segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VICE-DIRETORAS ACELERAM MONITORAMENTO PÓS-GREVE

As vice-diretoras da 12ª DIRED, Maria Augusta, Helena Maia e Sueleide Ferreira, intensificaram o monitoramento do calendário pós-greve nas escolas, visitando, na semana passada, duas escolas da circunscrição da 12ª DIRED.

Estiveram, primeiramente, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, e lá puderam constatar que os problemas enfrentados pela equipe gestora são com relação à reposição de aulas aos sábados com a presença de alunos. O problema é ocasionado pelo fenômeno da safra do caju - que acontece neste período do ano - e que faz com que os alunos se dediquem à apanha dos mesmos. Além disso, a equipe constatou uma vacância de 2 professores que estão em tratamento de saúde.


As vice-diretoras sentaram-se com a equipe gestora da escola e fizeram uma redistribuição da carga horária, resolvendo uma boa parte dos assuntos que foram tratados ali.


Em seguida, as orientações dadas foram para que o aluno não tivesse perda na sua carga horária de 200 dias letivos e 800 horas/atividades.


Da mesma forma, foi solicitada uma reunião com os pais da comunidade para chamá-los à responsabilidade e fazer com que os seus filhos não deixem de frequentar a escola neste período e, acima de tudo, cobrem, da direção, um ensino de qualidade.

Na Escola Estadual João de Abreu, na cidade de Baraúna/RN, as vice-diretoras encontraram um quadro de calendário pós-greve no qual 3 dos 4 professores estão trabalhando, com uma frequência, no turno matutino, de 95% do ensino do 6º ao 9º anos. Essa porcentagem cai um pouco quando passa para os turnos vespertino e noturno.

As vice-diretoras tomaram as seguintes providências:

• Sugeriram a realização de atividades atrativas para que o aluno venha assistir às aulas aos sábados;

• Reunir o Conselho para decidir as ações;

• Garantir, com professores, a permanência desse aluno em sala de aula;

• Visitação dos supervisores para estimular o aluno;

• Remanejamento de funcionários para não deixar faltar alimentação (merenda) dos alunos.

Nesta visita, do dia 06/12, ficou acordado, entre o órgão gestor e a direção da escola, que esta última tomaria providências com relação às faltas dos professores e demais funcionários.

Nenhum comentário: