Aconteceu, nos dias 09
e 10/07/15, na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, nos dois turnos –
matutino e vespertino, a formação da prova Ana, para professores do 3º ano,
coordenadores pedagógicos e suportes pedagógicos do Ensino Fundamental, mais os
técnicos das Direds de Mossoró (12ª) e Assú (11ª).
A formação foi
realizada pelas técnicas da SUEF – Subcoordenadoria do Ensino Fundamental –
coordenada por Leonor Fernandes e pelas formadoras Lúcia Soares, Ana Lúcia e
Maria do Carmo e Vanézia Luz.
O evento começou com os
participantes sendo acolhidos, primeiramente, pelas técnicas responsáveis pela
prova Ana, na 12ª DIRED – Helena Maia e Judivânia Fernandes – e pela
técnica Flávia Arruda, responsável pelo cadastramento e encaminhamento das
salas de formações.
Sala Maria do Carmo
Sala Ana Lúcia
Sala Lúcia Soares
A secretária adjunta de
Educação do Estado, professora Socorro Batista, esteve, no primeiro dia, visitando as salas e dialogando com as formadoras.
No dia 10/07 a formação
começou com duas apresentações culturais:
O cantor, repentista, cordelista e
poeta Genildo Costa – artista do Mais Educação/CAIC Abol. IV, fez uma
apresentação, onde fez a divulgação do seu projeto “Chão dos Moxorós”. O
artista deu um show de criatividade e poesia para os educadores presentes.
Em seguida, a
apresentação foi dos alunos da Escola Estadual Prof. Paulo Freire, tendo como
maestro o monitor do Mais Educação – João Gavião – e o seu projeto “Ensino de
Cordas”.
Após as apresentações culturais,
o evento foi aberto oficialmente, pela diretora da 12ª DIRED,
a socióloga Rina Márcia – anfitriã da formação, que enfatizou a necessidade de
uma formação específica para os educadores que trabalham com a prova Ana e
enalteceu a participação maciça dos professores de 3º anos, coordenadores e
suportes pedagógicos do Ensino Fundamental.
Em seguida, a
professora Socorro Batista – secretária adjunta de Educação e da Cultura do
Estado – usou da palavra para parabenizar a estrutura montada, pela 12ª DIRED, para receber os educadores; pela coordenação da
formação e suas técnicas, que repassaram,
com clareza e conhecimento, os conteúdos; e pela presença dos participantes,
que se dispuseram a estarem disponíveis para os dois dias de formação.
Após as falas da
organização, foi dado início as apresentações exitosas das professoras de 3º
anos, abaixo relacionadas:
- Relato de
Experiências: professora Adrielly Benigno de Moura – da Escola Estadual Antônio
de Souza Machado.
Sala Lúcia Soares
Sala Ana Lúcia
Sala Maria do Carmo
NOTA DA 12ª DIRED:
Aplicação
Legislação
ANA
A avaliação está
direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do
Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no
contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA
produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas
escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da
aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise
das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver
esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de
instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e
letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de
oferta das instituições às quais estão vinculadas.
Objetivos:
i)
Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no
3º ano do ensino fundamental;
ii)
Produzir indicadores sobre as condições de oferta
de ensino;
iii) Concorrer
para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância
com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
Características:
A avaliação
utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de
desempenho. Será aplicada anualmente.
Aplicação
A aplicação e a
correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor
regente de classe esteja presente à aplicação.
Legislação
Portaria nº 468, de 19 de setembro de 2014.
Estabelece a sistemática para a realização da edição de 2014 da ANA
Portaria nº 120, de 19 de março de 2014.
Resultados Preliminares ANA 2013
Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012.
Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto
e define suas diretrizes gerais.
Portaria nº 304, de 21 de junho de 2013. Dispõe
sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB
Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013.
Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
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