sexta-feira, 12 de maio de 2017

Projeto #QueroAprender auxilia milhares estudantes nos estudos em diversas plataformas

Os estudantes da Rede Pública de Ensino têm até o próximo dia 19 de maio para realizarem a inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Feita pela internet, os estudantes podem pedir isenção da taxa de inscrição no ato da matrícula no exame. Para auxiliar nos estudos para esta e outras provas, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Educação do RN, inicia o Projeto #QueroAprender, que reúne aulas, conteúdos 24h e ferramentas digitais para auxiliar os estudantes.

Projeto pioneiro na Rede Estadual de Ensino, o #QueroAprender já está disponível para os alunos no SIGEduc, basta o estudante fazer seu login, acessar o espaço virtual do estudante e se matricular nas diversas turmas divididas por disciplinas. Nesse ambiente os alunos encontrarão questões e material para estudo 24h. Os conteúdos são de responsabilidade de um time de professores formado por profissionais que atuam nas redes pública e privada de ensino. Mais de 22 mil alunos já tiveram acesso aos conteúdos do #QueroAprender disponíveis no SIGEduc. 

O projeto se estende também as redes sociais, com uma página no Facebook, basta digitar Projeto Quero Aprender no campo de busca, onde qualquer estudante pode ter acesso a aulas, matérias informativas, infográficos, temas de discussão e vídeos que ajudarão nos estudos e na preparação para o ENEM. “Para termos contato direto com os alunos devemos está onde eles buscam informações: as redes sociais. A página no Facebook une vários conteúdos em um único lugar e nos dar a possibilidade de ter uma interação direta com os estudantes”, destaca o professor João Maria de Lima, coordenador do Projeto #QueroAprender. 

Para a realização desta ação a Secretaria de Educação buscou vários parceiros, um deles é a Assembleia Legislativa, que por meio do programa Conexão Enem, cede espaço na programação da TV Assembleia para divulgação das atividades relacionadas ao projeto. Durante o programa, exibido ao vivo, às 20h da quinta-feira, e apresentado pelo mesmo professor João Maria, são apresentadas dicas de estudos e discussões sobre questões recorrentes e temas de redação. O alcance desta parceria se estende para além da televisão, chegando às escolas por meio de palestras realizadas nas escolas pelo apresentador do programa, que também é coordenador do #QueroAprender. 

Outra importante parceria da SEEC para a viabilização das ações do projeto é com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que, por meio de uma equipe de professores, técnicos e alunos de ambas as instituições, estão desenvolvendo um aplicativo multiplataforma que irá auxiliar os estudos dos alunos por meio de atividades envolventes presentes no aplicativo. 

A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, lembra do compromisso que a SEEC assume ao executar o Projeto #QueroAprender: “Muitas vezes nossos estudantes sofrem com a falta de apoio, de uma motivação para seguirem com seus estudos. Com esse projeto, a Educação do RN mostra que ele conta com todos os recursos disponíveis para que, no presente, seja traçado o seu futuro por meio dos estudos”. 

Na próxima etapa do projeto, a SEEC irá disponibilizar professores e monitores para realização de aulas complementares aos sábados e no mês de férias. “Essa proposta tem a intenção de dar ao aluno mais oportunidades de tirar dúvidas, repor conteúdos e se preparar para além do tempo convencional das aulas.”, disse a secretária Cláudia Santa Rosa.

Nenhum comentário: