segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ACONTECEU, COM SUCESSO, A PRIMEIRA FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, NO EXPOCENTER DE MOSSORÓ

Aconteceu, com início na sexta-feira, dia 16/12, e durante o dia inteiro do sábado, dia 17/12, a I FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, no Centro de Convenção de Mossoró – Expocenter.


Com uma estrutura grandiosa, os alunos de outras cidades, que vieram apresentar os seus trabalhos, foram acomodados na UFERSA e no próprio Expocenter, para que eles apenas se preocupassem em passar a proposta científica dos seus projetos para o público visitante .

A abertura aconteceu no auditório do Expocenter, com solenidade prevista para as 19 horas, com a presença das principais autoridades, na área da educação, da cidade de Mossoró.








O evento começou com a apresentação do Sexteto de Câmera do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da UERN, coordenado pelo professor Isac Rufino.


Em seguida, os Mestres de Cerimônia do Evento, Wilkinson e Williane – alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado da E.E. Abel Freire Coelho – chamaram as autoridades para a composição da mesa.


Da esquerda para a direita: o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Mossoró, Nilson Brasil, representando a Excelentíssima Prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado; o Gestor Regional da Emater, Abrahão Queiroga Formiga, representando a excelentíssima Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Aécio Cândido de Sousa; Coordenadora da I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, professora Celicina Borges de Azevedo; Pró-Reitora de Extensão da UFERSA, professora Ioná Santos Araújo, representando o Magnífico Reitor da UFERSA, Josivan Batista de Menezes; Diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, representando a Secretária de Educação do Estado, professora Betânia Ramalho; e a Gerente de Educação de Mossoró, professora Iêda Maria Araújo Chaves Freitas

A Mestra de Cerimônia, Williane, convidou as alunas da E.E. Aída Ramalho a entraram com as Bandeiras do Brasil, do Estado Rio Grande do Norte e de Mossoró.


As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Mossoró...


Em seguida, o Mestre de Cerimônia, Wilkinson, chamou as pessoas encarregadas de entrarem com as Bandeiras das 4 DIREDs participantes (12ª, 13ª, 14ª e 15ª) e as alunas representantes de cada escola da Feira de Ciências.







A Mestra de Cerimônia, Williane, convidou a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Sexteto de Câmera do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira, da UERN, sob a regência do professor Isac Rufino.


O Hino Nacional do Brasil tocado pelo sexteto de Câmera...

... do Conservatório D'alva Stella Nogueira, da UERN





Saída das Bandeiras...


A abertura oficial do Evento foi feita pelo Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, professor-doutor Aécio Cândido de Sousa que cumprimentou a mesa e deu as boas-vindas aos participantes.


Logo em seguida, o dirigente da mesa passou a palavra para a professora-doutora Celicina Borges de Azevedo, coordenadora da Feira de Ciências, que começou a sua fala agradecendo aos gestores das DIREDS, aos gestores das escolas participantes e, por fim, aos protagonistas do Evento: os professores orientadores e os alunos cientistas.


“Prezados professores e alunos, é com muita emoção que estamos aqui, hoje, abrindo a I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Este evento culmina todo um trabalho realizado por uma equipe de voluntários que, com dedicação e muito esforço, fez com que esta Feira acontecesse. Portanto, neste momento, eu só tenho palavras de gratidão a todos esses voluntários”, assim iniciou o seu discurso.


"Em primeiro lugar, quero agradecer aos meus colegas que estiveram junto comigo à frente deste evento: o vice-coordenador, Professor Aécio Cândido, que, mesmo exercendo o cargo de Vice-Reitor da Uern, sempre encontrou tempo para se dedicar ao projeto, sem escolher tarefas, executando desde as mais simples até as mais especiais, como ele tão bem sabe fazer. Também ao professor Felipe Ribeiro, que abraçou este projeto e cuidou de toda parte organizacional, juntamente com professor Éric. A capacidade de trabalho e organização, o esforço e a dedicação desses professores são um exemplo a ser seguido. Da UFERSA, também agradeço ao reitor, professor Josivan, à professora Ioná, pró-reitora de extensão, e a Marquinha, pelo apoio a este evento", prosseguiu.

 "Quero também aqui agradecer às diretoras e orientadoras pedagógicas das quatro Direds envolvidas. Na 12ª DIRED, à professora Magali Delfino, a quem tive a honra de conhecer e admirar; a Goretti Silva, minha companheira de trabalho de tantos anos e tantas jornadas; a Elizete, Divamar e Cristiane que tiveram tanta paciência comigo e que sempre me ajudaram", continuou.


E finalizou, dando uma ótima notícias para todos:


"Por fim, quero desejar a todos uma excelente feira e terminar minhas palavras dando uma boa notícia: os recursos para a realização da II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar já estão assegurados. Portanto, preparem-se para mais uma enxurrada de emails e ligações no próximo ano", concluiu.

A solenidade de abertura continuou com a palavra da professora-especialista Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, que parabenizou a organização, desejou boa Feira e agradeceu o empenho dos técnicos da 12ª DIRED, representados por Goretti Silva, para o sucesso da Feira de Ciências.


"É gratificante, para mim, como diretora de um órgão gestor da educação do meu estado, presenciar um evento desta magnitude; voltado, essencialmente, para a prática do método científico", disse ao iniciar o seu discurso.

"Isto só vem demonstrar que a prática curricular tradicional pode e deve ser mudada pelos senhores educadores, dentro da sua técnica cotidiana de ensino. Hoje se faz necessário inovar, despertar no seu aluno a curiosidade científica; fazê-lo passar a observar como e porque as coisas ocorrem, quais os fenômenos que levam a acontecerem determinadas coisas, suscitar nele a capacidade de levantar hipóteses e procurar resolver a problemática nelas envolvida; enfim, é através das sucessivas investigações e experimentações que se obtém - ou não - um resultado anteriormente pensado".

 E continuou:

"E a maior prova de que o aluno se interessa pela prática científica, dentro do seu currículo básico, é esta Feira. Estão, aqui, hoje, para exposição e esclarecimentos ao público, 92 projetos de 40 municípios que envolvem 427 alunos e 98 professores que fazem parte das quatro DIREDs (12ª, 13ª, 14ª e 15ª) abrangidas na Feira".

E finalizou, instigando professores e, principalmente, os alunos a produzirem, através do método científico, os seus sonhos escolares:

"Portanto, basta apenas que o professor instigue o seu pupilo, ou melhor, basta apenas que o professor procure entrar no universo do seu aluno e dele extraia o conhecimento de mundo que ele tem, as suas dúvidas, descubra quais os seus conceitos e transforme-os em projetos; construa, enfim, com ele, um universo mais formal, mais acadêmico e, sobretudo, faça-o raciocinar, observar, pesquisar, levantar hipóteses, fazer experiências e, finalmente, concluir o seu projeto. Para finalizar, desejo a todos uma boa Feira de Ciências. Visitem, escutem, discutam, comentem e levem com vocês a certeza de que, com isto, estarão contribuindo para uma nova metodologia dentro da Educação Básica de Ensino", concluiu.

Logo após a professora Magali Delfino, falou a professora-doutora Iêda Maria Araújo Chaves Freitas, gerente de Educação do Município de Mossoró que elogiou a estrutura montada para receber os participantes.


“Quero enaltecer a coragem e o esforço dos professores Aécio Cândido e Celicina Borges, por acreditarem nesta concepção de programa e conseguirem alcançar, com persistência e determinação, a qualidade nos projetos que serão apresentados aqui. Os senhores acabam de ultrapassar, com isso, um obstáculo que, no nosso tempo de pesquisas, era quase impossível de ultrapassar”.

Coube ao dirigente da mesa, professor-doutor Aécio Cândido de Sousa, Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a fala de encerramento da solenidade.


"Em julho de 1836, morreu, aos 59 anos, vítima de uma septicemia causada por um estafilococo ou um estreptococo, o barão Nathan Rothschild, à época o homem mais rico do mundo. Morreu de uma inflamação que hoje qualquer pobre pode curar com algumas doses de antibiótico. O barão morreu em 1836, os antibióticos só foram descobertos em 1928 e a partir da década de 1940 produzidos para o comércio".

"Entre Júlio César, o imperador romano, e Napoleão Bonaparte, o imperador francês, há uma distância temporal de pelo menos 1800 anos. No entanto, o tempo que Júlio César gastou para se deslocar entre Roma e Paris foi o mesmo gasto por Napoleão. Hoje, pode-se fazer a viagem de trem, levando umas dez horas, ou de avião, levando menos de uma hora".

Neste ponto do discurso, o professor Aécio Cândido fez algumas indagações ao público presente e respondeu, ao mesmo tempo, suas próprias analogias:

"Por que a vida humana avançou no tempo, a idade das pessoas ampliou-se? Querem ver se isto é mesmo verdade? Quando forem a um cemitério, para visita em dia de Finados, procurem ver a idade com que morreram os bisavós e tataravós de vocês. Quem morreu com 65 ou 70 anos, morreu muito velho. Sem dúvida nenhuma, a vida esticou-se".

E prosseguiu:


"Por que toda essa evolução foi possível acontecer? Porque o homem desenvolveu um tipo de conhecimento muito mais rigoroso, muito mais exato sobre o mundo – a ciência. Um conhecimento baseado num método em que vale a observação direta do fenômeno, meticulosa, detalhada, e não as impressões e as fantasias que se possa ter sobre esse fenômeno. A ciência, desenvolvida, transformou-se em fonte de bem-estar e de desenvolvimento econômico e humano. Hoje, qualquer país, para se desenvolver, precisa promover seu desenvolvimento científico. E aqui entram vocês. Vocês, que são o amanhã deste país, o futuro, têm um papel fundamental. É preciso que vocês sintam desde cedo que a ciência não é um bicho de sete cabeças, que é possível para qualquer um tornar-se cientista. Desde que comece cedo a se interessar por ela e que tenha disposição para o estudo e a pesquisa".

E terminou o seu discurso, convocando os jovens a buscarem, na ciência, a resposta para as mudanças que o mundo precisa para avançar cada vez mais:

"Esperamos que esta Feira tenha despertado em muitos de vocês o gostinho de fazer ciência, o gostinho de estudar mais, o prazer de descobrir que o conhecimento é uma grande fonte de prazer. Porque o Brasil precisa de gente assim. Muito obrigado".

Algumas fotos pós-cerimônia...

Professores Aécio e Celicina e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil, mais professor e alunos do Mather Christi

Professores Aécio e Celicina...

... a professora orientadora...

... da 13ª DIRED.

Professores Celicina e Aécio mais os mestres de cerimônia Williane e Wilkinson

O MC Wilkinson, a professora Goretti Silva, a MC Williane e a aluna Amanda

O MC Wilkinson, professora Goretti Silva, a MC Williane e os alunos Amanda e Felipe

O MC Wilkinson, professora Goretti Silva, a MC Williane e o professor Raimundo Antonio

No sábado, logo cedo, os estandes estavam todos prontos para visitação e avaliação.


O pessoal de apoio estava a postos para não deixar faltar nada para os alunos, professores, gestores e visitantes.

O pessoal estava pronto para atender...

... qualquer emergência de quem se encontrava na Feira

Enquanto isso, o professor-doutor Felipe Ribeiro, coordenador da Feira, dava as últimas orientações aos professores avaliadores dos projetos.

O professor Felipe Ribeiro repassava,...

... minuciosamente, os critérios de avalição de projetos para os professores

Os visitantes, das escolas públicas e privadas, de Mossoró e circunscrição da 12ª DIRED, foram chegando...

Ônibus saiam das escolas...

... diretamente para a Feira, no Expocenter

O panorama da Feira...

O espaço destinado...

... aos estandes...

... dava a dimensão...

... da quantidade de projetos...

... para visitação...

... das comunidades escolares...

... de Mossoró e de cidades vizinhas

Os projetos...

Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Construção de um aquecedor solar de água a baixo custo


Escola Estadual José Martins de Vasconcelos (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Produção de Energia Eólica


Escola Estadual Professor Eliseu Viana (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: A água dura como um fator-problema no consumo de detergente para a limpeza


Escola Estadual Manoel Joaquim (Gov. Dix-Sept Rosado/12ªDIRED)


Projeto: Produção de biodiesel a partir de óleos de fritura


Obs.: Projeto vencedor da IV Feira de Ciências da 12ª DIRED

Escola Estadual Aída Ramalho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Água limpa


Escola Estadual Aída Ramalho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Acelerador de partículas


Obs.: O projeto é sobre o que pode gerar o impacto de partículas atômicas

Escola Estadual Sr. José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros/15ªDIRED)


Projeto: Energia eólica: uma necessidade urgente para a região serrana do Alto Oeste Potiguar


Escola Estadual professor Antonio Dantas (Apodí/13ªDIRED)


Projeto: Sandálias de saltos removíveis


Escola Estadual Mariana Cavalcante (Luiz Gomes/15ªDIRED)


Projeto: Utilização da palma forrageira como estratégia de convivência com o semiárido na Serra de Luiz Gomes/RN


Escola Estadual 11 de Agosto (Umarizal/14ªDIRED)


Projeto: Energia eólica: energia do futuro!


Escola Estadual professor Antonio Dantas (Apodí/13ªDIRED)


Projeto: Kart: uma nova perspectiva tecnológica construído na cidade de Apodi/RN


Escola Estadual José Martins de Vasconcelos (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Lixo atômico


Escola Estadual Sebastião Gurgel (Caraúbas/13ªDIRED)


Projeto: Recursos naturais renováveis e não renováveis


Escola Estadual Sebastião Gurgel (Caraúbas/13ªDIRED)


Projeto: Lixo eletrônico: um problema causado pelo avanço tecnológico


Escola Estadual professora Maria Angelina Gomes (Riacho de Santana/15ªDIRED)


Projeto: Impactos ambientais às margens do Rio Santana


Escola Estadual Abel Freire Coelho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: O uso da linguagem matemática na confecção de games computacionais


Escola Estadual Francisco de Assis da Silva (Serrinha dos Pintos/14ªDIRED)


Projeto: A desidratação de frutas através de estufa ecológica


Escola Estadual Abel Freire Coelho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: A influência do gás eteno no processo de desprendimento das folhas das árvores


Escola Estadual João de Abreu (Baraúna/12ªDIRED)


Projeto: Energia eólica: uma alternativa sustentável


Colégio Menino Deus - CMD (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Insumos caseiros e a aceleração da germinação de sementes das folhas de árvores


Escola Estadual Moreira Dias (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: O potencial da energia eólica na área urbana de Mossoró


Escola Estadual Abel Freire Coelho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Uso do maracujá como agente catalizador no processo de amadurecimento de bananas do tipo prata


Escola Estadual Aída Ramalho (Mossoró/12ªDIRED)

Projeto: Pilha de limão: energia alternativa


Escola Estadual João de Abreu (Baraúna/12ªDIRED)


Projeto: Relação entre calcário e cálculos renais


Escola Estadual professor José Nogueira (Mossoró/12ªDIRED)

Projeto: Abordagem do bioma caatinga no livro didático


Escola Estadual 30 de Setembro (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Descongelamento de substâncias


Colégio Mather Christi (Mossoró/12ªDIRED)

Projeto: Hemocentro: doe sangue


Escola Estadual 30 de Setembro (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Corrida de cores


Escola Estadual Diran Ramos do Amaral (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Poluição dos rios brasileiros


Escola Dr. Joaquim Inácio (Martins/14ªDIRED)


Projeto: Cozinhando com energia solar


Escola Estadual Jerônimo Rosado (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Mossoró: um dos maiores produtores de sal do RN


Escola Estadual Sebastião Gurgel (Caraúbas/13ªDIRED)


Projeto: Poluição do solo: ameaça silenciosa ao meio ambiente


Escola Estadual Cid Rosado (Encanto/15ªDIRED)


Projeto: O uso da acidez dos vegetais como fonte de energia alternativa


Escola Estadual Aída Ramalho (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: A pedra de carbureto de cálcio na obtenção de acetileno


Escola Estadual José Martins de Vasconcelos (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Filtração da água


Escola Estadual Gilberto Rola (Maisa/12ªDIRED)


Projeto: Análise social sobre a gravidez precoce na Vila MAISA


Projeto: Tratamentos para superar a dormência em sementes de tamboril e mulungu, para reflorestamento


Escola Estadual Margarida de Freitas (Portalegre/15ªDIRED)


Projeto: Gerador de energia


Escola Estadual Margarida de Freitas (Portalegre/15ªDIRED)


Projeto: Explorando as ondas do Rádio


Escola Estadual Desembargador Silvério Soares (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Fogão solar


Escola Estadual Padre José de Anchieta (Serra do Mel/12ªDIRED)


Projeto: Reconhecimento de substâncias por meio do indicador biológico


Escola Estadual Gilberto Rola (Maisa/12ªDIRED)


Projeto: Construção do carneiro hidráulico: uma alternativa sustentável para a agricultura familiar


Escola Estadual José Cláudio Alves (Tabuleiro Grande/13ªDIRED)


Projeto: Cores da terra


Escola Estadual José Cláudio Alves (Tabuleiro Grande/13ªDIRED)


Projeto: Fabricação de incubadoras e de viveiros para a criação de aves


Escola Estadual 26 de Março (Francisco Dantas/15ªDIRED)


Projeto: Cooperação para reciclagem


Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana (Sítio Santa Rosa/Apodí/13ªDIRED)


Projeto: O uso de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais do Sítio Santa Rosa - Apodí/RN


Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana (Sítio Santa Rosa/Apodí/13ªDIRED)


Projeto: Efeitos toxicológicos e registro de intoxicações por agrotóxicos no Sítio Santa Rosa - Apodí/RN


Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana (Sítio Santa Rosa/Apodí/13ªDIRED)


Projeto: Técnicas orgânicas que produzem alimentos sem uso de agrotóxicos


Escola Estadual 20 de Setembro (Olho D'água dos Borges/14ªDIRED)


Projeto: Consumo de álcool pelos jovens estudantes em Olho D'água dos Borges


Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Interferência da temperatura da água de irrigação no desenvolvimento de grama esmeralda na E.E. Cônego Ismar F. Queiroz


Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Análise dos índices de desenvolvimento de grama esmeralda em tratamentos submetidos a substratos distintos


Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Prática de reutilização de resíduos domésticos em plantas por donas de casa, residentes da cidade de Areia Branca/RN


Escola Estadual 11 de Agosto (Umarizal/14ªDIRED)


Projeto: Análise dos problemas de higiene bucal e das doenças transmitidas pelo beijo entre os jovens


Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Variações na temperatura e reuso da água em plantas cultivadas por residentes da cidade de Areia Branca/RN


Escola Estadual Padre José de Anchieta (Serra do Mel/12ªDIRED)


Projeto: A importância da preservação do Bioma Caatinga


Escola Estadual Édino Jales (Patu/14ªDIRED)


Projeto: Tudo por um mundo melhor: ecologia sustentável


Escola Estadual Cristovão Colombo de Queiroz (Doutor Severiano/15ªDIRED)


Projeto: Produzindo biogás metano em biodigestor caseiro simples a partir de biomassa animal e vegetal


Escola Estadual Maria Stella (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Foguete movido a combustão do etanol


Escola Estadual professor José de Freitas Nobre (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Aprendendo por osmose


Escola Estadual Desembargador Sinval Moreira Dias (Pilões/15ªDIRED)


Projeto: Transmissor de energia sem fio



Escola Estadual Coronel Solon (Grossos/12ªDIRED)


Projeto: Energia eólica como alternativa para a energia hidroelétrica para o município de Grossos



Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: A construção de uma estação de água como alternativa para o município de Areia Branca/RN


Escola Estadual conselheiro Brito Guerra (Areia Branca/12ªDIRED)


Projeto: Transformação de água salobra em água potável


Escola Estadual Vicente de Fontes (José da Penha/15ªDIRED)


Projeto: Fonte de alternativa de energia elétrica aliada à força do vento


Escola Estadual Vicente de Fontes (José da Penha/15ªDIRED)


Projeto: Transformar corrente elétrica em campo magnético


Escola Estadual Estudante Ronald Néo Júnior (Almino Afonso/14ªDIRED)

Projeto: Drogas - quero não, aceito não!


Escola Estadual José de Freitas Nobre (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Alimentação saudável para obtenção de vida saudável


Escola Estadual Dr. Édino Jales (Patu/14ªDIRED)


Projeto: Repulsão de cargas elétricas: esfera metálica


Escola Estadual Jerônimo Rosado (Mossoró/12ªDIRED)


Projeto: Dessalinizador solar


Outras fotos...

A diretora do Cônego Ismar Fernandes de Queiroz...

... Luzineide Holanda...

... posando, com suas alunas, para o blog da 12ª DIRED

Nem só de método científico vive o corpo: hora do almoço...

As filas no refeitório...

... da UFERSA - Campus Central -

... dava a dimensão do número de alunos...

... "hospedados" no expocenter...

... que vinham para café, almoço e janta nestes dois dias...

... sempre acompanhados pelos professores orientadores e...

... e técnicas da 12ª DIRED...

... que também aproveitavam para reabastecer as energias

A expectativa para o anúncio dos seis primeiros colocados...

Os projetos foram apresentados...

... foram avaliados...

... e selecionados...

Finalmente, o resultado...

... até chegar ao momento...

... da culminância...

... trazido pela professora Celicina em forma de agradecimento...

... aos participantes e visitantes...

... sendo completado pela professora Magali Delfino..

... que também agradeceu às suas técnicas, pela cooperação e empenho, na realização da I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar

Os vencedores...

1º lugar: Energia Eólica: a energia do futuro (E.E. 11 de Agosto-Umarizal/14ªDIRED),

2º lugar: Foguete Movido a Etanol (E.E. Maria Stella-Mossoró/12ªDIRED),

3º lugar: Transmissor de Energia Sem Fio (E.E. Des. Sinval Moreira Dias - Pilões/15ªDIRED),

4º lugar: Análise dos Problemas Bucais do Beijo (E.E. 11 de Agosto-Umarizal / 14ª DIRED),

5º lugar: Energia Solar: uma alternativa sustentável (E.E. Cristovão Colombo de Queiroz - Doutor Severiano/15ªDI(RED),

6º lugar: Utilização da Palma Forrageira (E.E. Mariana Cavalcanti - Luiz Gomes / 15ªDIRED)

Fotos da entrega de medalhas e troféus aos vencedores...




O professor Aécio Cândido fazendo a entrega de medalhas aos ganhadores do 3º lugar

A professora Magali Delfino entregando aos jovens ganhadores do 2º lugar com o Foguete Movido a Etanol, da E.E. Maria Stella, os seus prêmios

O 1º lugar sendo entrevistado pela TCM

Reunião com os ganhadores que irão representar o Rio Grande do Norte, em março de 2012, na FEBRACE, em São Paulo/SP

Foto com todos os ganhadores do 1º ao 6º lugares...

... e foto com a professora Celicina e os ganhadores do 1º lugar

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, parabeniza a equipe da Feira, coordenada pelos professores Aécio Cândido e Celicina Borges, pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da ciência nas escolas públicas da Educação Básica e, também, das escolas privadas, mostrando que é possível usar o método científico, para produzir projetos, dentro da grade curricular das escolas.

A professora agradece à sua equipe de técnicas que não mediram esforços para colaborar na organização da Feira, desenvolvendo um trabalho minucioso de contatos, recepção, translados, estandes, alojamentos, refeições, reuniões com gestores e professores participantes da 12ª DIRED.

À aluna Camilla, da Escola Estadual João de Abreu/Baraúna, pela desenvoltura na arte de se comunicar através de microfone e vídeo, participando, como repórter, da blitz da Feira. Parabéns!

Aos meios de comunicação, dentre eles:

A TCM – no Programa “Entre no Clima”,
A TCM - em seus telejornais,
O jornal Gazeta do Oeste – com várias matérias sobre o Evento,
A Rádio Rural de Mossoró - através do Programa de Sávio Marcelo “Educação Cidadã,
A FM 103,3 - pelas chamadas durante os dias que antecederam ao evento,
A FM 95 - pela entrevista em seu noticiário,
A InterTv – pela matéria publicada em seu telejornal diário regional,

Aos blogs de:

Izaíra Talita,
Pádua Campos,
Paulo Martins,
Josselene Marques,

Ao radialista Rodrigo Rodrigues pela divulgação em seu programa diário,

A todos, os agradecimentos da 12ª DIRED, na pessoa da professora Magali Delfino.

Nenhum comentário: