terça-feira, 14 de julho de 2015

ENCONTRO DA ANA FORMA EDUCADORES DA 11ª e 12ª DIREDS

Aconteceu, nos dias 09 e 10/07/15, na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, nos dois turnos – matutino e vespertino, a formação da prova Ana, para professores do 3º ano, coordenadores pedagógicos e suportes pedagógicos do Ensino Fundamental, mais os técnicos das Direds de Mossoró (12ª) e Assú (11ª).


A formação foi realizada pelas técnicas da SUEF – Subcoordenadoria do Ensino Fundamental – coordenada por Leonor Fernandes e pelas formadoras Lúcia Soares, Ana Lúcia e Maria do Carmo e Vanézia Luz.


O evento começou com os participantes sendo acolhidos, primeiramente, pelas técnicas responsáveis pela prova Ana, na 12ª DIRED – Helena Maia e Judivânia Fernandes – e pela técnica Flávia Arruda, responsável pelo cadastramento e encaminhamento das salas de formações.



Sala Maria do Carmo



Sala Ana Lúcia


Sala Lúcia Soares


A secretária adjunta de Educação do Estado, professora Socorro Batista, esteve, no primeiro dia, visitando as salas e dialogando com as formadoras.




No dia 10/07 a formação começou com duas apresentações culturais:

O cantor, repentista, cordelista e poeta Genildo Costa – artista do Mais Educação/CAIC Abol. IV, fez uma apresentação, onde fez a divulgação do seu projeto “Chão dos Moxorós”. O artista deu um show de criatividade e poesia para os educadores presentes.





Em seguida, a apresentação foi dos alunos da Escola Estadual Prof. Paulo Freire, tendo como maestro o monitor do Mais Educação – João Gavião – e o seu projeto “Ensino de Cordas”.




Após as apresentações culturais, o evento foi aberto oficialmente, pela diretora da 12ª DIRED, a socióloga Rina Márcia – anfitriã da formação, que enfatizou a necessidade de uma formação específica para os educadores que trabalham com a prova Ana e enalteceu a participação maciça dos professores de 3º anos, coordenadores e suportes pedagógicos do Ensino Fundamental.


Em seguida, a professora Socorro Batista – secretária adjunta de Educação e da Cultura do Estado – usou da palavra para parabenizar a estrutura montada, pela 12ª DIRED, para receber os educadores; pela coordenação da formação e suas técnicas, que  repassaram, com clareza e conhecimento, os conteúdos; e pela presença dos participantes, que se dispuseram a estarem disponíveis para os dois dias de formação.


Após as falas da organização, foi dado início as apresentações exitosas das professoras de 3º anos, abaixo relacionadas:

- Relato de Experiências: professora Adrielly Benigno de Moura – da Escola Estadual Antônio de Souza Machado.


- Trabalhando gêneros textuais com a “História de dona Baratinha”: professora Mifra Angélica – da Escola Estadual José Nogueira.



- Letramento e Numeramento através da Poesia: professora Geísa Maria – da Escola Estadual Dom Jaime.



- Aproveitamento da Sala de Aula como Espaço de Aprendizado: professora Célia Maria de Oliveira Barreto Melo – da Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara.



- Produção textual com “O Recôndito da História de Chapeuzinho Vermelho: professoras Gilzineide e Obédia - da Escola Estadual profª Adalgisa Emídia da Costa. 



Em seguida, os participantes foram divididos em salas, para continuarem a formação da prova Ana.

Sala Lúcia Soares



Sala Ana Lúcia



Sala Maria do Carmo



NOTA DA 12ª DIRED:


ANA

A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

Objetivos:

i)                    Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;

ii)                  Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;


iii) Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Participação:

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
 
Características:
 
A avaliação utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada anualmente.

Aplicação
 
A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação.

Legislação
 
http://portal.inep.gov.br/image/image_gallery?uuid=b1732457-7658-43ef-89cd-1c0bc5686c2d&groupId=10157&t=1411389799773 Portaria nº 468, de 19 de setembro de 2014. Estabelece a sistemática para a realização da edição de 2014 da ANA
http://portal.inep.gov.br/image/image_gallery?uuid=b1732457-7658-43ef-89cd-1c0bc5686c2d&groupId=10157&t=1396526600687 Portaria nº 120, de 19 de março de 2014. Resultados Preliminares ANA 2013
http://portal.inep.gov.br/image/image_gallery?uuid=b1732457-7658-43ef-89cd-1c0bc5686c2d&groupId=10157&t=1379598708249 Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais.
http://portal.inep.gov.br/image/image_gallery?uuid=b1732457-7658-43ef-89cd-1c0bc5686c2d&groupId=10157&t=1379598708249 Portaria nº 304, de 21 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB
http://portal.inep.gov.br/image/image_gallery?uuid=b1732457-7658-43ef-89cd-1c0bc5686c2d&groupId=10157&t=1379598708249 Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.



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