sábado, 23 de maio de 2015

II SEMINÁRIO DA 12ª DIRED: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

Aconteceu ontem (22), nas dependências do Hotel Villa Oeste – Salão Seridó –, no horário das 19h às 22h, o II Seminário em Preparação para as Feiras de Ciências: das escolas (setorial), da 12ª DIRED (regional) e da UFERSA (estadual), com o tema: A Pesquisa como Princípio Educativo, um assunto recorrente nos momentos de debates junto ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.


O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido Potiguar (UFERSA) e contou com a participação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas do Ensino Médio – de Mossoró e da Circunscrição.

O II Seminário promovido pela 12ª DIRED (em parceria com a UFERSA) teve como palestrantes os professores...

            Ivo Leite Filho - Universidade do Mato Grosso do Sul          
Ricardo Ferreira da Fonseca - UNED Juazeiro - CE                     
Joaquim Gonçalves Barbosa – colaborador da UERN

... mediados pelo professor Felipe Ribeiro, coordenador da Feira de Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, que, ao final do evento, lançou o livro “Como Organizar uma Feira de Ciências”.

Abaixo, os detalhes do Seminário...

RECEPÇÃO/CREDENCIAMENTO





O CERIMONIALISTA

Jornalista Carlos Adams - UFERSA
MESA DE AUTORIDADES/HINO NACIONAL


AS FALAS

Socióloga Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini - diretora da 12ª DIRED

Discurso da diretora Rina Márcia:

Em nome do magnifico reitor José de Arimatéa de Matos, cumprimento a todos da mesa.
Senhoras e senhores, boa Noite!
Sejam todos muito bem vindos ao II Seminário em Preparação para as Feiras de Ciências, que tem como foco: A Pesquisa como Princípio Educativo, organizado pela 12ª Diretoria Regional de Educação do RN, em parceria com a Ufersa. Evento importante, que se consolida como referência para a educação pública, no âmbito da 12ª DIRED e deste município, contribuindo significativamente para fomentar o espírito de pesquisa dos alunos e professores da Rede Pública de Ensino.
Senhoras e Senhores, este Seminário se impõe como grande estímulo para os professores que trabalham projetos voltados para as Feiras de Ciências, bem como, para colaboradores do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, uma vez que as suas ações estão inseridas no Pacto.
Gostaria de colaborar com a reflexão de todos, lembrando que são muitas as possibilidades que se abrem para a formação dos nossos alunos, quando lhes oportunizamos participarem de feiras de ciências locais, regionais, nacionais e internacionais, dando visibilidade aos projetos desenvolvidos nas escolas, elevando a autoestima dos alunos e professores e despertando o estímulo e a curiosidade para o desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Nesta oportunidade quero aplaudir o Programa de Extensão Ciências Para Todos da UFERSA por estimular o espírito de pesquisa dos alunos e apoiar, orientar e capacitar os professores. Quero parabenizar todas as escolas, todos os professores e todos os alunos, grandes beneficiários do êxito deste encontro e reiterar o compromisso do Excelentíssimo senhor Governador do estado do RN, do Secretário de Educação, da chefia da DIRED e de toda sua equipe técnica e pedagógica que acredita, valoriza e disponibiliza todo o apoio necessário para a manutenção e o sucesso de tão importante parceria.
Quero ainda, parabenizar e cumprimentar o Professor Felipe Ribeiro que, aproveitando espaço tão privilegiado, faz nesta noite especial o lançamento do seu livro “Como Organizar uma Feira de Ciências”.
Tenho certeza de que esta noite será para todos nós uma oportunidade de grande aprendizado.
Muito Obrigada!
Na sequência (de cima para baixo): Professores Josailton Fernandes de Mendonça (http://lattes.cnpq.br/3268848077045196), Ieda Maria Araújo Chaves Freitas - secretária de Educação de Mossoró e José de Arimatéa de Matos - reitor da UFERSA (http://lattes.cnpq.br/4949185130792167)
PÚBLICO-ALVO




O MEDIADOR DAS PALESTRAS

Professor Felipe Ribeiro -  pró-reitor de cultura e extensão da UFERSAemails do rio grande do sul
OS PALESTRANTES

Da esquerda para a direita: professores Ricardo Ferreira da Fonseca (UNED-Juazeiro/CE),  Ivo Leite Filho (Univ. MS), Felipe Ribeiro (UFERSA) e Joaquim Gonçalves Barbosa (colaborador UERN) 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DO PROFESSOR FELIPE

Professora Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo (UFERSA) fazendo a apresentação do livro  “Como Organizar uma Feira de Ciências”, do professor Felipe Ribeiro (UFERSA) 
 COQUETEL DE LANÇAMENTO

Cerimonial da UFERSA

Monitores do Mais Educação: voz e violão (Wellington e Elizeu)
 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS












No dia 23/05, das 7h30 às 11h30, na Escola Estadual Professor Manoel João, os professores foram convidados a participarem de uma oficina, cujo tema “Como Elaborar um Projeto Científico” reflete a preocupação dos organizadores em inserir os alunos do Ensino Médio no Método Científico. A participação, por parte dos professores da rede pública do estado – pertencentes à Circunscrição da 12ª DIRED –, superou as expectativas das vagas iniciais. Foi preciso ampliar o número de salas, anteriormente programadas, para dar vazão ao número de professores inscritos para as oficinas.

Abaixo, as salas com os seus respectivos professores formadores (UERN/UFERSA) e os orientadores de estudos do Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio, que colaboraram fazendo intervenções relacionadas à pesquisa como princípio educativo, muito explorado nos cadernos de estudos.

Sala 01
Formador: Altevir
Orientadoras: Gilneide Lobo (E.E. Martins de Vasconcelos) e Ilma Garcia (E.E. Jerônimo Rosado)



Sala 02
Formador: Edcarlos Leite (UFERSA)
Orientadoras: Dalvanir Marques (E.E. Dix-sept Rosado) e Edilma Silva (E.E. Aída Ramalho)


Sala 03
Formador: Darlan Dantas (UFERSA)
Orientadores: Tiago Barra (E.E. pres. Kennedy) e Madalene Freitas (E.E. José Nogueira)



Sala 04
Formadores: Felipe Ribeiro (UFERSA) e Ricardo da Fonseca (UNED/Juazeiro/CE)
Orientadoras: Francisca Filgueira (E.E. Cons. Brito Guerra) e Joseleusa Souza (E.E. Elita Monte)



Sala 05
Formador: Rodrigo Costa (UFERSA)
Orientadoras: Ana Carolina (E.E. Freitas Nobre) e Keyvilane Santos (E.E. prof. Manoel João)



Sala 06
Formadora: Andréa Bezerra (UFERSA)
Orientadores: João Lopes (CEJA Professor Alfredo Simonetti) e Gianny Barbosa (E.E. Moreira Dias)



Sala 07
Formadores: Valdir Alves (UERN) e Jonas Medeiros (UFERSA)
Orientadoras: Patrícia Fernandes (E.E. Rui Barbosa), Andréa Oliveira (CAIC – Abol IV), Edna Marques (E.E. Padre José de Anchieta) e Marlene Nogueira (E.E. Professor Abel Coelho)



SECRETARIA



PÁTIO


A diretora da 12ª DIRED, a socióloga Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini, esteve presente à Escola Estadual Professor Manoel João e visitou as salas onde estavam sendo ministradas as oficinas...





NOTA DA 12ª DIRED:

Currículo Lattes dos palestrantes:

IVO LEITE FILHO

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Estação Ciência-USP, onde gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição sob auspício da Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP. Prestou consultoria para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB. Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Vem atuando como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Está disseminando o Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Têm no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso (http://lattes.cnpq.br/0992331118215195)

RICARDO FERREIRA DA FONSECA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Regional do Cariri (2003). Atualmente é laboratorista do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, técnico em informática - Tecnocoop Informática Ltda, professor - Secretaria de Educação do Ceará e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. (http://lattes.cnpq.br/7776267079598097)

JOAQUIM GONÇALVES BARBOSA

Doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1978), graduação em Pedagogia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972) e graduação em Filosofia pela Faculdade Ciências e Letras de Lorena (1972). Foi professor e pesquisador na Universidade Federal de Mato Grosso no período de 1974 a 1992; Universidade Federal de São Carlos de 1992 a 2000; atuou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como professor, pesquisador no período 2001 a 2010 e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação desta Instituição no biênio 1998 a 2010. Foi líder do GEPEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Multirreferencialidade) criado em 2002 e encerrado suas atividades em 2010; vice-líder do GRIME (Grupo Interinstitucional de Multirreferencialidade e Educação). Atualmente atua como professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (http://lattes.cnpq.br/4049058992411561)

Observação:

O Seminário realizado no Hotel Villa Oeste (22/05) e as oficinas realizadas na Escola Estadual Professor Manoel João (23/05) foram idealizados pelos seguintes profissionais da educação:

Formadoras Regionais:
Goretti Silva (12ª DIRED) e Sidney Barbosa - Responsáveis pelo PNFEM

Colaboradoras:
Técnicas Edcleide Alves, Edileusa Campos e Elizete Amorim

Coordenação Geral:
Rina Márcia Benigno e Silva Ciarlini – diretora da 12ª DIRED
Felipe Ribeiro de Azevedo – pró-reitor de cultura e extensão da UFERSAemails do rio grande do sul

Nenhum comentário: