quinta-feira, 25 de junho de 2015

12ª DIRED PARTICIPA DE VÍDEOCONFERÊNCIA COM A SEEC


A 12ª DIRED participou, pela primeira vez, nesta terça-feira, dia 24/06, de uma videoconferência realizada entre as professoras coordenadoras da Educação Especial da Entidade, Vanda Maria Melo e Eliseuda Dantas, das técnicas do NAAS/H Potiguar (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Estado do Rio Grande do Norte) - ligado à SUESP (Subcoordenadoria de Educação Especial) -, Ivana Lucena e Adriana Márcia, que estavam acompanhadas do subcoordenador de Educação Especial, Joiran Medeiros, que deu as boas-vindas e elogiou a iniciativa das partes preocupadas em promover esta videoconferência, ultrapassando obstáculos, distância, tempo e custos, para inaugurar uma nova forma de interação entre ambientes de interesses comuns.


Presentes a este momento, os alunos Gabriel Costa Santos e Vinicius Costa Duarte (alunos da rede estadual de ensino) e seus pais Tobias Morais Santos e Horácio Duarte Júnior (respectivamente), além da diretora da 12ª DIRED Rina Márcia, que fez questão de prestigiar este marco primeiro para a Entidade que representa.


O objetivo principal desta videoconferência foi o de informar sobre local e horário da seleção dos alunos com altas habilidades, no programa Talento Metrópoles.


Segundo a técnica Ivana Lucena, por tratar-se de um programa exclusivo para alunos com altas habilidades, a equipe do NAAH/S foi convidada pela equipe organizadora do programa para colaborar com o encaminhamento dos alunos da rede estadual de ensino que apresentam esse perfil.

No telão, Ivana Lucena, Joiran Medeiros e Adriana Márcia
Ainda segundo ela, os alunos encaminhados pelo NAAH/S compõem dois grupos organizados por critérios de avaliação, em um processo de Triagem. O primeiro grupo é composto por alunos que já foram observados no espaço escolar com indicativos de AH/SD; o segundo grupo refere-se aos alunos que se destacam dentro de doze escolas da rede estadual de ensino em nossa capital a partir da aplicação dos Instrumentos de Triagem para identificação dos indicativos da AH/SD, oferecidos e orientados pelo NAAH/S.



A videoconferência terminou com uma apresentação, feita pelos alunos Gabriel e Vinicius, de um invento (drone) feito por eles.


NOTA DA 12ª DIRED:

NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S)

O NAAH/S é um espaço voltado para o atendimento às altas habilidades/superdotação dos alunos, nos estados e municípios brasileiros para identificar, atender e estimular o potencial criativo do aluno com altas habilidades/superdotação, matriculado no sistema público de ensino. Sua função é estimular e desenvolver as potencialidades criativas e o senso crítico dos alunos com altas habilidades/superdotação com o uso de recursos didáticos e pedagógicos, bem como profissionais com competência técnica para prover os desafios acadêmicos, sociais e emocionais e oportunizar o aprendizado. Para tanto, se organiza em três unidades: 

• Unidade de Atendimento ao Aluno; 
• Unidade de Atendimento ao Professor;
• Unidade de Atendimento à Família.

O objetivo do Núcleo de formação de profissionais é apoiar profissionais e professores da rede de ensino oportunizando o acesso a materiais de formação e disponibilizando recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos por meio de pesquisas e estudos. Os profissionais desse núcleo de acompanhamento devem realizar atendimento nas escolas onde os alunos estão matriculados e apoiar o processo pedagógico. Viabilizar a sistematização de cursos de formação continuada de professores e demais profissionais da educação envolvendo temáticas, tais como: 

• Identificação do comportamento do aluno
• Aprofundamento e enriquecimento curricular
• Organização dos critérios para o avanço e aceleração de estudos;
• Desenvolvimento das potencialidades dos alunos nas áreas de linguagem, artes, esporte e literatura, nas áreas de matemática, física, química e biologia e apoio emocional aos alunos. 

O objetivo do Núcleo de atendimento ao aluno é identificar as necessidades educacionais especiais dos alunos e prestar atendimento suplementar para que eles explorem áreas de interesse, aprofundem conhecimentos já adquiridos e desenvolvam habilidades relacionadas à criatividade, à resolução de problemas e raciocínio lógico, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, propiciando vivenciarem o processo de aprendizagem com motivação. Para impulsionar estas ações deverá realizar parceria com Instituições de Ensino Superior para:

• Ampliação das oportunidades educacionais para os alunos com altas habilidades/superdotação; 
• Desenvolver pesquisas, atividades, projetos e cursos com os alunos, professores e pais. 

O objetivo do Núcleo de apoio à família é orientar e apoiar a família, com vistas à compreensão do comportamento dos seus filhos e às condutas educativas dos pais, melhorando as relações interpessoais, criando um ambiente acolhedor e incentivando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO



Nenhum comentário: