quarta-feira, 3 de julho de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 03/07/13


  • RESULTADO DA FASE ESTADUAL DO “PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO” 

A Subcoordenadoria de Ensino Médio – SUEM – responsável por divulgar, orientar e selecionar os Projetos de Lei como critério de seleção para a décima edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro – 2013 – agradece a todas as DIREDs que fizeram representar numa verdadeira demonstração de implementação de uma educação cidadã. 

Uma banca examinadora com representação da CORE e SUEM selecionou, dentre 12, os 05 Projetos de Lei que serão enviados ao CONSED e, posteriormente, à Câmara de Deputados para análise final e indicação do JOVEM PARLAMENTAR RN 2013

Assim, apresentamos e parabenizamos às DIREDs e os nossos candidatos 2013: 

DIRED: E.E. Eliah Mai do Rego = Francisco Clezimar de Oliveira Júnior 

DIRED: E.E. Maurício Freire = Rômulo Matheus Rosa Ferreira 

DIRED: E.E. Profª Terezinha Carolino de Souza = Vinícius da Costa Mandú 

12ª DIRED: E.E. Profª Aída Ramalho = LARISSA LIMA SILVÉRIO 

Colégio JELM: Pedro Lucas Paulino Tôrres 

Nossos votos de parabéns ao trabalho das Diretorias Regionais de Educação, às escolas e aos Jovens candidatos a Jovem Parlamentar do estado do Rio Grande do Norte empoderados na visão de cidadãos críticos-reflexivos que propuseram soluções para os problemas dos seus municípios, estado e país. 

EQUIPE SUEM 

Obs: Parlamento Jovem Brasileiro 2013 

"Você tem perfil para mudar o País." A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2013. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A edição de 10 anos do PJB será realizada entre 22 e 27 de setembro, e vai reunir estudantes de todos os estados. 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. 

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. 

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. 

O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. Qual é o tema do seu interesse? 

A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua. Para saber como se inscrever, ver informações sobre o processo seletivo e consultar o número de vagas por estado, acesse o manual de procedimentos do PJB 2013. Todas as informações estão no link "2013", na coluna à esquerda. 

Este ano, inovamos com a criação de um novo canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço:






  • "PROJETO BIBLIOTECA PARA TODOS" 


Assunto: PNLD/2014 

Sr (a). Diretor (a), 

Comunicamos que o Guia de livros didáticos - PNLD/2014 - anos finais do Ensino Fundamental já está disponível no site: www.fnde.gov.br. Nele constam todas as informações necessárias para o passo a passo do processo de escolha. 

Divulguem entre as escolas que ofertam do 6º ao 9º anos para que os professores analisem com cuidado as resenhas constantes no Guia e optem pelas obras que melhor atendam ao projeto político pedagógico da escola e que melhor se adaptem à realidade de seus alunos. 

Contamos com a colaboração de todos. 

Erileide Rocha 

Obs.: Biblioteca para Todos 

MISSÃO 

Funcionar como suporte pedagógico, integrado ao currículo escolar, na formação de leitores competentes e cidadãos. 

OBJETIVO GERAL 

Contribuir com a consolidação de uma política de leitura para o estado do Rio Grande do Norte, assegurando a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, o uso qualitativo das bibliotecas escolares e comunitárias fortalecendo o ecossistema educacional, com desdobramentos na sala de aula e no currículo escolar, desenvolvendo a competência leitora dos alunos, a fim de favorecer o aprendizado e diminuir o índice de reprovação e evasão escolar. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

• Apoiar a todos os estudantes na aprendizagem prática de habilidades para a avaliação e uso da informação, independente da forma, do formato ou mídia, incluindo com sensibilidade aos modos de comunicação dentro da comunidade. 

• Fornecer acesso a recursos locais, regionais, nacionais e globais e a oportunidade para que os estudantes exponham diferentes idéias, opiniões e experiências. 

• Organizar atividades que estimulem a sensibilidade e a consciência cultural e social. 

• Trabalhar com estudantes, professores, administradores e pais para realizar a missão da escola. 

• Proclamar a ideia de que a liberdade de expressão e o acesso à informação são essenciais à efetiva e responsável cidadania e participação na democracia. 

• Proclamar a leitura, recursos e serviços da Biblioteca a toda a comunidade escolar e à comunidade externa. 

Mais informações, acessar: 





GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR - CODESE SUBCOORDENADORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL – SUEF 

Sr (a) Diretor (a) 

Informamos que o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) recebe inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), até 09 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. 

A competição acontecerá em cinco fases online, com duração de uma semana cada, e uma etapa presencial, entre equipes compostas por três estudantes e, obrigatoriamente, um professor de história. 

Entre as novidades deste ano, está a realização de um curso on line de formação continuada para os professores orientadores das equipes e que deverá abranger participantes em todos os estados brasileiros. 

O curso ocorrerá simultaneamente à realização das fases online da prova e estará disponível a todos os professores interessados. As inscrições também acontecem pela internet, no site da Olimpíada:


A taxa de inscrição é de R$ 21,00 reais para as equipes de escolas públicas e R$ 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor orientador). 

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de honra ao mérito – e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas. Solicitamos que essas informações sejam divulgadas às escolas dessa jurisdição. 

Cordialmente, 
Arandi Robson Martins Câmara 
Subcoordenador do Ensino Fundamental 


Nenhum comentário: