Cumprindo com o cronograma da II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, reuniram-se, hoje, nos quatro polos da circunscrição da 12ª DIRED, os professores da rede estadual de ensino, para a segunda capacitação prevista dentro do projeto.
O tema desenvolvido nas oficinas, aplicadas nos polos, foi o de trabalhar a elaboração dos projetos científicos que serão desenvolvidos nas escolas, a partir dos conceitos que foram incentivados nas “tempestades de ideias”.
Os polos funcionaram nas seguintes escolas públicas estaduais:
POLO I – E.E. Aída Ramalho
Formador: professor Felipe Ribeiro (UFERSA)
Coordenação: Divamar Jácome
E.E. Maria Stella
E.E. José Martins de Vasconcelos
E.E. João Manoel
E.E. José Calazans Freire
E.E. Pe. José de Anchieta
E.E. José de Freitas Nobre
POLO II – E.E. José Nogueira
Formadora: professora Cristiane de Carvalho Ferreira Lima (UERN)
Coordenação: gestores da escola
E. E. Eliseu Viana
E. E. Gov. Dix-Sept Rosado
E. E. Abel Coelho
E. E. Rui Barbosa
POLO III – JERÔNIMO ROSADO
Formador: professor Eric Amaral Ferreira (UFERSA)
Coordenação: Judivânia Maria
E. E. Hermógenes N. da Costa
E. E. 30 de Setembro
E. E. Jerônimo Vingt Rosado Maia
E. E. Diran Ramos do Amaral
E. E. Gilberto Rola
CEJA Professor Alfredo Simonetti
POLO IV – E.E. MONS. RAIMUNDO GURGEL
Formador: professora Simone Cabral
Coordenação: Elizete Amorim
E. E. Presidente Kennedy
E. E. Moreira Dias
E. E. Mons. Francisco de Sales Cavalcanti
E. E. Francisco Antônio de Medeiros
E. E. Manoel Joaquim
E. E. João de Abreu
NOTA DA 12ª DIRED:
05 dicas para o Jovem Cientista:
Para o jovem que está realizando um projeto, ou mesmo para aqueles que têm vontade de realizar, mas não sabem por onde começar, inspirem-se nessas 05 dicas da professora doutora Roseli de Deus Lopes, que podem ser muito úteis:
1 – Uma parte importante da atividade do cientista é saber observar e identificar os problemas e as necessidades. Um bom cientista deve estar atento à realidade que o cerca.
2 – nenhum pesquisador trabalha inteiramente sozinho, e nenhum aprende sozinho a pesquisar. A ajuda de colegas e a orientação de alguém mais experiente são fundamentais para a pesquisa e a formação do pesquisador.
3 – Os cientistas também enfrentam dificuldades financeiras. Porém, em algumas situações, quando você não possui ou não pode adquirir todos os materiais para conduzir a pesquisa, tente procurar materiais alternativos que possam substituí-los. Essa solução pode ser inovadora.
4 – O interesse pelo tema escolhido é importante. Tente usar a sua experiência e a criatividade não apenas na realização do trabalho de pesquisa, mas também na escolha do que pesquisar.
5 – Não desanime se ao desenvolver o seu projeto você chegar à conclusão de que a hipótese que você formulou não é válida. Mostrar que uma hipótese não é válida, ou que uma determinada estratégia não serve para validar uma hipótese é, também, um resultado importante.
Nesta segunda capacitação, os formadores procuraram trabalhar, juntos aos professores, as seguintes questões:
a) A discussão das formulações das perguntas;
b) A escolha de um coordenador por escola;
c) Tipos de projetos que podem ser desenvolvidos na escola;
d) A importância do Diário de Bordo.
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