segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COMEÇA, NA 12ª DIRED, O POLO 2 DA JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR


Começou, hoje, pela manhã, no auditório do órgão gestor, a Jornada de Gestão Escolar, reunindo os municípios do polo 2, que compreende: 

Currais Novos, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Assu, São Rafael, Areia Branca, Apodi, Itaú, Caraúbas, Umarizal, Janduís, Patu, Pau dos ferros, São Miguel, Alexandria, Tenente Ananias, Mossoró. 

Objetivo: O principal objetivo da Jornada de Gestão Escolar é superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas: 

a) planejamento; 
b) execução/ monitoramento; e, 
c) avaliação. 

O evento começou com uma apresentação dos monitores e alunos do Mais Educação, coordenados pela professora Socorro Bezerra, que recepcionaram os participantes com músicas orquestradas e de canto.


A primeira apresentação foi feita pelos monitores Abner (violino), Suyane (violino), Lúcia (violino), João “Gavião” (teclado), Cléber (violão), Elizeu (bandolim) e vocal da monitora Stefânia Lopez Perez.


No auditório, os alunos da escola estadual Antonio de Souza Machado fizeram duas apresentações: uma de violão e, a outra, com flautas, todas duas sob a orientação do monitor Jhonatan.


Alunos violonistas: 
 Maria Clara 
 Raíssa Vanessa


Alunos flautistas: 
 Andressa Carolina 
Jaiene da Silva 
Vitória da Silva 
Bruno Vinicius 
 Bruno Eduardo 
Rudson Alexandre 
Natanael da Silva 

Em seguida, abrindo os trabalhos, discursou a vice-diretora Augusta Maia – em nome da professora Magali Delfino. A vice-diretora desejou, a todos e todas, um excelente evento e se colocou à disposição dos participantes para qualquer providência a ser tomada.


Após os discursos, a equipe coordenadora, tendo à frente a consultora do MEC – Simone Sohstin Ramalho, as técnicas da COEP/SEEC – Ana Lúcia e Márcia Dantas assumiram os trabalhos da Jornada de Gestão Escolar. 

Esperamos que esta semana seja proveitosa para todos nós e que, dentro das oficinas, a participação dos municípios seja efetiva e que, depois, em suas DIREDs, todos coloquem em prática o que foi aprendido aqui na Jornada”, disse a técnica da COEP/SEEC, Ana Lúcia.


Dentro do conteúdo programático da jornada de gestão escolar, os assuntos foram subdivididos em temas, conforme demonstrativo abaixo: 

O CICLO DE GESTÃO 

- O ciclo de gestão no contexto escolar 
- O PDE escola como ferramenta de gestão e sua interação com o Plano Político/Pedagógico (PPP)  

PLANEJAMENTO 

- O que é planejamento 
- Preparando o ambiente institucional 
- Identificando fragilidades: o diagnóstico 
- Organizando e priorizando a ação: o plano 
- O ciclo de gestão e as atribuições dos comitês 
- A etapa de execução/monitoramento do PDE escola à luz da gestão democrática 

 AVALIAÇÃO 

- O que é avaliação 
- A avaliação do PDE na escola 
- Os desafios da avaliação 

 NOTA DA 12ª DIRED: 

A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos. A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa. Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola. A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento. 

Em 2012, as Jornadas de Gestão Escolar contemplarão os estados não alcançados na primeira rodada e novos municípios nos estados já contemplados, promovendo ajustes pontuais na metodologia que a adaptem melhor à realidade das secretarias. No Rio Grande do Norte, os polos a serem trabalhados são: 

Polo 1 - Natal: 

São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Goianinha, Canguaretama, Nova Cruz, São José de Campestre, Montanhas, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Santa Cruz, Jaçanã, Angicos, Pedro Avelino, João Câmara, Poço Branco, Jandaíra, Natal. 

Polo 2 - Mossoró: 

Currais Novos, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Assu, São Rafael, Areia Branca, Apodi, Itaú, Caraúbas, Umarizal, Janduís, Patu, Pau dos ferros, São Miguel, Alexandria, Tenente Ananias, Mossoró.


Nenhum comentário: