segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

10º ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-SABERES DA TERRA-PROJOVEM CAMPO/IFRN/PAU DOS FERROS/RN

Dia 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia – padroeira de vários municípios do Rio Grande do Norte – dentre eles a cidade de Mossoró. Neste dia abençoado, que amanheceu sereno com os raios saindo timidamente no horizonte, os professores da Serra do Mel/RN empreenderam viagem para a cidade de Pau dos Ferros, distante cerca de 200 quilômetros de onde eles estavam. No caminho, infelizmente, a falta de chuva durante o período de inverno se fez notar nas localidades por onde o carro obrigatoriamente teve que passar. O quadro é um misto de terras secas alternado com pouquíssimo verde – onde ainda resta um pouco de água nos barreiros – que, em épocas de estiagem, servem como se fossem barragens e açudes para o nordestino sertanejo. Neste quadro tímido, os bovinos e equinos pastam, preguiçosamente, na selva seca, ruminando o pouco que comeram no dia anterior com o pouco que ainda resta onde são deixados. Os caprinos e ovinos tentam escalar os aclives existentes nas propriedades em busca de uma relva e vegetais mais apetitosos, enquanto que suínos procuram um pouco de água e terra para se banharem e as aves ciscam à procura de insetos e larvas. O caminho, embora sofrido aos olhos de quem conhece o drama da estiagem, carrega esperança nas áreas onde projetos de irrigação (com a perfuração de poços profundos) foram implantados.


É neste quadro singelo que os professores cruzam uma boa parte do semiárido potiguar e desembocam na “Tromba do Elefante” riograndense, precisamente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – polo Pau dos Ferros. A primeira parada, como sempre, é no refeitório da instituição. Lá é servido um café da manhã que abastece corpo e mente até o meio-dia de cada sábado de aula.


Em seguida, é a acolhida que é feita no auditório. Desta vez, o município que ficou responsável foi Cel. João Pessoa. Os professores e técnicos distribuíram o “Kit da Felicidade” e fizeram uma apresentação em forma de mensagem de Natal e Ano Novo. 







Logo após, os professores Luciano Dutra, Felipe Morais e a coordenadora Amélia Reis falaram, respectivamente, sobre os trabalhos pela manhã nas salas de aula (com a apresentação dos pré-projetos), os encaminhamentos do dia e sobre TCC, orientações, uso da biblioteca e acessibilidade em alguns municípios onde tem uma unidade do IF.




As Salas

Sala Luciano Dutra e Abreu Neto


Sala Márcio, Felipe Morais e Edson Filho


Apresentação das propostas...


Pau dos Ferros 1:
Agricultura Familiar


Água Nova 1:
Território, territorialidade e desenvolvimento: uma abordagem do processo de resistência e transformação nos 51 anos da história política de Água Nova/RN


Pau dos Ferros 2:
Sistemas de produção da agricultura familiar: identificando na comunidade do Perímetro Irrigado


Serra do Mel 1:
A vida produtiva dos alunos do ProJovem Campo – Saberes da Terra


Pau dos Ferros 3:
Economia solidária: uma nova perspectiva econômica para as famílias da comunidade do Perímetro Irrigado


São Francisco do Oeste 1:
Agricultura familiar no Sítio Arapuá: desafios e perspectivas


São Francisco do Oeste 2:
Empreendedorismo rural na comunidade do Sítio Arapuá



São Francisco do Oeste 3:
Educação do campo nas séries iniciais do Ensino fundamental nas escolas rurais do Sítio Arapuá


Pau dos Ferros 4:
O jovem rural no contexto da agricultura familiar: um olhar para o futuro do Sítio Engenho em Francisco Dantas



Janduís:
 Produção agro ecológica versus impacto socioeconômico: uma análise na comunidade de Permissão



Pau dos Ferros 5:
Sistema de produção apícola na comunidade do perímetro Irrigado: como se deu a produção de mel nos últimos anos de seca na comunidade do Perímetro Irrigado


Serra do Mel 2:
Economia solidária nas vilas Ceará e Paraíba



Martins:
Os impactos causados pelos grandes empreendimentos na comunidade do Sítio Canto (agricultura familiar e a forma de produção do Sítio Canto)  


Luiz Gomes:
Mandioca: uma alternativa para a economia familiar no município de Luiz Gomes


Almoço...



Água Nova 2:
A educação como meio de fortalecimento da identidade de homem do campo: um estudo de caso na comunidade de Serra das Almas



Portalegre:
Benefício dos projetos P1 + P2 na comunidade de Quilombola do Sobrado



Riacho de Santana:
Ler o mundo, interpretar o cotidiano e produzir textos: códigos e linguagens na educação do campo da turma Sol e Lua


Após a apresentação dos pré-projetos, os professores e técnicos se dirigiram para o auditório e, lá, todos foram convidados a subirem ao palco e, sem verem o que os seus companheiros, dos dois lados, estavam fazendo, criar em desenho, ou em poucas palavras, qual a sua imagem de infância.


Enquanto os professores e técnicos desenhavam em uma folha e/ou escreviam o que estavam “imaginando”, o professor Felipe Morais recitava versos de Drummond e Manoel de Barros sobre a infância.



Para dar mais motivação aos professores e técnicos e ênfase às imagens transportadas de suas mentes para os papéis-jornais, o professor Felipe colocou, em áudio, o som de Tom Jobim, cantando/declamando versos sobre o Tejo. No final, a socialização...


Repasses para o próximo encontro: 24/01/15...


Lanche...




Outras imagens...



O mais novo "saberiano" da turma
O descanso do guerreiro
Na volta, enquanto os fogos de artifício pipocavam nos céus dos municípios onde Santa Luzia é padroeira, os professores faziam o percurso daquela que é considerada a terra de Santa Luzia: Mossoró.


Um comentário:

Amélia Reis disse...

Parabéns, Raimundo. Para nós, profissionais do campus Pau dos Ferros, foi um prazer a oferta de um curso que tantas novas experiências tem nos proporcionado.