Começou hoje, dia 23/11, o 1º Seminário Nacional do Ensino Médio, uma parceria entre o Governo do Estado - por meio da Secretaria da Educação - e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e que conta ainda com as participações da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).
O Seminário acontece de 23 a 25 deste mês, nas dependências da UFERSA, e tem como tema "História, Mobilização e Perspectivas". A meta é discutir as políticas governamentais para o Ensino Médio e seus reflexos na Escola, destacando as pesquisas desenvolvidas na Educação Pública.
A chegada das autoridades...
Professor Josivan Barbosa, Reitor da UFERSA, sendo entrevistado pela repórter da TCM
Da esquerda para a direita: professores Jailton e Clóvis Costa (IFRN), Magali Delfino (12ª DIRED) e a professora Nora Krawczyk (UNICAMP)
O Reitor Josivan Barbosa entre duas professoras da UFERSA
As técnicas da 12ª DIRED também se fizeram presentes...
Da esquerda para a direita: Helena Maia, Sueleide Ferreira e Sandra Diógenes
Da direita para a esquerda: Edileusa e Fátima Azevedo
O evento é destinado aos estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das secretarias estaduais de educação e aos demais interessados em debater a temática. Para ampliar a possibilidade do debate, teremos os Grupos de Discussão (GD) para apresentação de Comunicação Oral, direcionados para professores, para alunos da graduação e para alunos da pós-graduação e Minicursos destinados a todos os interessados.
O cerimonialista, jornalista Walterlin Lopes, começa a chamar as autoridades para compor a mesa de abertura do evento...
A mesa composta (da esquerda para a direita): professores Jean Mac Cole (UERN) e Magali Delfino (12ª DIRED). Secretária de Educação do Estado, professora Betânia Ramalho, Reitores Josivan Barbosa (UFERSA) e Milton Marques de Medeiros (UERN), professores Clóvis Costa (IFRN) e Maria Auxiliadora (UERN)
Quem primeiro falou foi o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Milton Marques de Medeiros, que deu as boas-vindas aos participantes do Seminário e desejou ótimos trabalhos nesses três dias de evento. Aos jovens presentes, o Reitor falou:
“Que o jovem passe a perceber uma fusão entre os níveis da educação e que não haja jamais uma dissociação entre eles”.
Na sua fala, o Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Josivan Barbosa, enfatizou a necessidade de uma discussão mais aprofundada, com relação ao Ensino Médio, dizendo que as Universidades têm a obrigação de se engajar nessa luta.
E completou:
“Um dos grandes problemas que encontramos dentro da Universidade é que existem alguns professores que ainda resistem, defendendo a ideia de que o problema do Ensino Médio, não é da Universidade”.
Depois foi a vez do Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Clóvis Costa, que falou sobre a necessidade de uma mudança na preparação desses jovens para o ingresso na faculdade.
“Não pode haver um bom curso de graduação se não há, primeiro, uma boa base na Educação Básica”.
Em seguida, falou a Diretora da Faculdade de Educação da UERN, Maria Auxiliadora, enaltecendo a dedicação do idealizador desse Seminário, o professor Jean Mac Cole, e destacou que se faz necessário o engajamento de todos para uma melhoria na educação básica.
“Esse evento chama as Universidades para a responsabilidade e o envolvimento junto às instituições da educação básica, principalmente, a educação das escolas públicas”.
Por fim, falou a Secretária de Educação do Estado, professora Betânia Ramalho, que se disse surpreendida com a capacidade dos mossoroenses de inovar e dar um destaque aos eventos que realizam.
Abaixo, um trecho da fala da Secretária:
“A educação básica não consegue se alavancar sozinha. Precisamos unir esforços para que essa luta seja encampada por todos que fazem as esferas da educação”.
Por fim, o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Milton Marques de Medeiros, declarou aberto o I SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – SENACEM – e a mesa foi desfeita, pelo cerimonialista, para que se começasse a palestra com a professora Nora Krawczyk da Unicamp.
Palestra: Políticas e gestão do Ensino Médio: história, mobilização e perspectivas
Palestrantes:
Profª Dra. Nora Krawczyk (UNICAMP) e,
Profª Dra. Betânia Ramalho (UFRN).
Mediação: Prof. Dr. Pedro Fernandes (UERN)
Da esquerda para a direita: professora Betânia Ramalho (UFRN), professor Pedro Fernandes (UERN) e professora Nora Krawczyk (UNICAMP)
A professora Nora Krawczyk começou falando sobre “A Escola Média, uma Fábrica de Frustrações” e disse que é no Ensino Médio onde se cria mais debates entre todos os níveis.
"A escola média é a única instituição pública para os jovens, sob a proteção dos adultos e do Estado, ainda que existam outros espaços e trocas sociais além da escola".
A professora Betânia Ramalho completou a sua fala sobre o tema abordado, fazendo uma reflexão sobre o desafio de, primeiro sair do conforto da academia - para assumir um cargo público, e segundo, para, dentro desse desafio, buscar soluções para a educação básica pública.
“Não é fácil sair do conforto da academia, da pesquisa acadêmica, para assumir um compromisso deste tamanho. Mas eu sou movida a desafios. Quanto maior ele for, maior será a minha determinação de procurar vencê-lo”.
Ao final das palestras, os comprimentos e as fotos...
A professora Betânia sendo cumprimentada pelo professor Clóvis (IFRN)
Aqui com o estagiário da UERN, Allan Pablo...
... e com as estagiárias do mestrado da UERN
Professor Clóvis (IFRN), professor Jean Mac Cole (UERN), professora Nora Krawczyk (UNICAMP) e o estagiário Allan Pablo (UERN)
Professora Betânia Ramalho e a técnica da 12ª DIRED, Sandra Diógenes
Professores Betânia Ramalho, Pedro Fernandes e Magali Delfino
Os estagiários e a feira de livros
Na parte da tarde, já no Campus Central da UERN, as atividades foram voltadas para os minicursos.
Mesa 01: Gestão, Escola e Juventudes: Ensino Médio em questão
Professores:
Dra. Rosemeire Reis (UFAL)
Dra. Sandra Paz (UFAL)
Ms. Antonio Carlos (SEBRAE)
Mediação: Ms. Otoniel Fernandes
Fotos...
Da esquerda para a direita: professores Rosimeire Reis, Sandra Paz, Antonio Carlos e Otoniel Fernandes
O público compareceu ao auditório de educação física...
... para assistir aos palestrantes...
... dentre eles o consultor do SEBRAE...
... Antonio Carlos...
... que falou sobre a educação empreendedora voltada para alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais
A técnica da 12ª DIRED, Goretti Silva, trouxe, na sala 2, da Faculdade de Educação, o testemunho da Escola Estadual Professora Maria Stela, através de professores e alunos, sobre o Ensino Médio Inovador, com o tema: Experiências Exitosas na Escola.
Abaixo, as fotos...
A sala recebeu um bom público...
... interessado na experiência do Ensino Médio inovador...
... através do testemunho de projetos...
... desenvolvidos por alunos ...
... e professores, na escola,...
... que procuram fazer experimentos, tipo a Rádio Restrita, das alunas Ayone e Riukiele...
... e o projeto da coleta seletiva, das alunas Rafaela e Lara
Mais fotos...
A técnica Goretti Silva ladeada por dois alunos do Maria Stela
As professoras Regina (SUEM) e Aliete (coordenadora do Ensino Médio Inovador) prestigiando a técnica da 12ª DIRED, Goretti Silva
A vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Augusta, ouvindo os depoimentos
NOTA DA 12ª DIRED:
O SENACEM 2011 é, portanto, momento de aglutinar pesquisadores de diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente do Nordeste, mas com trânsito intelectual pelas diversas regiões brasileiras, tendo como foco a necessária relação com o cotidiano escolar e com os docentes que ali atuam.
FOCO PRINCIPAL - Os trabalhos estarão voltados para a discussão das políticas governamentais do Ministério da Educação para o Ensino Médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de Ensino Médio do Oeste Potiguar, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e as pesquisas realizadas em outras universidades do Nordeste como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário