quarta-feira, 31 de outubro de 2012

12ª DIRED PROMOVE ENCONTRO COM GESTORES: MATRÍCULA ANTECIPADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Banner oficial da campanha
Aconteceu ontem, dia 30/10, no auditório da 12ª DIRED, o encontro de gestores com a professora Magali Delfino, para tratar da matrícula antecipada para pessoas com deficiência.

Os gestores compareceram maciçamente ao evento 
Organizado pela coordenadora Vanda Maria e sua equipe, o encontro recebeu a visita de um grupo de pessoas com deficiência. Seus integrantes deram testemunhos (quando surdos, através de intérpretes) e fizeram, também, uma apresentação para os técnicos da DIRED e os gestores presentes.


A professora Magali Delfino abriu oficialmente o encontro, dizendo que aquele era um dia especial, pois via garantidos os direitos de cada um deles diante da sociedade e falou sobre o quanto eles são importantes para a educação do estado.

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - ...
A professora disse que cerca de 400 alunos com deficiência fazem parte da 12ª DIRED, sendo 300 em Mossoró e os outros 100 nos municípios que fazem parte da circunscrição.

... quando dava as boas-vindas aos gestores e convidados presentes
Na sua fala, a professora se colocou à disposição, para qualquer eventualidade, e disse que o CAS (Centro de Atendimento ao Surdo) é mais uma porta para a inclusão e que o mesmo está pronto para recebê-los. Para encerrar, a professora pediu aos gestores que nenhum deles saísse dali com dúvidas, que todas elas deveriam ser tiradas pela equipe da coordenadora Vanda Maria.

O auditório recebeu um número expressivo de gestores
Em seguida, algumas pessoas deram seus depoimentos, dentre eles:

Cristiano (CAS)



• Niáscara (profª UERN – LIBRAS)


• Isabela (profª bolsista do CAS)


• Júnior (CAS)


• Romário (CAS)


• Jorge (prof. voluntário CAS)


Para os surdos, foi utilizado um recurso humano de acessibilidade: havia um intérprete a traduzir o que era falado em Língua Portuguesa (LP) para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O intérprete
Para os demais casos, a própria pessoa com deficiência dava o seu testemunho, diretamente para os gestores, técnicos e convidados.

• Carol


• Benômia (professora e supervisora das redes municipal e estadual)


Na sua fala, Benômia compartilhou as dificuldades que ela teve para poder estudar, já que naquele tempo não havia o compromisso, consequentemente, o cuidado com a acessibilidade, e era difícil o acesso aos lugares comumente frequentados por pessoas sem nenhum tipo de necessidade especial.


Agora, apesar da lentidão com que as coisas da educação caminham, já temos tido muitos progressos. Desta forma, com certeza, um dia conseguiremos atingir a tão desejada excelência na educação”, disse.

Apresentação do coral de Surdos do CAS (Zaqueu)
Logo após, um grupo de surdos fez uma apresentação performática com a música “Zaqueu”, de Régis Danese.

Clique no link para assisti-la: http://youtu.be/vz3eZbWwetA

Coordenadora Vanda Maria
A coordenadora Vanda Maria, após as falas, depoimentos e apresentações, deu início ao encontro, mostrando, em slides, as diretrizes e as normas de como atender a pessoa com deficiência, a partir de sua matrícula.


A TCM – Canal 10 – esteve presente ao evento e fez o registro do que estava acontecendo, entrevistando a professora Magali Delfino, a coordenadora Vanda Maria e a gestora Sonaly de Sousa, do Disneylândia.

O Canal 10 - TCM - esteve presente e entrevistou...
... várias personalidades e registrou imagens do encontro
Clique no link para assistir as entrevistas.. 

http://www.youtube.com/watch?v=EoNwS7VnfvM&feature=share&list=UUQE2BdoKAvdsU0FxduBKvsQ 

Mais fotos... 

Os banners...


O auditório...

... com a presença da professora Magali Delfino, sendo apresentada pela coordenadora do evento, Vanda Maria 
O Coral de Surdos do CAS olhando para a intérprete (blusa preta - primeira à direita )



NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - agradece a presença dos senhores gestores, do grupo de professores e alunos do CAS, das autoridades convidadas e da imprensa, através da TCM-Canal 10 e do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário: