segunda-feira, 27 de julho de 2015

SECRETÁRIA ADJUNTA VISITA CURSINHO DA 12ª DIRED


A secretária adjunta de Educação e da Cultura, professora Socorro Batista, esteve sábado, dia 25/07, visitando o cursinho da 12ª DIRED (DiredVest), no turno vespertino.


A professora foi convidada pela coordenação do cursinho, técnicas pedagógicas Goretti Silva e Elizete Amorim, a prestigiar o marco histórico da entidade, que incluiu, nos aulões, os alunos com surdez.


Desta forma, os aulões passam a ter, dentre os alunos matriculados, no turno vespertino, 15 alunos* do CAS - Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez/Mossoró-RN, que assistem aos aulões, tendo como ponto de apoio o intérprete (que traduz as explicações do professor para a LIBRAS).


A professora visitou, conversou com os alunos, deu entrevistas às emissoras de TV e parabenizou a gestão e coordenação da entidade, pela iniciativa e pelo comprometimento de, além de proporcionar ao aluno da escola pública o reforço gratuito em sua formação básica – preparando-o para o vestibular e o ENEM –, fazer a inclusão social, através de uma estrutura que possibilite o seu avanço didático por meio do intérprete de LIBRAS.

A professora Socorro Batista concedendo entrevista para a TCM - Canal 10/Mossoró
A coordenadora Goretti Silva falando a TCM - Canal 10
A coordenadora do CAS, Rita de Cássia, servindo de intérprete entre repórter e aluna com surdez (Manuele Guedes)
A técnica pedagógica Goretti Silva sendo entrevistada pela InterTv (Costa Branca)
A secretária Adjunta de Educação, professora Socorro Batista, sendo entrevistada pela InterTv (Costa Branca) 

A 12ª DIRED foi a primeira Diretoria Regional a implantar o cursinho. Idealizado na administração do governo passado (pela professora Betania Ramalho), já funciona desde o ano de 2012. São alunos provenientes das escolas públicas do estado, pertencentes à circunscrição da diretoria (abrange os municípios de Areia Branca, Baraúna, Grossos, Governador Dix-sept Rosado, Mossoró, Upanema, Serra do Mel e Tibau), que são matriculados mediante critérios adotados pela coordenação (assiduidade, média superior a 6, bom comportamento, disponibilidade de estar presente aos sábados de aula e o compromisso de estudarem em casa o que foi visto em sala, etc.) e que recebem toda uma logística (aulas com recursos tecnológicos, material didático impresso em forma de revistas, camiseta do cursinho, lanche, etc.), para que os mesmos tenham somente a preocupação de estudar.

*Este ano o cursinho está recebendo 15 alunos com surdez, fazendo, com isso, a inclusão. São alunos do CAS que, através de 3 intérpretes de LIBRAS, acompanham , simultaneamente, o que o professor da disciplina está repassando para o restante da turma.

Assistam a matéria da TCM - Canal 10:




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