Aconteceu nos dias 30 e
01/10, na escola estadual Jerônimo Rosado, nos turnos matutino e vespertino, o
Curso de Formação Continuada – OLP 2015 – voltado para professores do 5º ano,
professores do 6º a 9º anos e professores do Ensino Médio na área de Língua
Portuguesa.
O objetivo foi o
sensibilizar o grupo de formadores para promover a participação de alunos e
professores na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – OLP 2016, mediante
multiplicação de turmas de formação.
O grupo discutiu o que
é e como se faz um projeto de escrita, visando desenvolver o letramento de professores
e alunos das escolas públicas brasileira e refletiu sobre o papel da escrita na
sociedade letrada e a abordagem dos gêneros discursivos na OLP.
A formadora foi a
professora Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, auxiliada pelas técnicas
pedagógicas da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Escolar – Conceição Farkatt
e Verônica Oliveira.
A formadora se utilizou
de uma metodologia de exposições interativas, de oficinas pedagógicas e de
dinâmicas de grupo e o conteúdo aplicado foi:
O ensino de escrita na perspectiva do Letramento
Organizações didáticas: projetos de letramento e sequências
didáticas na OLP
Gêneros textuais na OLP
Avaliação e reescrita de textos na OLP
Houve o momento da experiência exitosa de um aluno da escola estadual Jerônimo Rosado que foi finalista da Olimpíada da Língua Portuguesa do ano passado.
Aluno Leonardo e a sua professora Cleoman |
Apoio:
Verônica Oliveira e Conceição Farkatt (SUAVE) |
Flávia Arruda e Helena Maia (12ª DIRED) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário