terça-feira, 2 de maio de 2017

Semiose Poética: escritores lançam livro inspirado em fotografias

O encontro entre as artes da fotografia e da escrita resultou no livro Semiose Poética, dos autores Ângela Rodrigues Gurgel, Clauder Arcanjo, Jane Menezes, Raí Lopes e Welma Menezes, que traz fotografias do mossoroense Marcão Melo traduzidas em prosa e verso. A obra, impressa pela editora Sarau das Letras, foi lançada na Biblioteca Ney Pontes Duarte no último dia 26 de abril.


“O livro é fruto da interação entre a arte fotográfica de Marcão Melo e a nossa palavra. Pedi para que Marcão me mandasse grupos de 10 fotos de cada vez e as encaminhei a todos os autores para que escolhessem cinco e versarem sobre elas, de forma livre e sem saber quais fotos os demais haviam escolhido. O resultado foram 34 lindas fotografias escolhidas e que serviram de inspiração para os textos”, explica o jornalista Raí Lopes.
O autor conta que a ideia era também não saber onde as fotos foram feitas. Porém, todas têm em comum a temática de vida nordestina. Cada autor escreveu sobre 15 fotos.
“Esse é um tipo de trabalho inédito em nossa cidade e que nos deu muito prazer fazer. O mais interessante é que mostra as particularidades de cada um. Uma mesma foto foi escolhida por três autores, mas os textos mostraram visões totalmente diferentes entre si”, destaca Raí Lopes.

Nenhum comentário: