Reuniu-se hoje
(21) e terá continuidade amanhã (22), no auditório da 12ª DIRED, no turno
matutino, o encontro do Projeto Correção de Fluxo com as orientações da técnica da SUEF
(Subcoordenadoria do Ensino Fundamental) Lúcia Soares e da técnica da 12ª DIRED Antônia Zilma, para um público-alvo de secretários gerais e auxiliares de secretaria
que trabalham com os documentos normativos do projeto Correção de Fluxo.
O objetivo do
encontro é discutir sobre o Projeto Correção de Fluxo e esclarecer dúvidas
encontradas no trabalho de escrituração no referido projeto.
1º Momento
A abertura do
encontro foi feita pela professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - que
deu as boas-vindas aos presentes e desejou boas trocas de informações.
Em seguida, foi
feita a acolhida pelas técnicas orientadoras do encontro com uma apresentação de slides com o tema "Aprendizagem".
Logo após, foi
exposto o quadro de levantamento de matrícula 2013/2014
– PCF, conforme abaixo:
Nº
|
ESCOLAS/MOSSORÓ
|
Ano
II
|
Ano
I
|
01
|
E. E. PADRE DEHON
|
23
|
24
|
02
|
E. E. CÔNEGO ESTEVAM
DANTAS
|
TA 21 TB 23
|
-
|
03
|
E. E. DIRAN RAMOS DO
AMARAL
|
-
|
25
|
04
|
E. E. DOM JOÃO COSTA
|
24
|
-
|
05
|
E. E. LAVOISIER MAIA
|
33
|
-
|
06
|
E. E. DR. EWERTON
DANTAS CORTEZ
|
19
|
-
|
07
|
E. E. PRESIDENTE
KENNEDY
|
-
|
-
|
09
|
E. E. GILBERTO ROLA –
MAISA
|
30
|
30
|
10
|
E. E. JERÔNIMO ROSADO –
CJ. VINGT ROSADO
|
22
|
-
|
11
|
E. E. JOÃO PAULO II
|
TA 29 TB 29
|
TA 28
TB 28
|
12
|
E. E. LUIS DANTAS
CAVALCANTE
|
11
|
20
|
13
|
E. E. ONZIEME ROSADO
|
TA 25 TB 25
TC 25
TD 25
|
TA 25
TB 25
|
14
|
E. E. PADRE ALFREDO
|
17
|
23
|
15
|
E. E. PADRE SÁTIRO
CAVALCANTE
|
20
|
-
|
16
|
E. E. PAULO FREIRE
|
24
|
-
|
17
|
E. E. PROF. ANTONIO DE
SOUZA MACHADO
|
18
|
-
|
18
|
E. E. HERMÓGENES
NOGUEIRA DA COSTA AB.IV
|
TA 28 TB 28
|
TA 25
T B 25
|
19
|
E. E. JOSÉ DE FREITAS
NOBRE
|
TA 25 TB 25
|
27
|
20
|
E. E. PROF. JOSÉ
NOGUEIRA
|
TA 20 TB 20 TC
20
|
-
|
21
|
E. E. SOLOM MOURA
|
31
|
31
|
22
|
E. E. SANTO ANTONIO
|
23
|
-
|
23
|
E. E. TERTULIANO AIRES
DIAS
|
25
|
-
|
24
|
E. E. JER. VINGT ROSADO
MAIA- CAIC AB. IV-
|
25
|
-
|
N°
|
ESCOLA -
Circunscrição
|
ANO II
|
ANO I
|
25
|
E. E. PROFESSOR ALFREDO
SIMONETTI - Upanema
|
34
|
-
|
26
|
E. E. MANOEL JOAQUIM –
GOV DIX SEPT ROSADO
|
TA 25
TB 27
|
26
|
27
|
E. E. JOÃO ABREU -
BARAÚNA
|
23
|
-
|
28
|
E. E. MARIA JUSTINA -
BARAUNA
|
18
|
-
|
29
|
E. E. CORONEL SOLON -
GROSSOS
|
-
|
20
|
30
|
E. E. PADRE JOSÉ DE
ANCHIETA – SERRA DO MEL
|
20
|
-
|
31
|
E. E. CONSELHEIRO BRITO
GUERRA- AREIA BRANCA
|
TA 24
TB 25
|
-
|
32
|
E.E DAGMAR SABINO
|
-
|
23
|
# T= TURMA
·
ANO II – 821 alunos (30 turmas formadas)
·
ANO I – 385 alunos (14 turmas
formadas)
·
TOTAL – 1.206
alunos matriculados em 2013.
Responsável pela informação:
Antonia Zilma Marques - Técnica
pedagógica/12ª DIRED
ANO 2014
|
|||||
Nº
|
ESCOLAS
|
ANO I
|
ANO II
|
||
01
|
E.E. AMBULATÓRIO PADRE
DEHON
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
26
|
VEP
|
-
|
||
02
|
E.E CÔNEGO ESTEVAM
DANTAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
24
|
VESP
|
-
|
||
03
|
E.E. CUNHA DA MOTA
|
MAT
|
21
|
MAT
|
-
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||
04
|
E.E DIRAM RAMOS DO
AMARAL
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
29
|
VESP
|
-
|
||
05
|
E.E DR. LAVOISIER MAIA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
14
|
VESP
|
29
|
||
06
|
E.E. DR. EWERTON CORTEZ
|
MAT
|
16
|
MAT
|
-
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||
07
|
E.E. GILBERTO ROLA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
29
|
VESP
|
29
|
||
08
|
E.E. JERÔNIMO VINGT
ROSADO MAIA
RINCÃO
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||
09
|
E.E. JOÃO PAULO II
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
26
|
VESP
|
2T- 27
|
||
10
|
E.E. ONZIEME ROSADO
|
MAT
|
25
|
MAT
|
2O
|
VESP
|
24
|
VESP
|
20
|
||
11
|
E.E. PADRE SÁTIRO
CAVALCANTE DANTAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||
12
|
E.E. PROF. HERMÓGENES
NOGUEIRA DA COSTA
|
MAT
|
2 T -21 E -22
|
MAT
|
2 T-18 E -20
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||
13
|
E.E. JOSÉ DE FREITAS
NOBRE
|
MAT
|
20
|
MAT
|
12
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||
14
|
E.E.PROF. SOLOM MOURA
|
MAT
|
23
|
MAT
|
20
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||
18
|
E.E. TERTULIANO AIRES
DIAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||
19
|
E.E. JERÔNIMO VINGT
ROSADO MAIA-CAIC-
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
-10
|
VESP
|
25
|
||
20
|
E.E. JOSÉ CALAZANS
FREIRE
|
MAT
|
MAT
|
||
VESP
|
VESP
|
||||
21
|
E.E. PROF. ALFREDO
SIMONETTI
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
20
|
VESP
|
-
|
||
24
|
E. E. CONSELHEIRO BRITO
GUERRA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
10
|
VESP
|
-
|
||
25
|
E.E. DAGMAR SABINO
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
VESP
|
-
|
VESP
|
-23
|
Ano I = 435 ALUNOS
MATRICULADOS ( 21 TURMAS)
ANO II= 288 ALUNOS
MATRICULADOS (13 TURMAS)
Responsável pela
informação: Antônia Zilma Marques
Por fim, uma
Exposição Dialogada – Relatos dos secretários sobre o trabalho com escrituração
nas turmas de Ano 1 e Ano 2.
2º Momento
Discussão sobre
o Projeto Correção de Fluxo, com base no parecer do CEE nº. 08/07, de 07/02/07
nos termos da Lei nº. 9394/96.
Esclarecimentos
de dúvidas encontradas, através de exemplos de situações no Projeto Correção de
Fluxo:
- O que fazer, diante das dúvidas mais encontradas?
- O aluno se transfere sem terminar o Ano 1
- O aluno se transfere após terminar o Ano 1
- O aluno se transfere cursando o Ano 2
- O aluno tem muitas faltas. Ele está cursando o Ano 1, o que fazer?
- O aluno está afastado, mas concluiu o Ano 1. Foi morar em outro estado, depois voltou sem ter concluído o Projeto. Já está com 16 anos. O que fazer?
- O aluno de Correção de Fluxo pode ir para EJA? Em que situação?
- O aluno concluiu o Ano 2, vai para que série?
- O aluno não atingiu as competências esperadas. Em sua média final ficou com menos de 6,0. Como proceder?
- E quanto ao preenchimento do Histórico Escolar? Se o aluno termina os dois anos de CF, como encaminhá-lo?
- E a Ata de Resultado Final? Colocam-se notas ou não?
- Quando devemos empregar o Parecer e o Amparo Legal?
- Em relação à recuperação, como se dá?
- O aluno tem 12 anos e alguns meses, ele pode ser matriculado no PC?
- O aluno de 9º Ano pode ser matriculado no Ano 2, mesmo que seja já da escola, mesmo com mais de 14 anos?
- O aluno mora perto da escola, mas tem acima de 14 anos, ele deve ser matriculado no Projeto?
- A turma tem 17 alunos matriculados no inicio do ano, então é possível completar os 20 ou 25 com alunos acima de 14 anos?
- Que materiais didáticos são usados na CF?
- O aluno está matriculado em EJA e a família se muda para perto de uma escola que tem PCF, ele pode ser matriculado no projeto?
- O aluno não fez o ano 1, ele pode ser matriculado no ano 2?
- A turma de Correção de Fluxo deve funcionar com 13 alunos no ano 1? Para completar o número mínimo ou máximo de alunos, deve-se matricular alunos com mais de 14 anos?
- A escola que não trabalha com o referido projeto, deve receber Histórico sem o Parecer Legal?
- O que fazer quando a escola não quer que o aluno curse o 9º Ano, porque não entendeu o Histórico?
- Que fazer quando a mãe ou responsável pelo aluno quer tirá-lo da escola porque o mesmo tem problemas sérios com colega(s) na sala de aula? E se a mãe depois muda de ideia e traz o aluno de volta? Cursando o ano 1 ou ano 2?
- O aluno está cursando o ano 1, se afasta por um tempo, volta, falta por um tempo novamente e só aparece no ano 2, ele tem direito de terminar o projeto?
- Deve se colocar notas ao final de cada bimestre nas fichas e nos diários dos alunos do PCF?
NOTA DA 12ª
DIRED:
CORREÇÃO DE FLUXO
O que é
Os Programas de
Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvidos pelo CENPEC há 14 anos, com o
objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A
metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem
diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para
definir ações diferenciadas para cada região em que atua.
Com quem faz
Secretarias estaduais
e municipais de educação.
Destaque
A metodologia dos projetos de correção de fluxo escolar foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2010, como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da defasagem idade-série.
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