quarta-feira, 13 de junho de 2012

REUNIÃO COM A EQUIPE DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DIFERENCIADO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA 
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS 
SETOR PEDAGÓGICO – ENSINO MÉDIO




REUNIÃO COM A EQUIPE DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DIFERENCIADO 

DATA: 13/06/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DA 12ª DIRED 
HORÁRIO: 19h00min

OBJETIVO:Discutir e avaliar a implementação e a reestruturação do Ensino Médio Noturno Diferenciado nas escolas sob a circunscrição da 12ª DIRED.

1º MOMENTO: Sensibilização 










  HISTÓRICO DA PROPOSTA: “REPENSANDO O ENSINO MÉDIO NOTURNO

2º MOMENTO: Dialogando sobre os principais documentos norteadores da Proposta do Ensino Médio Noturno Diferenciado

   
 Orientações Gerais 
 Orientações de Atividades Complementares 
 Orientações para o Ensino Médio organizado em séries anuais com os componentes curriculares distribuídos em blocos semestrais 

3º MOMENTO: Depoimento das escolas sobre as ações desenvolvidas no noturno (horário, atividades complementares, avaliação...)


  05min para cada escola

 4º MOMENTO: Dialogando sobre a Estrutura Curricular do Ensino Médio Noturno Diferenciado




 NOTA DA 12ª DIRED

 Orientações de Atividades Complementares para o Ensino Médio Noturno – 2012


A carga horária semanal do Ensino Médio Noturno é dividida em 20 horas presenciais e 4 horas de atividades complementares não presenciais, conforme o documento das Orientações Curriculares do Ensino Médio Noturno, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 15 de outubro de 2009. 

As atividades complementares da Proposta do Ensino Médio Noturno são parte integrante das normas disciplinadoras do currículo pleno das escolas de Ensino Médio Noturno do Estado do Rio Grande do Norte apresentadas nas Orientações Curriculares do Ensino Médio Noturno (2009). Essas atividades complementares estão definidas como toda e qualquer atividade planejada para formação dos alunos, sendo presenciais ou não, desde que, atenda aos objetivos propostos e necessários ao desenvolvimento das competências e habilidades indicadas pelos componentes curriculares. 

Essas atividades devem ser desenvolvidas por meio de projetos interdisciplinares que estimulem o trabalho em grupo, a responsabilidade, a iniciação à pesquisa, o senso crítico e a autonomia intelectual. 

Com o objetivo de efetivar o exercício das 200 horas/anuais de aulas complementares, conforme o documento orientador do Programa Ensino Médio Noturno, a Secretaria de Educação e Cultura por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, em 16 de setembro de 2009, orienta os procedimentos metodológicos abaixo: 

                    • Estudos por projetos, 

                    • Resolução de problemas, 

                    • Estudos por pesquisas, 

                    • Exposição dialogada, 

                    • Dramatização e seminários, 

                    • Grupo de leitura e Produção textual 

                    • Aulas de campo 

Os procedimentos metodológicos acima devem ser planejados em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito e os eixos norteadores para o Ensino Médio, - trabalho, ciência, tecnologia e cultura – e podem ser inseridos da seguinte forma, conforme as novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

 

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