Aconteceu neste sábado,
dia 02/08, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio
Grande do Norte - IFRN – campus Pau dos Ferros/RN, o VI Encontro de
Especialização em Educação do Campo “Saberes da Terra”, voltado para professores
e técnicos agrícolas que participam do ProJovem Campo nos municípios ligados ao
polo Pau dos Ferros/RN.
Foto: blogdocapote.blospot.com |
A chegada dos
professores e técnicos agrícolas, ao Instituto, tem, no refeitório da
instituição, a sua primeira parada. É lá que são carregadas as baterias para o
começo de mais uma jornada de estudos e apresentações do que foi solicitado como atividade, por ocasião do último encontro.
Em seguida, todos se
dirigem para o auditório e lá, a cada encontro, são recebidos, em acolhidas,
por um município diferente daquele que recepcionou no último encontro. Desta
vez, o município encarregado da acolhida, foi o grupo de Janduís...
... que trouxe, oriundo da sua cidade, o grupo de teatro “Companhia Cultural Ciranduís”
http://ciranduis.blogspot.com.br,
com a apresentação “A Escola Ideal”, para receber os professores e técnicos.
Abaixo, clique no link e assista ao vídeo
contando a história deste grupo que está na estrada há mais de 20 anos...
Após a belíssima apresentação
do grupo Ciranduís (na qual a reflexão é sobre a escola do pesadelo versus a
escola ideal), os professores formadores, tendo à frente o professor Luciano
Dutra, explanaram sobre os procedimentos para as apresentações do Seminário, em cada
sala – oito trabalhos em uma; sete trabalhos em outra –, proposto como
atividade para o dia, em forma de fluxograma.
O prof. Luciano dialogando e, no último quadro, os professores formadores deste sábado (primeiro plano) |
Para tanto, cada grupo
teve que se adequar às orientações sugeridas pelos formadores e elas tiveram o
seguinte roteiro:
1 – Descrever um
processo que ocorra no campo, do cotidiano dos alunos, seja ele agrícola
agroindustrial, de extrativismo ou pecuária (ex: bovinocultura, piscicultura, caprinovinocultura,
etc.), na forma de um diagrama de blocos.
2 – Fotografar as etapas
do processo, preparando uma apresentação em power point
3 – Identificar as
principais dificuldades para o processo
4 – Propor um plano de
ação
5 – Identificar os
recursos necessários e analisar como será possível viabilizar a obtenção desses
recursos
6 – Relacionar entre os
festivais culturais e o sistema produtivo
Na sala do professor
Luciano Dutra, os grupos ficaram assim nomeados – inclusive em ordem de apresentação
do Seminário:
Grupo
de Caraúbas:
“Hortas
Agroecológicas Sistema PAIS”
Ø Aguinaldo
Ø Adriana
Ø Neurivan
Principais dificuldades:
- Demora na liberação de recursos do projeto
- Descontinuidade nas ações de programas
- Pouco debate sobre a agricultura familiar
- Dificuldade hídrica
Plano de ação para
melhoria:
- Discutir estratégias organizacionais (associações/cooperativas)
- Assessoria técnica permanente
- Trabalhar a valorização dos produtos locais
- Trabalhar o beneficiamento da produção – agregar valor
- Desburocratizar o acesso às políticas públicas com ênfase no crédito
Recursos necessários e viabilização:
- Mobilização local de alunos e comunidade
- Intervenção em espaços políticos de debates – fóruns, conselhos e comitês
Grupo
de Almino Afonso
“Extração
e Produção da Cal”
Ø Simone
Ø Unilton
Ø Vanuza
Ø Nilton
Principais dificuldades:
- É a própria queima – devido à quantidade de dias e horas
Plano de ação para
melhoria:
- Abrir linhas de crédito
- Proporcionar o acesso à legalização das operações de mineração de pequena escala, como atividade em ambiente sustentável
- Atualizar a tecnologia e torná-la competitiva
- Gerar parcerias com universidades e institutos de pesquisas
- Melhorar a infraestrutura viária
- Realizar fóruns, debates, seminários para a divulgação do setor e de sua importância para a comunidade local
- Sugestão de equipamentos individuais (máscaras, luvas, botas, capacetes e óculos de produção)
Grupo
de Apodi
“Experiência
da Feira da Agricultura Familiar do
Município de Apodi/RN”
Ø Francisco
Aguinaldo
Ø Maria
Edjanete
Ø Bárbara
Evelin
Principais
dificuldades:
- Falta de conscientização do público consumidor
- Falta de incentivos de políticas pública
Plano de ação para melhoria:
- Conversa direta entre o produtor e o consumidor – garantia de qualidade do produto
- Parceria com os poderes públicos
Relação com os acontecimentos culturais:
- As feiras acontecem aos sábados conforme a tradição - dia da feira de Apodi/RN
- De acordo com os períodos das culturas
Grupo
de Janduís
“Família
Francisco Floriano Filho – comunidade Permissão”
Ø Antônia Martilene
Ø Antonio
Dário
Ø Lázara
Maia
Ø Maria
da Conceição
ALMOÇO...
Grupo
de Martins
“Processo
Produtivo de Horticultura Orgânica
Princesa
Serrana”
Ø Iracy
Ø Leidiane
Ø Meyre
Principais
dificuldades:
- Falta de recursos
- Falta de local para implantar o projeto
Plano de ação para
melhoria:
- Pesquisas
- Recursos
- Apoio técnico
Grupo
de Serra do Mel
“A
vida produtiva dos alunos do ProJovem Campo
-
Saberes da Terra - da Serra do Mel”
Ø Elizângela
Sales
Ø Luzia
Isabela
Ø Raimundo
Antonio
Ø Teresa
Cristina
Grupo
de Felipe Guerra
“Unidade
Produtiva Integrada do
Município
de Felipe Guerra”
Ø Emerson
de Oliveira
Ø Francisca
Pereira
Ø Rosibério
da Costa
Situação encontrada:
- Produção tímida de culturas
Propostas:
- Consorciar uma maior quantidade de culturas – de hortaliças a fruteiras
- Capacitação para melhoramento genético dos animais
- Busca alternativa para a comercialização
Depois das
apresentações, houve um momento de debates sobre os trabalhos apresentados e...,
... em seguida, todos os professores desceram para o lanche da tarde.
Na volta, os
professores foram direto para o auditório e, lá, na plenária, todos ouviram os
relatos dos professores formadores sobre as apresentações em suas salas.
Houve,
ainda, uma participação da plateia socializando as experiências:
- A atividade fluxograma gerou uma controvérsia na sua forma, pois alguns grupos trabalharam os próprios projetos e, outros, a realidade encontrada na comunidade.
- Os trabalhos apresentados na sala do professor Felipe Morais atenderam às expectativas e foram considerados produtivos.
O professor Luciano Dutra, após os relatos, repassou o eixo do próximo encontro (Cidadania), no dia 30/08, cujo
tema é “Território, Identidade e Cidadania”. No final, a professora Maria de
Fátima Oliveira anunciou que está deixando o curso, agradeceu a todos e informou que agora
vai lecionar na unidade do instituto, no Piauí.
"O
Educador é, antes de tudo, um abnegado pelo que desempenha; por isso, ele se
desdobra, sacrifica-se e luta pelos ideais de promover o conhecimento e o
saber para as futuras gerações"
(Raí Lopes).
Um comentário:
Muito bom o registro, mas só um esclarecimento, Raimundo, eu não sou coordenadora. Somos todos professores. Amélia é a coordenadora geral.
Abraço,
Fátima Oliveira
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