sábado, 6 de junho de 2015

PACTO DO ENSINO MÉDIO, DA 12ª DIRED, REALIZA MAIS UM ENCONTRO

Dando continuidade aos encontros do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a 12ª DIRED realizou mais um deles, neste sábado, dia 06/06, no período matutino, na Faculdade de Medicina de Mossoró. Desta vez para o estudo do caderno 04 do PNFEM, voltado para Linguagens.


O encontro contou com a participação do poeta da Academia Rio-grandense de Literatura de Cordel, José Augusto, professor da Escola Estadual José Nogueira, e de Marcus Vinicius, professor da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, que recitaram para os participantes, versos de suas autorias, abrilhantando a parte cultural do evento. 


Prof. José Augusto (apresentação cultural)
Marcus Vinicius (arte/educador), Penha Casado (profª palestrante) e José Augusto (prof. cordelista)
O evento foi aberto, oficialmente, pela diretora da 12ª DIRED – socióloga Rina Márcia –, que deu as boas-vindas aos professores e orientadores de estudo de todas as áreas envolvidas no Pacto e desejou uma manhã profícua de trabalho.





A palestrante do dia foi a professora do Departamento de Letras da UFRN, doutora em Comunicação e Semiótica, Maria Penha Casado Alves*, que é, também, Coordenadora Nacional dos Professores de Letras.



Participaram, na coordenação, o professor Josailton Mendonça e as técnicas pedagógicas Ledjanne Cosme Pereira, Goretti Silva e Sidney Barbosa – supervisores do Pacto, Edileusa Campos e Elizete Amorim – apoio logístico. 
Organizadores: Josailton Mendonça (supervisor), Sidney Barbosa (supervisora), Marcus Vinicius (apresentação cultural), Penha Casado (palestrante), José Augusto (apresentação cultural), Leydjanne Pereira (supervisora), Elizete Amorim e Edileusa Campos (técnicas pedagógicas de apoio) 

Leydjanne, Goretti e Sidney - supervisoras


NOTA DA 12ª DIRED:

*Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na área de Linguística Aplicada. Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas discursivas na contemporaneidade" e pesquisadora do GEDUSP (USP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos da linguagem a partir das reflexões de Bakhtin e o círculo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, estilo, ensino de Língua Portuguesa, avaliação do livro didático, leitura e escrita na esfera escolar (lattes).

O Pacto


O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.



Nenhum comentário: