sexta-feira, 15 de junho de 2012

NOTAS DA DIRED - 15/06/2012


PROVINHA BRASIL 

Senhores gestores,

A provinha Brasil deverá ser aplicada nos dias 18/06 (Português) e 19/06 (Matemática). Solicitamos que cada gestor ou responsável, que tem turma de segundo ano, venha pegar os blocos de provas até 15/06/2012.


Observação: a provinha deverá ser aplicada pelo coordenador pedagógico da instituição ou por um professor.

Equipe Pedagógica

UFRN / PRONATEC 

Gestores Educacionais. Solicitamos que façam a impressão do banner e divulguem para os alunos as informações encaminhadas - UFRN



Atenção! 

Segunda feira - 18 de maio: REUNIÃO COM GESTORES E RESPONSÁVEL PELO PRONATEC NA ESCOLA 



LOCAL: Auditório da 12ª DIRED 
HORÁRIO:14h00min 
OBJETIVO: Informar abertura dos cursos do PRONATEC para o segundo semestre. Temos novidade. Não falte! Sua presença é muito importante! 

Equipe Pedagógica - Ensino Médio / 12ª DIRED 


ESTRUTURA E ORIENTAÇÕES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DIFERENCIADO 

Estrutura




Orientações de Atividades Complementares 

A carga horária semanal do Ensino Médio Noturno é dividida em 20 horas presenciais e 4 horas de atividades complementares não presenciais, conforme o documento das Orientações Curriculares do Ensino Médio Noturno, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 15 de outubro de 2009. As atividades complementares da Proposta do Ensino Médio Noturno são parte integrante das normas disciplinadoras do currículo pleno das escolas de Ensino Médio Noturno do Estado do Rio Grande do Norte apresentadas nas Orientações Curriculares do Ensino Médio Noturno (2009). 

Essas atividades complementares estão definidas como toda e qualquer atividade planejada para formação dos alunos, sendo presenciais ou não, desde que, atenda aos objetivos propostos e necessários ao desenvolvimento das competências e habilidades indicadas pelos componentes curriculares. 

Essas atividades devem ser desenvolvidas por meio de projetos interdisciplinares que estimulem o trabalho em grupo, a responsabilidade, a iniciação à pesquisa, o senso crítico e a autonomia intelectual. 

Com o objetivo de efetivar o exercício das 200 horas/anuais de aulas complementares, conforme o documento orientador do Programa Ensino Médio Noturno, a Secretaria de Educação e Cultura por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, em 16 de setembro de 2009, orienta os procedimentos metodológicos abaixo: 

                • Estudos por projetos,

                • Resolução de problemas, 

                • Estudos por pesquisas, 

                • Exposição dialogada, 

                • Dramatização e seminários, 

                • Grupo de leitura e Produção textual 

                • Aulas de campo 

Os procedimentos metodológicos acima devem ser planejados em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito e os eixos norteadores para o Ensino Médio - trabalho, ciência, tecnologia e cultura – e podem ser inseridos da seguinte forma, conforme as novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. 

Descrição da Atividade Carga Horária

Nenhum comentário: