terça-feira, 21 de julho de 2015

GESTÃO ESCOLAR DA 12ª DIRED REALIZA ENCONTRO


Aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório da 12ª DIRED, no período matutino, a reunião com os representantes do Conselho Escolar, cujo objetivo foi o de viabilizar o trabalho de acompanhamento e monitoramento da Gestão Escolar no âmbito da circunscrição da entidade.


O evento foi aberto, oficialmente, pela diretora da 12ª DIRED – socióloga Rina Márcia – que deu as boas-vindas aos participantes e aproveitou para repassar algumas informações sobre a convocação de professores, para o quadro efetivo do estado. Diante de algumas perguntas feitas pelos gestores presentes, procurou esclarecer as dúvidas e assegurar que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.


Após a fala da diretora, a técnica pedagógica Fátima Azevedo deu início à sua pauta e elencou os itens a serem discutidos, primeiramente:


            Iniciativa Educadores do Brasil
            Prêmio de Gestão Escolar
            Prêmio Professores do Brasil

Em seguida, a técnica socializou os itens elencados e passou para a segunda parte da pauta, que foi:

            Cadastro atualizado do Conselho Escolar
            Inscrição: curso a distância para Conselheiros Escolares

Na terceira parte da reunião, foi socializada:

            Instrumento de Acompanhamento e Monitoramento da Gestão Escolar 2015

Fotos...
Foram, dentro da reunião, socializados vários questionamentos e tirados, por técnicas da DIRED, as dúvidas
Um momento de espiritualidade: a oração universal do Pai Nosso em memória da professora Rosane Amélia
NOTA DA 12ª DIRED:

Prêmio de Gestão Escolar

Histórico
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) acredita no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Essa crença se materializa no Prêmio Gestão Escolar, uma das iniciativas do Consed que vem se constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.
Concebido em 1998 e desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares são promovidas ações de formação para os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.
Por que participar do PGE?
O Prêmio Gestão Escolar construiu metodologia própria de mobilização, desenvolveu critérios e instrumentos de seleção e indicadores de boas práticas de gestão.
Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade entram em um processo de autoavaliação que propicia olhar, com critérios e dimensões bem definidas, os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes. O preenchimento dessas informações constitui-se numa ação participativa de autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente da escola ser ou não premiada. Portanto, participar já é uma ação educativa para todos os envolvidos.
Os parceiros do Prêmio Gestão Escolar
O prêmio congrega uma série de entidades parceiras que apoiam o Consed no fomento da educação no Brasil. São elas: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação; Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; FNDE; Ministério da Educação (MEC); Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Conselho Britânico; Cedac e QMágico. Além dessas instituições parceiras, o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (assessoria pedagógica) e a ConsisTi (assessoria tecnológica) atuam cotidianamente junto ao Consed para contribuir com a excelência que tem caracterizado o Prêmio Gestão Escolar desde o seu surgimento.
Dimensões

Oportunizar condições para os estudantes, famílias e demais integrantes da comunidade participarem do cotidiano escolar nas suas variadas e múltiplas dimensões, é atribuição de uma gestão escolar considerada eficiente.
O caminho que abre as portas para a constituição de um ambiente escolar democrático e inclusivo passa necessariamente pelos exercícios de reflexão das ações e planejamento. É por meio deles que as equipes gestoras se deparam com seus avanços e fragilidades, e identificam o que é preciso fazer para que os processos de ensino se aproximem, cada vez mais, do que a comunidade escolar considera uma educação de qualidade.
Um instrumento capaz de orientar a equipe gestora na medição dos avanços e fragilidades em sua unidade é a autoavaliação. Ela pode se estruturar a partir de quatro dimensões, propostas pelo Prêmio Gestão Escolar.
São elas:
              Gestão Pedagógica (em dois níveis):
                                     Nível A: Planejamento e Ações Pedagógicas
                                     Nível B: Resultados Educacionais
              Gestão Participativa
              Gestão de Pessoas e Liderança
              Gestão de Infraestrutura: serviços e recursos

Dica

Gestão de qualidade não está representada por um bom ou ótimo nível de atendimento em todas as dimensões e indicadores. Gestores competentes são capazes de perceber o que ainda precisa ser feito e sabem justificar a razão de um nível de atendimento insuficiente
.
Prêmio Professores do Brasil
Regulamento:

Inscrições:

Apresentação

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.

A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

Em 2015, são seis categorias:

Creche
Educação Infantil

Pré-escola
Educação Infantil

Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos
Anos iniciais do Ensino Fundamental

4º e 5º anos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

6º ao 9º ano
Anos Finais do Ensino Fundamental

Ensino Médio

As inscrições realizadas nas categorias "Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a 9º anos e Ensino Médio" devem ser enquadradas em uma das quatro seguintes áreas:ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.

Objetivos

São objetivos do Prêmio:

Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;

Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;

Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;

E estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.


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