segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS DIAS 24 e 25/10/2013 – SERRA DO MEL/RN


O professor se deslocava de sua cidade para a Serra. Ia, como costumeiramente faz, repassar suas experiências cognitivas, próprias de quem estudara o aceitável para exercer o cargo, para os alunos dos Saberes da Terra – das várias vilas que compunham o município da Serra do Mel/RN – na certeza de que, fazendo assim, estaria, também, absorvendo o conhecimento de mundo – e até formal – daqueles que são, no momento, a sua principal fonte de inspiração, comprometimento profissional e prazer em mediar esse mesmo conhecimento.

O carro rasgava a escuridão e buscava no horizonte – entre o Céu e a Terra – o caminho mais perto para chegar ao seu destino tantas vezes percorrido nesses últimos 11 meses de aprendizagens. Na bolsa de trabalho, o professor levava a sua avaliação. Depois de vários exercícios, repetidas observâncias de introdução ao mundo matemático e depois de tantos testes sobre as quatro operações, desta vez tinha chegado a hora da famosa prova. Aquela que, embora se diga que avalia o conhecimento do aluno, eleva, muitas vezes a temperatura, dá tiques nervosos e faz com que o coração bata mais forte, talvez dificultando o raciocínio, a lógica e, principalmente, a capacidade de discernimento – embora isso varie – de cada um que irá participar dessa sabatina. 

Já na vila Rio Grande do Norte, o número de alunos que vieram de suas vilas – algumas distantes 5, 10, 15 e até 20 quilômetros de distância – era perfeitamente compatível com os esforços que cada um fazia para estar, depois de um dia de labuta árdua, ali, na sala de aula para receber e, como no caso presente, demonstrar, através de um famigerado teste, o quanto tinha aprendido naqueles meses – isto em menos de 3 horas de avaliação – sobre algarismos, problemas, cálculos, propriedades e fórmulas.


Divididos em grupos, eles se dispuseram à vontade do mestre. Cada um, rápido ou um pouco mais lento, ia procurando os atalhos ensinados e marcavam, após montarem e resolverem, os itens solicitados na bendita avaliação.


No final, sucesso total. A cara de satisfação, a descontração percebida, o orgulho de ter conseguido fazer o que fora pedido dava a certeza, ao educador, de que vale a pena enfrentar os riscos, as intempéries semanais, a distância (cerca de 80 quilômetros) – nem sempre percorrida com a tranquilidade desejada – e dar a sua contribuição para uma vida mais justa, mais independente e, socialmente, mais estável ao homem do campo. 

NOTA DA 12ª DIRED (1): 

Na quinta-feira, dia 24 de outubro, a Escola Estadual Padre José de Anchieta fez a solenidade de encerramento do Curso de Noções Básicas de Direito, ministrado pelo doutor Aldo Araújo e dado, gratuitamente, aos alunos da referida escola.

A Mesa de Autoridades, tendo em destaque (em pé) o doutor Aldo Araújo
O ato foi marcado pela entrega de certificados aos participantes, tendo sido preparado, na Sala de Multimídia, pelos alunos Josué, Ruan e Marina – encarregados da ornamentação -, tendo como cerimonialista uma ex-aluna da escola, Edna Moreno, hoje aluna da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Os alunos que ornamentaram o recinto para o evento: Marina,  Ruan e Josué e a cerimonialista Edna Moreno (em primeiro plano)
O doutor Aldo Araújo é da Serra e ex-aluno da Escola Estadual Padre José de Anchieta, tendo sido o 1º presidente do Grêmio Estudantil. Disponibiliza parte do seu tempo, todos os anos, para ministrar este curso para os alunos da sua ex-escola, desta forma contribuindo para que eles recebam orientações básicas e saibam mais sobre os seus direitos constitucionais.

Doutor Aldo Araújo - ministrante do Curso de Noções Básicas de Direito
Presentes, na ocasião do ato solene – e compondo a mesa de autoridades –, as seguintes personalidades: 

• Professor Roberto de Araujo – diretor da EEPJA e anfitrião do evento 
• Vereador Moabe Soares – representando o poder legislativo do município 
• Professor Raimundo de Araújo – vice-diretor da EEPJA 
• Professora Ana Paula Dantas – secretária geral da EEPJA 
• Doutor Aldo Araújo – ministrante do curso e amigo da escola

Mesa de Autoridades: em destaque o Edil Moabe Soares
ALUNOS PARTICIPANTES DO CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE DIREITO:

A procura pelo Curso de Noções Básicas de Direito...
... é bastante concorrida e esta é a turma do 2º semestre de 2013
NOTA DA 12ª DIRED (2): 

Nos dias 22 e 23/10/2013, os professores dos Saberes da Terra - da Serra do Mel/RN - deveriam estar participando de uma formação na cidade de Pau dos Ferros/RN, como preparação para uma Especialização na área de Educação do Campo, mas, infelizmente, por falta de organização, comunicação e comprometimento de quem coordena, os professores não ficaram sabendo e, muito menos, foram comunicados, em tempo hábil, de que deveriam se deslocar – de suas cidades – para tomarem parte nesta preparação riquíssima de conhecimento voltado para o homem do campo.


Nenhum comentário: