Seguindo o calendário proposto pela campanha Conte Até 10
“Valente mesmo é quem não briga”, a Escola Estadual Professor Manoel João –
Mossoró/RN, realizou, no dia 30/07, a sua caminhada pelas ruas do bairro Alto de
São Manoel, local onde a mesma está localizada, que contou com uma boa participação de
alunos, professores e funcionários.
Foto: EE Prof. Manoel João |
Foto: EE Prof. Manoel João |
Exibindo faixas e cartazes pedindo a Paz, os
participantes, por onde passavam, entregavam panfletos e repetiam o slogan da
campanha: a raiva passa, a vida fica!
Foto: EE Prof. Manoel João |
Foto: EE Prof. Manoel João |
Foto: EE Prof. Manoel João |
No encerramento, os coordenadores da campanha - na escola
- realizaram uma atividade reforçando o tema “Valente mesmo é quem não
briga”, através de slides,
peça teatral, dentre outras atividades.
A escola ratificou o compromisso em incentivar a paz e ser
contra a qualquer tipo de violência que, porventura, venha desestruturar a
harmonia entre a comunidade escolar, como um todo.
NOTA DA 12ª DIRED:
Sobre a Campanha:
No ambiente escolar,
conhecemos pessoas, fazemos amigos e amadurecemos nossa personalidade. É claro
que a convivência, às vezes, gera conflito e estresse. Mas diante dessas
situações, valente mesmo é quem não briga.
A campanha "Conte até 10
nas Escolas" tem o objetivo de criar uma cultura de paz entre adolescentes
e jovens. A atitude é contar até dez antes de reagir e deixar a raiva passar.
Troque a violência pela tolerância. Tome a melhor atitude: conte até 10.
Campanha pela valorização da vida
Conte até
10. A raiva passa. A vida fica". Essa é a atitude que o Conselho Nacional
do Ministério Público (CNMP) propõe aos brasileiros que estiverem prestes a
cometer um ato de violência contra alguém. No país, todos os anos, milhares de
pessoas são vítimas de assassinatos por impulso em situações como brigas em
bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. Com o objetivo de evitar essas
mortes, o CNMP lança, no dia 8 de novembro, a Campanha "Conte até 10. Paz.
Essa é a atitude". A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça
e Segurança Pública (Enasp) e conta com a parceria do Conselho Nacional de
Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ).
De
acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Ministério da Justiça,
foram registrados 49.932 homicídios no Brasil em 2010. O número representa
média de 26,2 assassinatos para cada grupo de cem mil habitantes, o que coloca
o país entre os mais violentos do mundo.
Boa parte desses crimes foi
cometido em atitudes impulsivas ou por motivos fúteis e poderia ter sido
evitado se a calma fosse mantida. Segundo levantamento compilado pelo Conselho
Nacional do Ministério Público (CNMP), entre 2011 e 2012, os homicídios por
impulso e por motivo fútil representaram desde 25% a mais de 80% dos crimes
cometidos, a depender do estado. Os números são relativos a 15 estados e ao
Distrito Federal, foram remetidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou
pelo Ministério Público e encaminhados ao CNMP pelos gestores de metas da
Enasp. Para evitar essas mortes, a Campanha propõe contar até dez e manter o
controle.
"Nosso alvo são os
homicídios que ocorrem em função da banalização da violência, da falta de
tolerância, da ação impensada no momento da raiva. São casos, muitas vezes, de
pessoas que nunca haviam matado antes, e, por perderem a cabeça numa situação
de conflito, cometem o crime", explica a conselheira do CNMP e
coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, Taís Ferraz. "Para
reduzir os índices de homicídio, além da atuação conjunta e articulada dos
agentes do Sistema de Justiça, é fundamental a sensibilização da sociedade. É
isso que estamos buscando", complementou.
Estrelas
Quatro atletas estrelam os filmes
da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de
TV do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano,
campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes
campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles
aderiram à iniciativa sem cobrar cachê. Entre as mensagens inseridas na ação estão
"Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e
"Sua vida vale mais que qualquer briga".
O material de divulgação inclui
jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em
mídias digitais e redes sociais e game. O material será veiculado gratuitamente
por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo,
115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de
internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc).
Também está em produção, em
parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como
objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de
aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O
Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em
escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e
mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados.
"Para atingir essa parcela
da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos dos nossos
jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa etária, que
são alarmantes", afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as mortes de
jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país.
Fonte: CNMP - Notícias - 08/11/2012
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