Realizou-se, dia 25/07, no Campus Central do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) em Natal/RN, a I Conferência Livre em Educação do Campo e Diversidade que desencadeou discussões sobre as necessidades, preocupações e propostas para a melhoria da Educação.
A I Conferência teve como objetivos:
A I Conferência teve como objetivos:
• Discutir a política de educação do campo e diversidade nos contextos da Conferência Estadual de Educação e da CONAE 2014, com enfoque em ações e estratégias para o Rio Grande do Norte;
• Sistematizar e encaminhar propostas para serem incorporadas ao documento referência da Conferência Estadual;
• Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar os sistemas articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação (inicial e continuidade) dos trabalhadores em educação;
• Propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação dos Planos Municipais e Estadual de Educação – PME com base no Sistema Nacional Articulado de Educação;
• Discutir as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, dentro de uma perspectiva orgânica e republicana da educação;
• Propor parâmetros e diretrizes, no âmbito do Estado do RN, para contribuir com a avaliação e a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem;
• Subsidiar a Conferência Estadual e Nacional com o encaminhamento de propostas que visem à construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação.
A I Conferência começou com uma apresentação cultural. O funcionário público estadual, José Acaci – cordelista – que brindou o público presente com seus cordéis e suas músicas voltadas para a educação do campo.
Cordelista José Acaci |
A poetisa Geralda Efigênia declamou a poesia de cordel “Educação do Campo”, versos que exaltam a luta do homem do campo pelo seu espaço social livre da dominação das elites.
Poetisa Geralda Efigênia |
Com a chegada da Secretária de Estado da Educação e da Cultura – professora doutora Betania Leite Ramalho – foi dado inicio à solenidade e à composição da mesa de abertura.
Professora Betania Ramalho (2ª da direita para a esquerda) - Secretária de Estado da Educação e da Cultura |
Auditório do Campus Central da IFRN/RN... |
... na I Conferência Livre em Educação do Campo |
A cerimonialista da Secretaria de Educação chamou a coordenadora estadual da Educação do Campo, Ednaide Rego, para fazer uso da palavra
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Coordenadora Ednaide Rêgo |
A coordenadora começou a sua fala agradecendo a presença de todos e, em especial, a dos professores que trabalham diretamente com o colono, e exaltou a quantidade de profissionais ligados à Educação do Campo, agradecendo o empenho de todas as equipes da Secretaria de Educação – para a realização do evento – e dos Movimentos Sociais. “A Educação vive, no presente, momentos de prazeres, pois está implementando projetos e ações, de forma coletiva, com as escolas nas comunidades indígenas, quilombolas e rurais”, disse.
A coordenadora estadual da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura terminou a sua fala dando uma boa notícia aos presentes: a 2ª oferta de Especialização em Educação do Campo.
Coordenador Marcos Cléber - CODESE |
Em seguida, fez uso da palavra o coordenador da Subcoordenadoria do Desenvolvimento Escolar – CODESE –, professor Marcos Cléber, que humanizou o espaço com a dinâmica de olhar para a pessoa da sua direita e, em seguida, dar um abraço. Terminou mostrando a necessidade de se fazer um trabalho coletivo voltado para o diálogo e a participação de todos.
Coordenadora Márcia Gurgel |
Diretor do IFRN - José Arnóbio |
Depois falaram a professora da UFRN – Márcia Maria Gurgel – e o diretor geral da IFRN – José Arnóbio Filho.
professora Betania Ramalho |
Por último falou a professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura – que reconheceu o protagonismo dos Movimentos Sociais no Brasil e enfatizou que a “questão da diversidade não deve ser apenas tratada com retórica” e terminou a sua fala dizendo que “precisamos reagir em prol de um projeto que consolide as ações voltadas para o homem do campo”.
Após a fala da Secretária, a cerimonialista desfez a mesa das autoridades e convidou a todos para a palestra Cidadania, Vulnerabilidade Social e Educação do Campo, com o professor da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido – Ângelo Magalhães Silva, que falou sobre os efeitos causados pelas grandes incorporações ao homem do campo.
A professora Ednaide Rêgo coordenou a mesa... |
... da palestra do professor Ângelo Magalhães Silva |
Professora Kize coordenou a mesa do palestrante... |
• 70% das 1,2 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, no mundo, habitam a área rural.
• 80% dessas áreas rurais estão localizadas na América Latina.
... Márcio Adriano Azevedo... |
“Estamos aqui para dizer que queremos uma política voltada para o ser e não uma política voltada para o Mercado”, disse o professor.
... na sua fala aos participantes |
O palestrante trouxe outros dados, relacionados aos desafios que as Escolas do Campo enfrentam, que compartilhou com os presentes:
• 1,4% dos estabelecimentos têm laboratórios de informática
• 1,1% dos estabelecimentos têm internet
• 28,5% dos estabelecimentos não têm energia elétrica
• 2,6% dos estabelecimentos têm sala para TV e vídeo
• 9% dos estabelecimentos têm TV/vídeo/parabólica
Ao término das palestras, abriu-se o debate:
Os palestrantes e... |
... e suas coordenadoras |
Os participantes... |
... interagiram... |
... com reflexões, questionamentos e perguntas |
Na parte da tarde, a partir das 14h00min, a I Conferência Livre em Educação do Campo e Diversidade passou para os seus colóquios por eixos temáticos:
• Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
• Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
• Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
• Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
• Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
• Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
• Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
OUTRAS FOTOS:
Professoras da Educação do Campo na Serra do Mel/RN: Teresa Cristina e Antônia Farias |
Da esquerda para a direita: os professores Roberto de Araújo e Edson Moreno (EE padre José de Anchieta) e a sindicalista rural Ana Maria. Todos do município da Serra do Mel/RN |
As estagiárias do Curso de Pedagogia... |
... da UERN: Sandra (esquerda do primeiro plano) e Sibelly (direita do primeiro plano) |
O cordelista José Acaci (ocordeldoacaci.blogspot.com) - espaçodocordel@gmail.com |
e a poetisa Geralda Efigênia (wwwgeraldaefigenia.blogspot.com) |
Zelda Simplício Sales - NTE - coordenando os trabalhos de assessoria e recepção |
Equipe de profissionais do volante das DIREDs. Da esquerda para a direita: São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros (Jerônimo), Pau dos Ferros (Laércio) e Nova Cruz (Seu João) |
Ramalho, Antonia Farias, Seu Jorge "Vanzinho" e Francione (Em pé). Magali Delfino e Raimundo Antonio (sentados) |
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