Aconteceu nesta
terça-feira (21), no auditório da 12ª DIRED, no período
matutino, a reunião com os representantes do Conselho Escolar, cujo objetivo
foi o de viabilizar o trabalho de acompanhamento e monitoramento da Gestão
Escolar no âmbito da circunscrição da entidade.
O evento foi aberto,
oficialmente, pela diretora da 12ª DIRED – socióloga Rina Márcia –
que deu as boas-vindas aos participantes e aproveitou para repassar algumas
informações sobre a convocação de professores, para o quadro efetivo do estado. Diante de algumas perguntas feitas pelos gestores presentes, procurou
esclarecer as dúvidas e assegurar que todas as medidas cabíveis estão sendo
tomadas.
Após a fala da
diretora, a técnica pedagógica Fátima Azevedo deu início à sua pauta e elencou
os itens a serem discutidos, primeiramente:
Iniciativa Educadores do Brasil
Prêmio de Gestão Escolar
Prêmio Professores do Brasil
Em seguida, a técnica
socializou os itens elencados e passou para a segunda parte da pauta, que foi:
Cadastro atualizado do Conselho Escolar
Inscrição: curso a distância para Conselheiros Escolares
Na terceira parte da
reunião, foi socializada:
Instrumento de Acompanhamento e Monitoramento da Gestão
Escolar 2015
Fotos...
Foram, dentro da reunião, socializados vários questionamentos e tirados, por técnicas da DIRED, as dúvidas |
Um momento de espiritualidade: a oração universal do Pai Nosso em memória da professora Rosane Amélia |
NOTA
DA 12ª DIRED:
Prêmio
de Gestão Escolar
Histórico
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) acredita no
fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como
estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Essa crença se
materializa no Prêmio Gestão Escolar, uma das iniciativas do Consed que vem se
constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da
comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.
Concebido em 1998 e desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão
Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao
longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do
país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação
bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a
premiação, enquanto que, nos anos pares são promovidas ações de formação para
os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.
Por que participar
do PGE?
O Prêmio Gestão Escolar construiu metodologia própria de mobilização,
desenvolveu critérios e instrumentos de seleção e indicadores de boas práticas
de gestão.
Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade entram em um processo de
autoavaliação que propicia olhar, com critérios e dimensões bem definidas, os
diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes.
O preenchimento dessas informações constitui-se numa ação participativa de
autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente da escola ser ou
não premiada. Portanto, participar já é uma ação educativa para todos os
envolvidos.
Os parceiros do
Prêmio Gestão Escolar
O prêmio congrega uma série de entidades parceiras que apoiam o Consed
no fomento da educação no Brasil. São elas: União Nacional de Dirigentes
Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação;
Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú
Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; FNDE;
Ministério da Educação (MEC); Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Conselho Britânico;
Cedac e QMágico. Além dessas instituições parceiras, o Cenpec - Centro de
Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (assessoria
pedagógica) e a ConsisTi (assessoria tecnológica) atuam cotidianamente junto ao
Consed para contribuir com a excelência que tem caracterizado o Prêmio Gestão
Escolar desde o seu surgimento.
Dimensões
Oportunizar condições para os estudantes, famílias e demais integrantes
da comunidade participarem do cotidiano escolar nas suas variadas e múltiplas
dimensões, é atribuição de uma gestão escolar considerada eficiente.
O caminho que abre as portas para a constituição de um ambiente escolar
democrático e inclusivo passa necessariamente pelos exercícios de reflexão das
ações e planejamento. É por meio deles que as equipes gestoras se deparam com
seus avanços e fragilidades, e identificam o que é preciso fazer para que os
processos de ensino se aproximem, cada vez mais, do que a comunidade escolar
considera uma educação de qualidade.
Um instrumento capaz de orientar a equipe gestora na medição dos avanços
e fragilidades em sua unidade é a autoavaliação. Ela pode se estruturar a
partir de quatro dimensões, propostas pelo Prêmio Gestão Escolar.
São elas:
Gestão Pedagógica (em dois níveis):
Nível A: Planejamento e Ações Pedagógicas
Nível B: Resultados Educacionais
Gestão Participativa
Gestão de Pessoas e Liderança
Gestão de Infraestrutura: serviços e recursos
Dica
Gestão de qualidade não
está representada por um bom ou ótimo nível de atendimento em todas as
dimensões e indicadores. Gestores competentes são capazes de perceber o que
ainda precisa ser feito e sabem justificar a razão de um nível de atendimento
insuficiente
.
Prêmio
Professores do Brasil
Regulamento:
Inscrições:
Apresentação
O Prêmio Professores do
Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria
de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.
A meta é reconhecer,
divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem
para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas
de aula.
Todos os professores de
escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do
trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.
Sabemos que registrar
uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e
professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim,
além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um
exercício de reflexão sobre a própria prática o que garante o aprimoramento dos
processos de ensino e aprendizagem.
Ou seja,
independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um
caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os
educadores!
Em
2015, são seis categorias:
Creche
Educação Infantil
Educação Infantil
Pré-escola
Educação Infantil
Educação Infantil
Ciclo
de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos
Anos iniciais do Ensino
Fundamental
4º
e 5º anos
Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
6º
ao 9º ano
Anos Finais do Ensino
Fundamental
Ensino
Médio
As inscrições
realizadas nas categorias "Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º a
9º anos e Ensino Médio" devem ser enquadradas em uma das quatro
seguintes áreas:ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas.
São objetivos do
Prêmio:
Reconhecer o trabalho
dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente,
contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;
Valorizar o papel dos
professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;
Dar visibilidade às
experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e
que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de
ensino;
E estimular a
participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano
Nacional de Educação.
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