As professoras participantes, como cursistas, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – foram recebidas, sábado, dia 06/07, no III Encontro, pelo monitor do Mais Educação e professor de música, João Gavião, com autênticas músicas de forró pé-de-serra, uma homenagem ao mês de junho e ao seu poeta maior: Luiz Gonzaga – o Rei do Baião.
Assim, as professoras já se dirigiam para as suas salas com o espírito junino encarnado nas lembranças de tempos em que a fogueira, o milho verde, a pamonha e as quadrilhas improvisadas eram celebradas com as brincadeiras montadas em cada bairro onde se morava.
A coordenação, na rampa que dava acesso às classes, recebia cada uma e encaminhava-as para as suas respectivas salas de aula. Os cuidados com a distribuição dos materiais disponibilizados, os CDs e pen-drives para serem colocados nos projetores multimídias e notebooks, davam a dimensão do empenho e da dedicação com que o Pacto é tratado na 12ª DIRED; da mesma forma, a verificação de frequência de cada uma das cursistas mostrava o compromisso para com o controle de quem recebe conhecimentos e transforma isso em aprendizagens que acabam transbordando na sala de aula, fazendo valer o esforço do governo em investir em formações, premiando, das três formas (bolsa, capacitação e resultados), o professor que lida diretamente com a alfabetização. E quando se tratava de novas cursistas, a coordenação fazia questão de ir deixá-las em suas respectivas salas e apresentá-las, em seguida, para o restante da turma.
Neste III Encontro, a parceria com a Escola Estadual Jerônimo Rosado cria, cada vez mais, alicerces mais profundos. A diretora da instituição - Fátima Rocha - se torna colaboradora e se faz presente dando apoio e, com a ajuda de seu fiel escudeiro – “seu Henrique” – ajudam no que for preciso.
Nas salas, cada formadora esperava a sua cursista com um kit ecologicamente correto: bolsa de pano, livros didáticos e garrafa para armazenamento de água em substituição ao copo descartável – o meio ambiente agradece!
A logística se completou na preocupação com o ambiente de estudo em geral: os corredores vazios e silenciosos acusavam a falta de interesse do cursista em permanecer fora de seu habitat natural, ao mesmo tempo em que parabenizavam as dezenas de vozes que se multiplicavam em sinapses interativas que vinham das salas de aula.
“Uma das coisas que consideramos essenciais para o sucesso dos Encontros é o cumprimento dos horários preestabelecidos na pauta de aula. Por isso, as dinâmicas fluem, os debates são riquíssimos e, portanto, proveitosos, e cada formador consegue, por outro lado, repassar todo o seu conteúdo de forma organizada e prazerosa”, disse a coordenadora Maria Helena Maia.
Neste ambiente de tranquilidade e inter-relação pedagógica, com uma equipe capacitada de professoras formadoras (Joana, Décima, Socorro, Zilma, Sandra, Lúcia e Sueleide), capitaneadas pelas coordenadoras Helena Maia e Judivânia Fernandes, todos trabalharam para acabar o analfabetismo dos anos iniciais na circunscrição da 12ª DIRED.
O KIT ECOLÓGICO
(Clique na imagem para ampliá-la) |
AS SALAS
SALA SANDRA DIÓGENES
14 cursistas – multisseriada
23 cursistas – 1º ano
21 cursistas – 1º ano
22 cursistas – 2º ano
21 cursistas – 2º ano
25 cursistas – 3º ano
25 cursistas – 3º ano
Em virtude de um compromisso anteriormente marcado, a coordenadora Maria Augusta Maia Marques não pôde estar presente no dia do III Encontro, porém a sua contribuição se deu, desta vez, na semana de preparação da logística para o encontro.
As fotos publicadas foram cedidas, gentilmente, ao blog pela coordenadora Helena Maia.
Um comentário:
PARABÉNS ao professor Raimundo pela excelente cobertura dada a 12DIRED, informando continuamente os momentos de AÇÕES da mesma, isso é muito importante para a nossa sociedade.
Postar um comentário