sábado, 10 de dezembro de 2011

ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE MOSSORÓ SE FORMAM NO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS – PROERD.


O QUE É O PROERD?

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do Ensino Fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos. Nas aulas, são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa também contempla a família com um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010, o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil. Seu objetivo era possibilitar o reconhecimento de situações que pudessem comprometer a segurança e a saúde dos alunos naquele nível escolar. Atualmente, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e, também,  anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de levar o aluno à participação e à interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduzam à solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a serem adotados em situações de emergência ou quando ocorrerem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

HISTÓRICO


O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vão da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo, inclusive, pessoas com necessidades educativas especiais. No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, para crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, 5º ano do Ensino Fundamental, porém, possuímos também o “Junior High”, para adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos, 7º ano, o “Parent” aplicado para a comunidade e, desde 2010, o currículo para a Educação Infantil.

No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte, o PROERD foi implantado em 2002. Hoje, o efetivo de policiais militares instrutores faz parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED, criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro – é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

O programa consiste em uma ação conjunta, entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, através da qual são oferecidas estratégias preventivas visando promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança ou do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

PROERD NO RN


Atuando, desde 2002, no estado, o PROERD, até 2010, tem estado presente nos 23 municípios abaixo, e seus 100 policiais militares instrutores atendem anualmente a uma média de 70.000 crianças, adolescentes e a comunidade em geral.

• Natal
• Parnamirim
• Mossoró
• São Gonçalo
• Caraúbas
• Florânea
• Tenente Laurentino
• Bom Jesus
• Currais Novos
• Cruzeta
• Carnaúba dos Dantas
• Cerro Corá
• Caicó
• Guamaré
• Acari
• São Tomé
• Parelhas
• Jardim do Seridó
• Santa Cruz
• Serra Negra do Norte
• Goianinha
• Nova Cruz
• Lagoa Nova


Em Mossoró, a solenidade de formatura dos alunos de escolas públicas e particulares de Mossoró, no Programa Educacional de Resistência às Drogas, foi realizada neste sábado, dia 10/12, no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, com a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, a Prefeita de Mossoró Fafá Rosado, a Secretária de Educação do Estado Betânia Ramalho, a vice-prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini, o Secretário de Planejamento Francisco Carlos, a Deputada Estadual Larissa Rosado, a diretora da 12ª DIRED Magali Delfino, os vereadores de Mossoró Cláudia Regina e Lairinho Rosado e o pastor Anselmo da Assembleia de Deus, dentre outras autoridades presentes.

Chegada da comitiva da Governadora...

... ao Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini...

... com a Governadora Rosalba Ciarlini falando, ao lado de Fafá Rosado, ...

... ao mesmo tempo em que a Secretária de Educação, Betânia Ramalho...

... dava entrevista para uma Rádio local, ao lado da professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED.

Da esquerda para a direita, a composição da mesa: Francisco Carlos (Sec. Planejamento de Mossoró), Cláudia Regina (Vereadora de Mossoró), Fafá Rosado (Prefeita de Mossoró), Rosalba Ciarlini (Governadora do Estado do Rio Grande do Norte), Ruth Ciarlini (Vice-Prefeita de Mossoro), Larissa Rosado (Deputada Estadual), Betânia Ramalho (Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte), Magali Delfino (Diretora da 12ª DIRED) e Pastor Anselmo (Assembleia de Deus)

As arquibancadas do Ginásio foram tomadas pelas escolas, cada uma com a sua faixa representativa, e a alegria que vinha do alto era contagiante.

As escolas disputavam em animação...

... descontração e ritmo, animadas pela coreografia dos policiais militares...

Embaixo, no piso da quadra, os soldados, cabos e oficiais da Polícia Militar davam um show de interação, animando os formandos, comandando as coreografias e puxando o coro dos bordões da moda, transformados em palavras de ordem do Programa.

... que não mediram esforços para botar todo mundo...

... "para sair do chão"...

A banda que animava a todos era da própria polícia que, de forma descontraída, entrou no clima da festa e botou todo mundo para dançar e pular. “Saiam do chão!” – era o grito da tenente backing vocal da banda.

... puxados pela própria banda da corporação...

... que não deixava ninguém parado

O resultado foi uma disputa saudável...

... entre plateia de formandos...

... e policiais militares...

... que não paravam um segundo...

... e botavam o "caldeirão para ferver"...

... num show que contagiava...

... até as crianças de colo

O soldado Ibraim Vilar, coordenador do Programa em Mossoró, falou da sua alegria de ver que os esforços estavam dando bons resultados e que, apesar das dificuldades iniciais, a continuidade do curso foi deixando de lado os problemas e absorvendo o que realmente era necessário e proveitoso para aqueles jovens formandos.


“Estamos formando, aqui em Mossoró, 1721 alunos de escolas públicas e particulares. Somos em 8 policiais voluntários que, nos últimos 4 meses, tivemos o compromisso de visitar, pelo menos uma vez por semana, cada escola envolvida no Programa. Para nós é muito gratificante estarmos presenciando um momento como este. É um momento de superação, de certeza de que, pelo menos, estes 1721 alunos estarão fora dos caminhos das drogas em suas vidas. E o que é mais importante nisto tudo: a certeza de que eles serão multiplicadores e farão, em suas escolas, o papel de conscientização que hoje nós fazemos.”

E completou:

“Estamos fazendo o mesmo que outros países estão fazendo com os seus alunos, como é o caso dos Estados Unidos, México, Bolívia, só para citar alguns. Nós estivemos reunidos, em Brasília, com todos os seus representantes e trocamos informações e aprendemos muito com as abordagens. Uma coisa é certa: não é o jovem que precisa entrar no nosso universo para aprender o que podemos lhe ensinar de bom para torná-lo um cidadão pleno, mas, sim, nós entrarmos no universo desses jovens e, juntos, como numa troca de confiança e respeito, fazermos o melhor para vivermos no mundo de todos nós”.

A coordenadora do Mais Educação, professora Socorro Bezerra, da 12ª DIRED, abrilhantou, ainda mais, o evento levando um coral de 200 alunos, de várias escolas do Mais Educação, para fazer uma apresentação, para os formandos e a comitiva da excelentíssima Governadora do Estado, bem como, para abertura da solenidade, levou um coral formado por surdos e ouvintes, todos alunos da E. M. Senador Duarte Filho, para cantar o Hino Nacional em LIBRAS.

Hino Nacional, em LIBRAS, "cantado" pelo coral de surdos e ouvintes...

... e hasteamento das bandeiras do Brasil, do RN e de Mossoró, pela Gov. Rosalba Ciarlini, Pref. Fafá Rosado e Vice-Prefeita Ruth Ciarlini

Em seguida, o coral de 200 alunos, de várias escolas do Mais Educação, fez uma apresentação para os formandos e a comitiva da excelentíssima Governadora do Estado.

Coral de 200 alunos...

... se apresentando para o público presente

“São momentos como este que percebemos a grandiosidade da concepção de educador. São eles, com dedicação, compromisso e prazer, que promovem a superação das dificuldades, das pedras no caminho e prestam um relevante serviço à comunidade onde se estabelecem. Estão aqui crianças sendo formadas cidadãs pelas mãos de monitores, coordenadores e gestores de escolas que se dispuseram a aceitar o desafio de sair do tradicional e passaram a optar pelo novo, pelas novas tecnologias que se apresentam no mundo contemporâneo. Estamos fazendo a nossa parte, como educadores que somos, porém a sociedade junto com a família precisam estar conosco nesta caminhada para fazermos uma escola mais atrativa, menos violenta e livre das pragas que são geradas neste mundo perverso da marginalização".

Mais fotos...

A logomarca da 12ª DIRED...

... dava as boas-vindas ao Proerd...

... que recepcionava os convidados...

... e as escolas presentes...

... como a E.E. Luiz Dantas Cavalcante, do Bairro Redenção, da gestora Ângela Fernandes...

... e a E.E. Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti...

... conhecida com CAIC Carnaubal, do seu gestor José Pereira Diniz

... imbuídas num espírito de fraternidade...

... solidariedade e compromisso...

... com um futuro melhor longe das drogas...

... e com o apoio incondicional da professora Socorro Bezerra, coordenadora do Mais Educação pela 12ª DIRED, aqui, ao lado do ex-deputado Carlos Augusto, um defensor desta causa...

... que recebe todo o apoio das principais autoridades do município, como o da vice-prefeita, Ruth Ciarlini...

... aqui, assinando embaixo, a professora Magali Delfino da 12ª DIRED, a Secretária de Educação do Estado Betânia Ramalho, a assessora de comunicação da 12ª DIRED Elizete, a técnica da DRAE Conceição...

... e, principalmente, dos policiais militares do Programa...

...Educacional de Resistência às Drogas

Um momento reflexivo foi a apresentação do aluno Francisco das Chagas, de 11 anos de idade, da Escola Municipal Alcides Manoel, que tocou e cantou, para os presentes, uma composição sua e foi bastante aplaudido pela plateia e parabenizado pela mesa...

Aqui, na foto, com a Vereadora Cláudia Regina, a Pref. Fafá Rosado, a Gov. Rosalba Ciarlini e a Vice-Pref. Ruth Ciarlini...

... e aqui com a Deputada Larissa Rosado, a Secretária de Educação Betânia Ramalho...

... e por último, pela Diretora da 12ª DIRED Magali Delfino e pelo Pastor Anselmo da Assembleia de Deus

NOTA DA 12ª DIRED:

É bom de ver como se muda a realidade, do ponto de vista conceitual, de uma instituição, a partir do ponto em que ela mesma toma consciência da sua importância como um pilar para a formação dos jovens.

Hoje, no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, os soldados da Polícia Militar de Mossoró e Natal se despiram da imagem de repressores e vestiram o terno da humanização e solidariedade, diante de mais de 3000 pessoas presentes no Ginásio.

Não vimos os rostos carrancudos, os bordões pesados, as respostas monossilábicas de seus integrantes, mas a cordialidade estampada em seus rostos, a descontração de suas coreografias (difícil de imaginar no dia a dia da corporação, claro) e a alegria que eles demonstravam na interação com o público-alvo do Programa em que estão inseridos.

Segundo o que pudemos colher, essa “humanização” deveu-se a um  fato: cada um dos membros que participaram do Programa teve a certeza de que, na verdade, o público que eles estavam lidando era, de fato, o público mais frágil e dependente de uma ação voltada para a conscientização, para não dizer preventiva, que eles já haviam trabalhado.

Para tanto, para poder adquirir a confiança deste público, eles tiveram que se “desarmar”. Tiveram, por exemplo, de tirar dessas crianças o estereótipo de “maus”, de medo, que são comuns de se ver nos rostos de crianças quando veem um carro de polícia. Talvez seja uma cultura nossa até incentivada pelos pais. A criança já cresce achando que a polícia é "bicho-papão", que vai pegar todo mundo e botar todo mundo na cadeia. Não. Polícia é nossa aliada. Ela está, justamente, para nos defender e evitar que malfeitores nos coloquem em maus caminhos e nos façam perder as nossas esperanças num futuro de liberdade e cidadania plena.

E a partir do momento em que esses valorosos soldados conquistaram a confiança dessas crianças, adentrando os seus universos, trocando informações, dando e recebendo lições de vida, a relação entre eles foi de pura convicção que o caminho planejado estava sendo facilmente percorrido.

Ganha a Polícia Militar, ganham os jovens que se livram de uma das maiores pragas dessa geração, ganham os pais que têm seus filhos libertos para, realmente, se dedicarem aos estudos e a um futuro melhor e, ganha, por fim, a sociedade como um todo, que vê na valorosa Polícia Militar mais um ponto de apoio na luta pela conscientização, libertação e, principalmente, prevenção no combate às drogas neste país.

A 12ª DIRED, em nome da sua diretora, professora Magali Delfino, felicita a todos os policiais envolvidos neste Programa, assim como, ao Corpo Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte pela iniciativa, pelo empenho, compromisso e respeito dedicados a uma parcela da sociedade que precisa, cada vez mais, de uma proteção maior em sua caminhada.


Nenhum comentário: