ao Hardware,
- Processador,
- Memória RAM,
- Componentes Gráficos e Barramentos.
Módulo 03
- Sistemas Operacionais:
Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades:
- Introdução aos Sistemas Operacionais,
- Gerenciamento de Processos,
- Gerenciamento de Memória,
- Gerenciamento de Arquivos,
- História dos Sistemas Operacionais e
- Sistemas Operacionais Modernos.
Módulo 04
- Manutenção de computadores:
Propõe uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são:
- Adote uma postura preventiva,
- Upgrade de componentes,
- Resolução de problemas de hardware e
- Erros típicos de montagem.
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