O
sábado do dia 16 de agosto começou, para uma boa parcela de professores da rede
pública do estado – de 1º ao 3º anos –, com uma formação. Era, na verdade, a V
Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no módulo
de Matemática e que contemplava, em sua estruturação, Quantificação, Registros
e Agrupamentos.
Na
chegada à Escola Estadual Jerônimo Rosado – antigo Colégio Estadual – as professoras
eram recebidas pelas coordenadoras Maria Augusta e Maria Judivânia, que lhes
entregavam a ficha de presença e, quando necessário, o kit do material que
ainda não havia sido entregue,
a elas, na formação anterior.
As
salas foram, como sempre são, divididas entre as professoras orientadoras, que
começaram as suas formações com a acolhida e, em seguida, a leitura deleite.
SALA ZILMA MARQUES
SALA SANDRA DIÓGENES
Na
pausa das 09h30, as professoras se reuniram no pórtico do corredor, onde as
salas estão situadas, e ali foi servido um saboroso lanche para recuperar
as energias.
De
voltas às salas, as professoras receberam orientações sobre a história da
construção dos números, uma invenção revolucionária, mas que se desenvolveu aos
poucos e de maneiras diferentes em várias civilizações, tendo em comum o fato
de que sua construção esteve sempre relacionada às necessidades humanas de
quantificação, registro e agrupamentos.
SALA SUELEIDE FERREIRA
Cada
professora orientadora, em sua respectiva sala, desenvolveu uma metodologia capaz
de fazer com que as professoras cursistas pudessem, diante do quadro
sistematizado, absorver com mais facilidade, a temática da formação, à medida que o tema foi sendo aprofundado:
- Sobre a construção do número
- O agrupamento na organização da contagem e na origem dos sistemas de numeração
- Usos e funções do número em situações do cotidiano
- Para que serve a matemática na perspectiva das crianças
- O número: compreendendo as primeiras noções
- Número: de qualidades e quantidades
- Sentido de número na Educação Matemática
- Diferentes enfoques no ensino de número
- A contagem e o universo infantil
LÚCIA HELENA
As professoras trabalharam o senso numérico,
que é a capacidade
que permite diferenciar, sem contar, pequenas quantidades de grandes
quantidades e perceber onde há mais e onde há menos, quando há “tantos quantos”
ou uma situação de igualdade entre dois grupos. O senso numérico é a capacidade
natural que o ser humano e alguns animais possuem para apropriar-se de quantidades. Quando o ser humano começou a produzir para o próprio sustento, ele descobriu a
quantidade. E essa descoberta levou-o à contagem.
SALA SOCORRO BEZERRA
Na questão dos indicadores de sentido numérico, as professoras trabalharam a partir de uma análise da literatura na área, Spinillo (2006) que identificou e agrupou os principais indicadores de sentido numérico com o objetivo de contribuir para uma maior compreensão acerca deste tema:
a) Realizar cálculo mental flexível.
b) Realizar estimativas e usar pontos de referência.
c) Fazer julgamentos quantitativos e inferências.
d) Estabelecer relações matemáticas.
e) Usar e reconhecer que um instrumento ou um suporte de representação pode ser mais útil ou apropriado que outro.
Na parada para o almoço – enquanto a fila andava –, as professoras cursistas aproveitaram para trocar, entre elas, observações e conjecturas sobre os assuntos abordados e, nessa troca de informações, ampliarem suas formas de verem as diversas possibilidades de se usar a matemática no cotidiano de suas salas de aula.
Na volta do almoço, o momento da sesta. Cada uma, em seu grupo, aproveitou o espaço e o tempo para relaxar ou se ater às trivialidades das conversas de comadres.
Teve até pose da futura mamãe, para mostrar a "pnaquianinha" quem vem chegando... E daqui todas as "pnaquianas" já dão as boas-vindas e pedem que o Senhor a ilumine.
E, por fim, a sala Sandra Diógenes para a posteridade...
No período da tarde, as salas se encheram de experiências
e exemplos de como se trabalhar, matematicamente, os seus alunos de 1º ao 3º
anos.
SALA ZILMA MARQUES
SALA SANDRA DIÓGENES
SALA SOCORRO BEZERRA
NOTA DA 12ª DIRED:
Na V Formação
do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização
na Idade Certa – trabalharam no apoio as coordenadoras...
- Maria Augusta
- Maria Helena
- Maria Judivânia
... os funcionários da Escola Estadual
Jerônimo Rosado...
- Seu Henrique
- Dona Gorete
... e o Buffet “Doce Dino”...
Um comentário:
Mais um encontro produtivo e gratificante.A edição, como sempre, impecavel!Muito bom fazer o que gostamos e me sinto muito feliz em cada encontro do PNAIC em Mossoró, com minhas alunas.Grande abraço!
Zilma.
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