O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Na 12ª DIRED, a VII formação esteve voltada para o complemento da unidade 5, que reflete a importância da leitura e da produção de textos na alfabetização e está direcionado para o 2º ano do Ensino Fundamental.
A justificativa é que, na escola, é preciso trabalhar com textos de diferentes gêneros, mediando as situações em que as crianças tenham que ler e produzir textos para atender diversos propósitos, além de refletir sobre as finalidades, formas composicionais e recursos estilísticos característicos dos gêneros trabalhados.
Os objetivos da unidade são:
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do Letramento, com aprofundamento de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) do professor e outros textos publicados pelo MEC;
- Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
- Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
Privilegiadas são as pessoas, todas elas, que nasceram com o dom de ensinar. Umas têm o dom de ensinar aos maiores. Outras, aos que ficam logo abaixo, e tem aquelas que passam a vida inteira aprendendo, para poderem repassar, aos pequeninos, aquilo que conseguiram, com seus esforços, absorver de conhecimento. Essas, além de serem privilegiadas ainda são agraciadas com o melhor que a profissão pode dar: a vocação. São elas que, por exemplo, deixam suas casas, nos finais de semana, e vão, durante oito horas seguidas – sempre aos sábados – trocar informações, experimentar novas metodologias, mostrar as experiências exitosas já realizadas, aprimorar seus conhecimentos (Blog).
Em cada sala – representadas abaixo pelo nome de suas formadoras –, o número dessas pessoas privilegiadas e vocacionadas que se esforçam para levar, logo na segunda-feira subsequente, os novos modelos de aprendizagem:
SALA LÚCIA HELENA:
SALA SUELEIDE FERREIRA:
SALA SOCORRO BEZERRA:
SALA ZILMA MARQUES:
SALA DÉCIMA MARIA:
SALA JOANA TORRES:
SALA SANDRA DIÓGENES:
PROFESSORA MAGALI VISITA AS SALAS:
Com o intuito de esclarecer sobre a parte administrativa do programa, a professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - visitou as salas do PNAIC e fez os informes necessários |
PROFESSORA FORMADORA ZILMA MARQUES É HOMENAGEADA PELAS PROFESSORAS/CURSISTAS:
Antecipando a data comemorativa do Dia do Professor, as alunas da Sala Zilma Marques resolveram homenageá-la com algumas brincadeiras e, também, com um presente especial. Abaixo, fotos da comemoração surpresa:
As alunas fizeram uma paródia com a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, parabenizando a educadora e o programa:
Quando fomos convocados
Não sabia que era assim
Aprender muito em pouco tempo
Com tia Zilma a repetir
REFRÃO
O PNAIC é um programa
Muito cheio de saber
Se souber aproveitar
Muitos aqui "vamo" aprender
Todo sábado é assim
O dia todo a estudar
A cada encontro tem novidades
Zilma não cansa de repassar
Se você gosta de ler
Preste atenção que
Eu vou dizer
PNAIC é tudo que nos faltava
Para a criança alfabetizada
Assista ao vídeo produzido na sala Zilma Marques, clicando no link abaixo:
PAUTA DE TRABALHO - FORMADORA SOCORRO BEZERRA:
2 comentários:
A cada encontro do PNAIC percebe-se o empenho de todos os envolvidos.Agradeço a minha turma pelo carinho dedicado e a toda equipe PNAIC e peço a Deus que nos dê cada vez mais sabedoria nessa caminhada.Meu abraço!Zilma-Orientadora de Estudo.
Tenho acompanhado em vínculo profissional entre os professores e parabenizo a todas pela dedicação, competência e criatividade com que participam de cada uma das formações. A Educação precisa de professores vocacionados, imbuídos do espírito de verdadeiramente mediar o conhecimento e formar dignamente o cidadão. Acredito, pelo que tenho visto, o PNAIC da 12ª DIRED, seus professores formadores e cursistas caminham para isso. Um futuro social melhor para todos!
Blog.
Postar um comentário