A secretária adjunta de
Educação e da Cultura, professora Socorro Batista, esteve sábado, dia 25/07,
visitando o cursinho da 12ª DIRED (DiredVest), no turno vespertino.
A professora foi convidada pela coordenação do cursinho, técnicas
pedagógicas Goretti Silva e Elizete Amorim, a prestigiar o marco histórico da
entidade, que incluiu, nos aulões, os alunos com surdez.
Desta forma, os aulões passam a ter, dentre os
alunos matriculados, no turno vespertino, 15 alunos*
do CAS - Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez/Mossoró-RN, que assistem
aos aulões, tendo como ponto de apoio o intérprete (que traduz as
explicações do professor para a LIBRAS).
A professora visitou,
conversou com os alunos, deu entrevistas às emissoras de TV e parabenizou a
gestão e coordenação da entidade, pela iniciativa e pelo comprometimento de, além de
proporcionar ao aluno da escola pública o reforço gratuito em sua formação
básica – preparando-o para o vestibular e o ENEM –, fazer a inclusão social,
através de uma estrutura que possibilite o seu avanço didático por meio do intérprete de LIBRAS.
A professora Socorro Batista concedendo entrevista para a TCM - Canal 10/Mossoró |
A coordenadora Goretti Silva falando a TCM - Canal 10 |
A coordenadora do CAS, Rita de Cássia, servindo de intérprete entre repórter e aluna com surdez (Manuele Guedes) |
A técnica pedagógica Goretti Silva sendo entrevistada pela InterTv (Costa Branca) |
A secretária Adjunta de Educação, professora Socorro Batista, sendo entrevistada pela InterTv (Costa Branca) |
Assistam a matéria da InterTv Costa Branca clicando no link abaixo:
NOTA DA 12ª DIRED:
NOTA DA 12ª DIRED:
A 12ª DIRED foi a primeira Diretoria Regional
a implantar o cursinho. Idealizado na administração do governo passado (pela
professora Betania Ramalho), já funciona desde o ano de 2012. São alunos provenientes
das escolas públicas do estado, pertencentes à circunscrição da diretoria
(abrange os municípios de Areia Branca, Baraúna, Grossos, Governador Dix-sept
Rosado, Mossoró, Upanema, Serra do Mel e Tibau), que são matriculados mediante
critérios adotados pela coordenação (assiduidade, média superior a 6, bom
comportamento, disponibilidade de estar presente aos sábados de aula e o
compromisso de estudarem em casa o que foi visto em sala, etc.) e que recebem toda
uma logística (aulas com recursos tecnológicos, material didático impresso em
forma de revistas, camiseta do cursinho, lanche, etc.), para que os mesmos
tenham somente a preocupação de estudar.
*Este ano o cursinho
está recebendo 15 alunos com surdez, fazendo, com isso, a inclusão. São alunos
do CAS que, através de 3 intérpretes de LIBRAS, acompanham ,
simultaneamente, o que o professor da disciplina está repassando para o
restante da turma.
Assistam a matéria da TCM - Canal 10:
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