domingo, 3 de agosto de 2014

6º ENCONTRO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: 02/08/14


Aconteceu neste sábado, dia 02/08, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN – campus Pau dos Ferros/RN, o VI Encontro de Especialização em Educação do Campo “Saberes da Terra”, voltado para professores e técnicos agrícolas que participam do ProJovem Campo nos municípios ligados ao polo Pau dos Ferros/RN.

Foto: blogdocapote.blospot.com
A chegada dos professores e técnicos agrícolas, ao Instituto, tem, no refeitório da instituição, a sua primeira parada. É lá que são carregadas as baterias para o começo de mais uma jornada de estudos e apresentações do que foi solicitado como atividade, por ocasião do último encontro.


Em seguida, todos se dirigem para o auditório e lá, a cada encontro, são recebidos, em acolhidas, por um município diferente daquele que recepcionou no último encontro. Desta vez, o município encarregado da acolhida, foi o grupo de Janduís...


... que trouxe, oriundo da sua cidade, o grupo de teatro “Companhia Cultural Ciranduíshttp://ciranduis.blogspot.com.br, com a apresentação “A Escola Ideal”, para receber os professores e técnicos.




Abaixo, clique no link e assista ao vídeo contando a história deste grupo que está na estrada há mais de 20 anos...


Após a belíssima apresentação do grupo Ciranduís (na qual a reflexão é sobre a escola do pesadelo versus a escola ideal), os professores formadores, tendo à frente o professor Luciano Dutra, explanaram sobre os procedimentos para as apresentações do Seminário, em cada sala – oito trabalhos em uma; sete trabalhos em outra –, proposto como atividade para o dia, em forma de fluxograma.

O prof. Luciano dialogando e, no último quadro, os professores formadores deste sábado (primeiro plano)
Para tanto, cada grupo teve que se adequar às orientações sugeridas pelos formadores e elas tiveram o seguinte roteiro:

1 – Descrever um processo que ocorra no campo, do cotidiano dos alunos, seja ele agrícola agroindustrial, de extrativismo ou pecuária (ex: bovinocultura, piscicultura, caprinovinocultura, etc.), na forma de um diagrama de blocos.
2 – Fotografar as etapas do processo, preparando uma apresentação em power point
3 – Identificar as principais dificuldades para o processo
4 – Propor um plano de ação
5 – Identificar os recursos necessários e analisar como será possível viabilizar a obtenção desses recursos
6 – Relacionar entre os festivais culturais e o sistema produtivo

Na sala do professor Luciano Dutra, os grupos ficaram assim nomeados – inclusive em ordem de apresentação do Seminário:


Grupo de Caraúbas:
Hortas Agroecológicas Sistema PAIS

Ø  Aguinaldo
Ø  Adriana
Ø  Neurivan



Principais dificuldades:
  • Demora na liberação de recursos do projeto
  • Descontinuidade nas ações de programas
  • Pouco debate sobre a agricultura familiar
  • Dificuldade hídrica

Plano de ação para melhoria:
  • Discutir estratégias organizacionais (associações/cooperativas)
  • Assessoria técnica permanente
  • Trabalhar a valorização dos produtos locais
  • Trabalhar o beneficiamento da produção – agregar valor
  • Desburocratizar o acesso às políticas públicas com ênfase no crédito
     Recursos necessários e viabilização:
  • Mobilização local de alunos e comunidade
  • Intervenção em espaços políticos de debates – fóruns, conselhos e comitês

Grupo de Almino Afonso
Extração e Produção da Cal

Ø  Simone
Ø  Unilton
Ø  Vanuza
Ø  Nilton



Principais dificuldades:
  • É a própria queima – devido à quantidade de dias e horas


Plano de ação para melhoria:
  • Abrir linhas de crédito
  • Proporcionar o acesso à legalização das operações de mineração de pequena escala, como         atividade em ambiente sustentável
  • Atualizar a tecnologia e torná-la competitiva
  • Gerar parcerias com universidades e institutos de pesquisas
  • Melhorar a infraestrutura viária
  • Realizar fóruns, debates, seminários para a divulgação do setor e de sua importância para a        comunidade local
  • Sugestão de equipamentos individuais (máscaras, luvas, botas, capacetes e óculos de                 produção)

Grupo de Apodi
Experiência da Feira da Agricultura Familiar do Município de Apodi/RN

Ø  Francisco Aguinaldo
Ø  Maria Edjanete
Ø  Bárbara Evelin



Principais dificuldades:
  • Falta de conscientização do público consumidor
  • Falta de incentivos de políticas pública
      Plano de ação para melhoria:
  • Conversa direta entre o produtor e o consumidor – garantia de qualidade do produto
  • Parceria com os poderes públicos
Relação com os acontecimentos culturais:
  • As feiras acontecem aos sábados conforme a tradição  - dia da feira de Apodi/RN
  • De acordo com os períodos das culturas

Grupo de Janduís
Família Francisco Floriano Filho – comunidade Permissão

Ø  Antônia Martilene
Ø  Antonio Dário
Ø  Lázara Maia
Ø  Maria da Conceição



ALMOÇO...


Grupo de Martins
Processo Produtivo de Horticultura Orgânica
Princesa Serrana

Ø  Iracy
Ø  Leidiane
Ø  Meyre


Principais dificuldades:
  • Falta de recursos
  • Falta de local para implantar o projeto

Plano de ação para melhoria:
  • Pesquisas
  • Recursos
  • Apoio técnico

Grupo de Serra do Mel
A vida produtiva dos alunos do ProJovem Campo 
- Saberes da Terra - da Serra do Mel

Ø  Elizângela Sales
Ø  Luzia Isabela
Ø  Raimundo Antonio
Ø  Teresa Cristina







Grupo de Felipe Guerra
Unidade Produtiva Integrada do
Município de Felipe Guerra

 Ø  Emerson de Oliveira
Ø  Francisca Pereira
 Ø  Rosibério da Costa



Situação encontrada:
  • Produção tímida de culturas


Propostas:
  • Consorciar uma maior quantidade de culturas – de hortaliças a fruteiras
  • Capacitação para melhoramento genético dos animais
  • Busca alternativa para a comercialização

Depois das apresentações, houve um momento de debates sobre os trabalhos apresentados e...


... em seguida, todos os professores desceram para o lanche da tarde.


Na volta, os professores foram direto para o auditório e, lá, na plenária, todos ouviram os relatos dos professores formadores sobre as apresentações em suas salas. 

Houve, ainda, uma participação da plateia socializando as experiências:
  • A atividade fluxograma gerou uma controvérsia na sua forma, pois alguns grupos trabalharam os próprios projetos e, outros, a realidade encontrada na comunidade.

  • Os trabalhos apresentados na sala do professor Felipe Morais atenderam às expectativas e foram considerados produtivos.


O professor Luciano Dutra, após os relatos, repassou o eixo do próximo encontro (Cidadania), no dia 30/08, cujo tema é “Território, Identidade e Cidadania”. No final, a professora Maria de Fátima Oliveira anunciou que está deixando o curso, agradeceu a todos e informou que agora vai lecionar na unidade do instituto, no Piauí.


"O Educador é, antes de tudo, um abnegado pelo que desempenha; por isso, ele se desdobra,  sacrifica-se e luta pelos ideais de promover o conhecimento e o saber para as futuras gerações
(Raí Lopes).


Um comentário:

Fátima Oliveira disse...

Muito bom o registro, mas só um esclarecimento, Raimundo, eu não sou coordenadora. Somos todos professores. Amélia é a coordenadora geral.

Abraço,

Fátima Oliveira