sábado, 6 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA 2ª ETAPA DO PNAIC DA 12ª DIRED

Aconteceu no dia 05/12, no período da tarde (a partir das 13h30min), o Seminário de Encerramento da 2ª Etapa do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –, para professores alfabetizadores no âmbito da 12ª DIRED.


Na chegada, os professores eram recebidos pelas coordenadoras do programa: Maria Augusta e Maria Helena. No hall, foram expostos banners, cartazes e pinturas, retratando várias etapas da formação nesses dois anos de programa.








Lá dentro, enquanto esperavam o início dos trabalhos, os professores se solidarizavam posando para as fotos do blog da 12ª DIRED...




Estagiários de Pedagogia da UERN


PROGRAMAÇÃO:

A cerimonialista do evento, a técnica Rosilene Miguel – departamento de Educação Física da 12ª DIRED – deu as boas-vindas aos participantes e convidou a todos, a partir daquele momento, a assistirem a programação de encerramento do PNAIC 2ª Etapa.


O Seminário foi aberto com uma apresentação cultural feita pelo grupo de balé da Escola Estadual Pres. Kennedy...




Em seguida, os alunos da Escola Estadual Francisca Martins subiram ao palco do auditório e entoaram canções natalinas e músicas da moda...




Quando terminaram as apresentações culturais, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – abriu oficialmente o Seminário, com um discurso que procurou enaltecer o trabalho desenvolvido por sua equipe pedagógica (coordenadoras do programa), por suas professoras orientadoras e, principalmente, pelas professoras alfabetizadoras, que disponibilizaram tempo e descanso dos finais de semana para se aprimorarem no ensino e aprendizagem do pacto.


Na programação, a Intervenção Pedagógica ficou a cargo dos alunos de Pedagogia da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – que apresentaram “O pedagogo e a sua Valorização no Processo de Aprendizagem”.

Os estagiários sendo apresentados pela professora orientadora Sueleide Ferreira


Logo após, os relatos de experiências das professoras alfabetizadoras com as suas respectivas professoras orientadoras:

Ø  2º anos: O PNAIC em sala de aula e sua contribuição na Educação Inclusiva, com a professora Aline Flávia da Costa Andrade.
Orientadora: Zilma Marques



Ø  Classe Hospitalar: O PNAIC viabilizando novas possibilidades na Classe Hospitalar, com a professora Hemaúse Emanuelle da Silva.
Orientadora: Sandra Diógenes



Ø  1º anos: Pacto – muitos olhares.
Orientadora: Socorro Bezerra/Lúcia Helena




Ø  3º anos: Experiências matemáticas no ciclo de alfabetização, com a professora Jardilene da S. Resende.
Orientadora: Décima Maria



   
 Por fim, o vídeo: Eduquem com muito Amor (clique em cima do vídeo para assistir).



Outras fotos...


A mais nova "pnaiquiana" da 12ª DIRED
A equipe do PNAIC da 12ª DIRED
COFFEE BREAK...







TCM ENTREVISTA...


Técnica Helena Maia - coordenadora PNAIC da 12ª DIRED

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED

Professora Hemaúse Emanuelle da Silva -  Classe Hospitalar
GAZETA DO OESTE TAMBÉM...




NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - no seu discurso de abertura parabenizou e agradeceu a todos os participantes do PNAIC, destacando o empenho das professoras alfabetizadoras (Na circunscrição da 12ª DIRED enquanto muitos descansavam da labuta semanal - repouso, por sinal, merecido -, os professores orientadores e cursistas das escolas públicas do estado prorrogaram suas atividades didáticas lá na Escola Estadual Jerônimo Rosado Maia - antigo Colégio Estadual. Estavam, mais uma vez, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – para, numa formação contínua, recuperar o espaço de tempo deixado na falta de incentivos, capacitações e, principalmente, motivações para o ensino e a aprendizagem), assim como, a competência e compromisso das professoras orientadoras (E, com isso, veio o equilíbrio. Este, dado por quem esteve mais junto, que mais contribuíram para que o sucesso fosse somatizado entre todas: as professoras/orientadoras. Elas se esforçaram, estudaram, planejaram, socializaram, reescreveram, multiplicaram, diversificaram e exigiram o cumprimento de cada passo, de cada detalhe, de cada tarefa, de cada ação a ser colocada em prática. E foi com a dedicação de cada uma delas – numa corrente inquebrável – que o resultado veio. Veio na melhor forma possível, em que se resgatou a autoestima, a motivação e o sonho de poder ver, num futuro próximo, uma nação inteira ser transformada pela educação pública de qualidade). Por fim, a professora agradeceu à sua equipe, dizendo: Quero registrar e agradecer a conscientização, organização e logística de trabalho das “Marias do PNAIC” (Maria Augusta, Maria Helena e Maria Judivânia). Elas receberam a incumbência de coordenarem o programa, junto à circunscrição da diretoria regional, e não decepcionaram: executaram as tarefas com zelo profissional, desprendimento pessoal e vocação educacional, sendo consideradas pilares pelas orientadoras e cursistas.


Nenhum comentário: