sábado, 25 de fevereiro de 2012

REUNIÃO NA 12ª DIRED: GESTORES SÃO INFORMADOS DAS BOAS NOVAS

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, reuniu-se, nesta sexta-feira, dia 24/02, em dois horários – às 09h00min e, no período da tarde, às 15h00min, no auditório do órgão, com os gestores das escolas públicas estaduais para compartilhar algumas boas notícias, trazidas por ela, quando de sua reunião com a Secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betania Ramalho, na semana que passou, em Natal/RN.


A reunião serviu, também, para a professora Magali Delfino repassar, mais uma vez, o cronograma da Semana Pedagógica, sua abertura, palestras e oficinas nos dias 27 e 28/02.


Convoco os senhores gestores, aqui presentes, a se empenharem o máximo para trazer suas escolas para a Semana Pedagógica. Precisamos começar o Ano Letivo de braços dados, confiantes em nossos propósitos e estimulados para fazermos a diferença”.

A professora fez questão de dar ênfase à parte pedagógica e voltou a falar mantendo o foco voltado para a escola:


Senhores, a presença de um gestor dentro de uma instituição de ensino, não deixa de ser uma peça importante, diria até primordial, haja vista a necessidade de administrar o bem público. No entanto, se a escola não tiver, no momento, um diretor, ela continuará a funcionar. Porém, se a escola tiver um gestor e não dispuser do professor em seus quadros, ela não terá condições de laborar, na sua principal razão de ser, que é a de intermediar o conhecimento, pois esse privilégio é dado àquele que serve de elo entre o conhecimento e o chão da escola. E esse ser privilegiado chama-se ‘o professor’. Por isso, vamos juntos dar condições de esse professor iniciar o ano motivado e convicto do seu papel junto à sociedade onde ele está inserido, ou seja, na sua comunidade escolar”.

Com isso, a professora Magali Delfino deixou claro o grande objetivo do projeto encampado pela professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura: uma educação para o Rio Grande do Norte que gere expectativas e metas de ensino-aprendizagem.


A Secretaria de Educação está com o seu foco voltado para as escolas, para os seus professores. A secretária Betania Ramalho está trabalhando no sentido de, cada vez mais, motivar o professor de sala de aula, fazê-lo participar ativamente do processo de mudanças”.

Neste ponto do seu discurso, a professora Magali Delfino, repassou, para os senhores gestores, as providências que o Governo do Estado está tomando para valorizar cada vez o magistério estadual:


Plano de Cargos e Salários:

• A promoção vertical vai ser atendida imediatamente, na medida em que forem chegando os requerimentos. De 2005 para cá todos serão contemplados;

• Para a promoção vertical será criada uma comissão que analisará cada caso e será dado por mérito analisado. Essa análise começará pelos servidores mais velhos;

• O piso salarial da categoria está sendo definido e sairá em breve;


O Estado está com o seu foco voltado para o professor e para a sua valorização profissional. A prova disso foi o Concurso Público para o Magistério. Só para Mossoró, foram solicitado 305 novos professores, para suprir a necessidade existente no quadro das escolas

E continuou:

Porém, isso não significa que podemos transferir professores antes da devida reposição de quadro, nem tampouco retirá-los das salas de aula e colocá-los em funções que irão, de alguma maneira, prejudicar o andamento do ensino-aprendizagem da escola”.

Em seguida, a professora direcionou o assunto para os gestores e suas obrigações dentro da instituição de ensino.


Por isso, senhores gestores, precisamos trabalhar de acordo com as normas e, para isso, a escola pode contar com a orientação de nossos técnicos”.

Ainda com relação à gestão, a professora contou que o diretor de uma instituição vai passar a trabalhar em cima de metas:


O diretor terá que se organizar, preparando uma equipe, pois a escola vai trabalhar em cima de metas. E o nosso papel será o de orientar as instituições da nossa circunscrição a cumprirem com o compromisso assumido em suas metas”.

E frisou:

A nossa gestão na 12ª DIRED está voltada para auxiliar, orientar e encaminhar as escolas para o seu principal objetivo. E nós não medimos os esforços para conseguirmos a excelência em nossas ações. Da mesma forma que visitamos as nossas escolas, no ano de 2011, este ano de 2012 faremos, também, com que o gestor de cada escola venha nos visitar. E, em cada encontro desses, estaremos prontos para ouvir as reivindicações, as sugestões e as críticas”.

E concluiu:

Para tanto, faz-se necessário o que acabamos de dizer: o gestor precisa se organizar, organizar o seu rol, o seu Projeto Político Pedagógico; estar em dia com as suas obrigações administrativas, principalmente, as obrigações referentes às prestações de contas isso lhes dá a certeza de mais recursos liberados para as suas instituições”.

A professora Magali Delfino solicitou, aos senhores gestores, empenho na divulgação – nas suas comunidades escolares –, do Projeto Descomplicando a Língua, que acontecerá neste domingo, dia 26/02, no Ginásio Pedro Ciarlini, a partir das 08h00min, voltado para alunos da Rede Pública Estadual que irão prestar vestibular nos próximos dias 04 e 05/03 na UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Na sequência, a professora Magali deu as boas-novas para os gestores presentes, elencando cada item repassado pela Governadora e pela Secretária de Educação:

• O Governo do Estado liberou uma parcela extra do PAGUE, além da parcela normal;

• O dinheiro da Merenda Escolar estará creditado na conta das escolas até o início do Ano Letivo, para que as escolas iniciem já com merenda para os seus alunos;

• Todo aluno da Rede Pública Estadual estará recebendo um Kit contendo lápis, borracha, caneta, caderno, lapiseira (Fundamental Menor) mais um Pen Drive (6º ao 9º anos);

• 16 ônibus para o transporte de alunos;

• 02 ônibus para estarem à disposição das escolas para aulas-passeio (Na 12ª DIRED, a encarregada será a técnica Francione que agendará os pedidos);

• O Governo prorrogou o contrato dos terceirizados;

• Os seletistas tiveram os seus contratos prorrogados até junho.

Para concluir, a professora falou da sua satisfação e do seu orgulho de ver os valores surgindo nas escolas de sua circunscrição. Ressaltou os feitos dos alunos das Escolas Estaduais José Calazans Freire, Professor Alfredo Simonetti e Professora Maria Stella, as duas primeiras em Upanema e, a última, em Mossoró, que brilharam nas Olimpíadas de Matemática, no IFRN e na I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (matéria completa no blog da 12ª DIRED).

A professora Magali passou a palavra para a a coordenadora da EJA, técnica Maria Edileusa, que falou sobre:


Projeto Fundação Roberto Marinho;


• Alunos com distorção série/idade;


• Ensino Médio com modalidade em EJA.


Mais fotos da reunião...

















NOTA DA 12ª DIRED:


A 12ª DIRED, através de sua diretora, professora Magali Delfino, preparou, para os dias 27 e 28/02, uma grande Jornada para a Semana Pedagógica, com Palestras e Oficinas voltadas para o professor de sala de aula, gestores, conselhos, supervisores e coordenadores pedagógicos.

A Secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betania Ramalho, é quem fará a abertura da Semana Pedagógica, com a Palestra: Projeto da Educação do RN: expectativas e metas do ensino aprendizagem.

Nenhum comentário: